COLUNISTAS
Paz no Oriente e Feira do Livro Regional 17/10/2025
Pois, meus amigos, vivemos momentos de euforia nesta cruzada do meio do mês de outubro. Crianças e professores são os lembrados e homenageados, com todas as razões conhecidas por todos.
Mas, o fim de semana nos trouxe outros bons motivos para comemoração. A intensa e injusta guerra do Oriente Médio envolvendo judeus e palestinos na Faixa de Gaza.
O todo poderoso e odiado presidente dos Estados Unidos acabou metendo o bedelho e resolvendo, parcialmente assina o problema. Pelo menos conseguiu fazer com que judeus e terroristas, reunidos em mesa de negociação, concordassem com uma suspensão das hostilidades.
A paz, duradoura envolve a criação de um estado independente na Faixa de Gaza, mas isto ainda vai demorar para acontecer.
Até lá os termos do acordo precisam ser cumpridos por ambas as partes com a devolução dos prisioneiros, vivos e mortos. Temos que concordar que já foi um alivio mundial. E tomara que a paz seja duradoura.
Enquanto isso ocorre no Oriente Médio, zui na Lagoa Vermelha, estamos vivendo um clima de verdadeira euforia com shows e muita cultura na praça com escritores vindos de longe para palestrar aos nossos alunos e no falar sobre cultura, tradição, usos e costumes.
Enquanto isso ocorre, nós escritores e poetas lagoenses, se reuniram e pela primeira vez, teremos a publicação de uma Coletânea reunindo 28 escritores, além do prefácio de nosso prefeito Eloir Morona, texto na contracapa do lagoense Ronaldo Santini, nosso atuante secretário estadual de Turismo.
O presidente da Academia de Letras do Brasil, Secção do Rio Grande do Sul, vem a Lagoa Vermelha para prestigiar este trabalho dos Poetas e Escritores locais. A Coletânea para nós Poetas e Escritores locais é um dos pontos altos desta Grande Feira Regional do Livro, de 15 a 18 na Praça Frei Mateus.
Tradição, contos, crônicas, poesia e romantismo no puro amor a nossa Terra de Lagoa Vermelha.
A Feira do Livro é para todos aproveitarem estes mágicos momentos.
CRIANÇAS E PROFESSORES. A primeira quinzena de outubro, dia 12 e 15 englobam duas datas significativas em nossas vidas: Dia da Criança, 12, e 15 Dia dos Professores.
AMBAS IMPORTANTES E que devem merecer uma especial atenção. A Criança de todas as idades, incluindo aquela que vive em nós adultos e os jovens, ávidos por dias melhores.
OS GRANDES DESAFIOS DESTES TEMPOS. Encaminhar os jovens para o caminho do bem. E, para tanto, precisamos muito de pais, responsáveis e, principalmente, professores.
DESDE SEMPRE A MESMA PROMESSA de valorização desta classe, essencial para nosso desenvolvimento humano, social e econômico. Depois dos pais, vem os professores
A EDUCAÇÃO BÁSICA VEM DO LAR. A escola complementa e fornece a cultura, o desenvolvimento emocional dos jovens, dando sequência a melhor educação dos jovens.
TODOS CONCORDAM que os professores precisam ser melhor valorizados, receber um salário digno afim de que tenham condições de definir e buscar sua realização pessoal e profissional.
PELO MENOS UM ABRAÇO E UMA HOMENAGEM aos professores e às crianças. Nossas sinceras e merecidas homenagens com desejos de grandes realizações a ambas as categorias homenageadas.
FUTEBOL NA INDÚSTRIA E COMÉRCIO está em andamento, movimentando funcionários da área industrial e comércio. O evento tradicional realizado anualmente movimenta e une funcionários da indústria e do comércio.
MULTIVACINAÇÃO NO SÁBADO movimenta através da Secretaria de Saúde, crianças em vários pontos da cidade, nas UBS’s. Prevenir é sempre melhor que remediar. Então, todos para a vacinação indicada.
MUDA O NOME DA SECRETARIA passando agora para Secretaria de Desenvolvimento Social, com novas abrangências nas áreas abrangidas. A busca é por melhor atendimento ao público em suas reivindicações.
PAVIMENTAÇÃO NA ÁREA INDUSTRIAL I. Está concluída a primeira parte da pavimentação da rua Valmor Bonotto, na Área Industrial I. Obras de revitalização e pavimentação estão em andamento em várias frentes, especialmente agora, com tempo bom.
LETRAS DA NOSSA TERRA NA FEIRA DO LIVRO. APELV- Associação de Poetas e Escritores de Lagoa Vermelha, através de seu presidente José Andrade, estará lançando, oficialmente, a primeira coletânea, letras da nossa terra, na Grande Feira Regional do Livro que está em andamento em Lagoa Vermelha, reunindo Caseiros e Capão Bonito, no mesmo evento.


Radar ON-LINE: