COLUNISTAS

05/12/2025

É PARA COMEMORAR
Lagoa Vermelha voltará a contar com médico legista e um perito. A informação foi transmitida pelo prefeito Eloir Morona na semana passada 
- Precisávamos dar essa notícia para a população.  Para algumas pessoas, pode parecer não ser tão espetacular, mas para nós, enquanto gestão, é muito importante. A gente vinha trabalhando essa questão há muito tempo no sentido de conseguir novamente para a Lagoa Vermelha - disse o prefeito Morona. 
 
DEU RESULTADO
- Nós reformulamos todo o trabalho do IGP (Instituto Geral de Perícias) com aumento de carga horária, conseguimos reformular todo o atendimento do IGP para as pessoas que fazem a identidade.  Conseguimos atingir uma meta muito boa. Hoje toda a demanda é suprida, não há tanta espera. Conseguimos vencer uma lista de espera muito grande que tinha. Então, começou a andar. E esse trabalho todo desenvolvido, dentro do IGP, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico chamou a atenção do governo do Estado.
Diante disso, fomos indicados para voltarmos, depois de mais de uma década e meia ou duas décadas, a ter, em Lagoa Vermelha, um médico perito e um médico legista. Olha que grande notícia! - exulta Morona. 
 
PROFISSIONAL EFETIVO
Morona explica.
- Esse médico legista vai, inicialmente, fazer a parte clínica no município. Ele virá sob contratação do Estado de forma emergencial.  Depois será suprido por um concurso público, então nós teremos um profissional efetivo em Lagoa Vermelha, um médico legista e um perito técnico que estarão trabalhando em Lagoa Vermelha. Farão, inicialmente, toda a parte clínica, que será exame de corpo de delito, suspeitas de abuso sexual, todas essas coisas que anteriormente tínhamos que nos deslocarmos até Passo Fundo para fazer porque não tínhamos em Lagoa Vermelha. Tudo isso passará a ser feito aqui. E já nos acenaram com a possibilidade de, no futuro, de voltarmos a ter as perícias, os exames nas pessoas que vêm a falecer por mortes não naturais, que são as necropsias.
 
INTERCÂMBIO PARLAMENTAR
Vereadora Paula Castilhos (PT) foi indicada pela deputada Denise Pessôa para participar do programa Intercambio Parlamentar. A seleção final ficou sob responsabilidade da comissão organizadora que conduziu todo o processo.
A proposta desta viagem é possibilitar a troca de experiências, conhecer de perto o funcionamento da Câmara Federal, estreitar relações institucionais e construir um ambiente favorável à sugestão de novos Projetos de Lei ou alterações de leis já existentes. 
- Não solicitarei diárias à Câmara Municipal. As passagens serão custeadas pelo gabinete da deputada federal Denise Pessôa, e a hospedagem foi oferecida pelo deputado federal Marcon. As despesas com deslocamento interno e alimentação serão pagas por mim - informou. 
 
APENAS 100
Apenas 100 vereadores de todo o país foram selecionados para esse Intercâmbio Parlamentar, promovido pela Câmara dos Deputados. Vereadora Paula Castilhos é um deles. Do Rio Grande do Sul são somente cerca de 10 vereadores. 
 
NOVO PATRÃO
Hil Cunha está encerrando seu período como patrão do Piquete 35 de Lagoa Vermelha. Novo patrão já está delineado: Giovani Andrighi. 
Outra informação: já foi definida a data para a inauguração do monumento alusivo aos 40 anos do Piquete 35, construído na esquina da Avenida Benjamin Constant com a rua Dr. Jorge Moojen, nas imediações da Escola Estadual presidente Kennedy. Será no dia 19 de dezembro, às 19 horas.  
 
O QUE HOUVE?
Natalia Biazus deixou de ser coordenadora do Departamento Municipal de Turismo de Lagoa Vermelha. Está trabalhando na secretaria da Câmara de Vereadores. O que teria ocorrido? Alguém assoprou que estaria se sentindo desconfortável na secretaria municipal do Desenvolvimento a quem é atrelado o Departamento municipal de Turismo.
 
DE SAÍDA
Por outro lado, Felippe Júnior Rieth, está se licenciando da Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha. Assumirá na Assembleia Legislativa numa articulação feita por Gilmar Sossella.  Ambos farão uma dobradinha para as próximas eleições. Sossela buscará reeleger-se mais uma vez como deputado estadual e Felippe Rieth concorrerá a deputado federal. 
 
FRASE PROFUNDA
Nelson Tonon (Nelsinho) foi eleito como novo presidente da Apae de Lagoa Vermelha. Substitui Chico Poletto que presidiu a entidade por três anos. A posse ocorre em janeiro do ano que vem. Porém, Nelsinho já desenvolve ações como novo da entidade. 
Em entrevista, Nelsinho foi pragmático: “Tu não pega a presidência da Apae por obrigação. Pega porque gosta”.
 
CHICO CHAVES
Clima descontraído permeou a eleição de Nelson Tonon como novo presidente da Apae.
- Já há um bom tempo que faz parte da Apae – referimos ao Nelsinho. 
- Sim. Comecei como diretor financeiro em duas gestões, e agora, substituo o Chico Chaves.
- Por que Chico Chaves? - perguntamos com espanto. 
- Porque o Chico Poletto estava na presidência da Apae há muito tempo. Daí, se chamava de Chico Chaves. Alusão ao presidente da Venezuela - contou Nelsinho.
 
NO LIMITE
  Nelsinho comentou revelou uma situação da Apae. 
- Temos hoje uma média de 135 usuários. 92 na educação, 20 na assistência social e 8, são bebês, na saúde. E mais 15 em contra turno. Hoje nós atendemos, em média, 135 pessoas. Um número bem significativo. Acho que estamos no limite com a estrutura que a gente tem. 
 
GRANDE OBJETIVO
Nelsinho antecipou.
Nós temos como grande objetivo - e aqui quero colocar de antemão -  trazer o Te Acolhe (autistas). A gente está brigando por isso. Porém, hoje a estrutura física da Apae não comporta. A gente está alinhavando com o prefeito Morona.  Acho que Lagoa Vermelha e a região estão precisando. Poder público sofre com isso. O município está conduzindo os autistas para Sananduva, para Passo Fundo. É custo, é dor de cabeça.
 
LUZES E CORES
Centro de Lagoa Vermelha ficará mais bonito a partir desta sexta-feira. Às 19 horas, ocorrerá a inauguração da iluminação externa da Igreja Matriz São Paulo Apóstolo. Está programada uma cantata com valores locais. Luzes e cores tornarão a área central num grande atrativo. Um dos pontos turísticos de Lagoa Vermelha. 
 
TÚMULO DA “CALOTINHA”
Sábado passado, pela manhã, estivemos acompanhando Ivens Abreu, professor Osmar Piardi, Augusto Melo, Rafael Accorsi e seu filho Miguel Garcez Accorsi, numa visita a um local que serviu como cemitério de emergência na antiguidade. Nesse local, existe a sepultura de uma mulher que ficou conhecida como “Calotinha”. Teria sido uma escrava que fora assassinada e enterrada naquele local. Muitas pessoas, com o passar dos anos, passaram a devotar fé à memória da “Calotinha”. Passou a ser considerada como espécie de uma “santa” que fazia milagres. O objetivo da visita foi conhecer o local que serve como uma referência histórica de Lagoa Vermelha. 
 
EXPOENTES DE LAGOA VERMELHA
Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha promoveu sessão solene na noite de quarta-feira (3). Seis pessoas da comunidade foram laureadas com o título de Cidadão Lagoense: empresário Alceu Otávio de Góes, empresário Demétrio Martinazzo; religiosa Italvina Bavaresco; ex-prefeito Getulio Cerioli; médico Rodrigo Baggio da Costa Silva; e empresário Nelson Tonon. Todos com envolvimento comunitário e que, de uma forma ou outra, contribuíram com o desenvolvimento do município.

Outras colunas deste Autor