COLUNISTAS
Quem matou Odete Roitman? 17/10/2025
A poderosa Rede Globo de televisão criou o mundo da fantasia com as novelas e viciou o povo brasileiro. É isso, a telenovela, que no começo era assistida pelas mulheres, com o decorrer do tempo passou a contar com a simpatia dos homens e boa parcela de jovens. Como ela não encontrou concorrência junto às adversárias, deu no que deu.
Para os que acompanham fanaticamente a audiência, hoje chega ao fim o folhetim “Vale Tudo”, esperado com enorme expectativa. Antes, quero contar que em 2004 escrevi uma coluna sob o título “A morte de Lineu”, um figurante da novela Celebridade. Lembram? Pois é, no último capítulo o Brasil parou, todo mundo queria saber quem matou o Lineu.
Incrível tamanha curiosidade. Vi pessoas mudarem de hábito, desmarcar compromisso, desistir da caminhada, e tantas outras atividades, para assistir ao fim da novela e, principalmente, saber quem matou Lineu. Até um compadre que costuma convidar alguns amigos para um churrasquinho às sextas, cancelou o evento. Um primo que mora em Floripa, muito gaúcho, aderiu ao hábito e adiou uma viagem agendada. E assim por diante.
E agora amigos, estamos diante do mesmo fenômeno, posto que hoje acaba a novela das 8 e todo mundo quer saber quem matou a Odete Roitman. E para atossicar mais a audiência, a autora da novela adiantou que preparou dez finais diferentes, mantendo o suspense até o final.
Particularmente não gosto de novelas e não morro de amores pela Globo, mas, como escrevo para um jornal, tenho a obrigação de estar por dentro de tudo o que acontece. Aí, entram novela e as desagradáveis notícias de crimes, assaltos, golpes contra o povo e as bagunças do Congresso Nacional. Devo dizer que não aderi ao vício da novela, mas tenho minhas fontes, entre elas o compadre e jornalista catarinense Rogério Maurer, que hoje estará me visitando. “Tô frito”, vou ter que saber quem abateu a linda Odete Roitman, na marra.
***
UMA MULHER NO STF? - O momento é propício para a indicação de uma mulher para ocupar a vaga deixada por Luiz Roberto Barroso no STF. Se não for papo furado, o governo Lula III está comprometido com a igualdade de gênero e a representação feminina em cargos públicos e nesse passo, a indicação de uma mulher seria ato marcante para a igualdade de gênero no país. A sociedade civil e movimentos feministas estão pressionando para mais representação feminina no Tribunal, mas dificilmente isso acontecerá, certamente o presidente já tem o seu preferido, que deve ser um nome ligado ao sistema. Uma situação que despertou atenção de poucos foi a repentina saída do juiz Luiz Roberto Barroso, antes tão badalado no posto de Ministro. Tão discreto que nem a mídia comentou. Não podemos esquecer que tem eleições ano que vem e quem indica nomes é o presidente da República. Pense nisso.
***
A RBS TV - Âncora da Globo, vai exibir o desfecho da novela Vale Tudo em sessão aberta ao público com distribuição de pipoca e brindes no Parque Harmonia, dia 17. Significa que milhares de pessoas vão assistir um crime de homicídio, condenado pelo Código Penal. Poderão dizer, “Ah! Mas é novela...”, ou então, “toda hora a gente assiste crimes pelos noticiários da tv ao vivo...”. Verdade, mas o que me deixa preocupado é a ausência de cultura nesse tipo de entretenimento. Só isso. De resto, é vida que segue porque novos empresários estão chegando na cidade com certa frequência e isso anima a disputa e movimenta o comércio. Encerro com um abraço ao Gustavo e ao Fábio, comandantes do flamante “Mercadão dos Óculos”. É gente que lê a Folha.


Radar ON-LINE: