COLUNISTAS

09/01/2026

Começou o Alistamento Militar de 2026
O Alistamento Militar 2026 teve início quinta-feira (1º) e seguirá até 30 de junho. O processo é obrigatório para jovens brasileiros do sexo masculino, até mesmo para quem reside no exterior. Pelo segundo ano consecutivo, o alistamento também está aberto às mulheres brasileiras que desejam voluntariamente prestar o serviço militar, desde que completem 18 anos em 2026.
O alistamento é feito gratuitamente, no período estabelecido, e obrigatório aos jovens do sexo masculino, mas quem perder o prazo arcará com multa por atraso e concorrerá à seleção do ano seguinte. Para as mulheres, o prazo de alistamento não será prorrogado.
De acordo com o Ministério da Defesa, o serviço militar cria uma reserva estratégica de recursos humanos qualificados, pronta para ser mobilizada em situações que exijam a defesa nacional ou apoio em ações subsidiárias. Em 2025, 1.029.323 homens e 33.721 mulheres se alistaram para servir às Forças Armadas, em 2026.
 
Como se alistar
As inscrições dos brasileiros que completam 18 anos em 2026 podem ser feitas pela internet no site do Alistamento Online, inclusive para os residentes no exterior. É necessário ter cadastro na plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Se não tiver acesso à internet ou preferir fazer o alistamento presencialmente, o interessado deve se dirigir à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência, levando documentos originais de identificação. São eles: certidão de nascimento ou casamento; carteira de identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); e comprovante de residência recente.
 
Alistamento feminino
Criado pelo Ministério da Defesa em 2024, o serviço militar feminino disponibilizará 1.467 vagas, sendo 1.010 para o Exército do Brasil, 300 para a Aeronáutica e 157 para a Marinha do Brasil. As vagas estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados, além do Distrito Federal. Em nota, o Ministério da Defesa informa que pretende expandir gradualmente esse número nos próximos anos. Após a fase de incorporação, as mulheres deverão cumprir obrigatoriamente o Serviço Militar Inicial por 12 meses.
 
Próximas fases
O alistamento é apenas a primeira etapa. Após o alistamento, o cidadão receberá o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e deverá consultar o site, periodicamente para saber se foi dispensado ou se deve comparecer à etapa de seleção geral, no segundo semestre de 2026.
Os alistados e as alistadas que não foram dispensados de imediato serão convocados para realizar exames médicos e odontológicos; testes de aptidão física; e entrevistas sobre suas habilidades e interesse em servir.
Caso seja dispensado por excesso de contingente ou residir em município que não contribui com pessoal para o serviço militar inicial obrigatório, a pessoa deverá participar da cerimônia de juramento à bandeira para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
Os demais não dispensados passarão ainda pelas etapas seguintes de: designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula em uma das três Forças Armadas: Exército Brasileiro, Marinha do Brasil ou Aeronáutica.
O serviço militar terá início em 2027, com duração de um ano. Como o serviço militar é obrigatório aos jovens brasileiros do sexo masculino, aqueles que não se alistarem estarão impedidos, entre outros, de obter ou renovar passaporte, inscrever-se em concursos públicos, matricular-se em faculdades ou universidades e assinar contratos com o governo do Brasil.
 
Prisão de dois indivíduos após roubo em propriedade rural 
A Brigada Militar prendeu dois indivíduos em flagrante delito pelo crime de roubo. A ação foi desencadeada após informações de um roubo ocorrido em uma propriedade rural no município de Muitos Capões, onde moradores foram rendidos e tiveram objetos subtraídos.
Durante diligências, policiais localizaram um veículo suspeito já vinculado a outras ocorrências semelhantes. Ao tentar realizar a abordagem, um dos ocupantes fugiu, não foi localizado, apesar das buscas, inclusive com o uso de drone. Os outros dois ocupantes do veículo foram detidos e, durante a revista, foram localizadas facas reconhecidas pela vítima como sendo oriundas do roubo. 
O veículo foi removido ao depósito credenciado. Os presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o flagrante pelo crime de roubo.
 
10º Batalhão de Polícia Militar apresenta resultados operacionais de 2025
O 10º Batalhão de Polícia Militar divulgou os resultados das ações desenvolvidas ao longo do ano de 2025 demonstrando o trabalho permanente de policiamento ostensivo e repressão qualificada nos municípios de sua área de abrangência.
No período foram realizadas 2079 prisões com 38.863 pessoas abordadas e 24.217 veículos fiscalizados. As ações resultaram, ainda, na apreensão de 79 armas de fogo, 126 quilos de drogas e na captura de 129 foragidos da Justiça. Ao todo, o batalhão atendeu 12.257 ocorrências e realizou 2136 barreiras policiais.
Os indicadores criminais também apresentaram redução expressiva. Houve queda de 47,8% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), 55,6% nos roubos de veículos, 15,6% nos roubos a pedestres e 66,7% nos roubos a residências. Os furtos por arrombamento diminuíram 19%, os furtos de veículos 9,3% e os crimes de abigeato tiveram redução de 10,4%.
 
Brigada Militar prende mulher por tráfico de drogas
Na madrugada de sábado (03/01), a Brigada Militar, por meio da equipe da Força Tática da 3ª Cia Independente, prendeu uma mulher de 21 anos pelo crime de tráfico de drogas, no município de Nova Prata.
As equipes possuíam informações de que o local estaria sendo utilizado para o armazenamento de entorpecentes. Durante as diligências, foram localizados dois tijolos de maconha, pesando aproximadamente 1,700 kg, além de três porções da mesma substância, totalizando 154 g, um comprimido de ecstasy, uma balança de precisão e material utilizado para a embalagem da droga.
No local, a mulher foi presa e encaminhada ao plantão da Delegacia de Polícia Civil de Lagoa Vermelha, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante, sendo posteriormente conduzida ao Presídio Estadual de Nova Prata.
 
Três criminosos morrem e dois são presos após confronto com Batalhão de Choque na BR 285
A ocorrência começou a partir do roubo de uma caminhonete Chevrolet S10 em Entre-Ijuís, pouco antes da meia-noite (31.12). Após o motorista ser feito refém, foi deixado em um milharal, com três criminosos seguindo em seu automóvel. Outros dois prestavam apoio ao trio, em um Volkswagen Golf.
Pelas 2h30, de quinta-feira, dia 1º de janeiro, houve tentativa de abordagem da quadrilha, em Passo Fundo, mas os carros aceleraram, colidindo na BR 285. Mesmo depois de terem recebido voz de prisão, os fugitivos reagiram a tiros contra o efetivo do 3º BPChq, que revidou. Um dos assaltantes morreu e outro foi preso, mas três continuaram em fuga a pé, por área de mata.
O trio foi localizado próximo às 6h30, enquanto os PMs faziam buscas no matagal, tendo início novo confronto. Dois bandidos morreram e um foi preso. Nenhum policial ficou ferido. A guarnição apreendeu um revólver calibre 38, municiado, mas outras armas foram dispensadas na mata. Segundo a corporação, o grupo criminoso era formado por moradores de Erechim e Sananduva. Todos já somavam antecedentes por crimes diversos.
 
Bombeiros registram morte por afogamento em Cacique Doble
O Corpo de Bombeiros de Lagoa Vermelha registrou por volta das 21h40, da noite de quinta-feira (1º/01), uma morte por afogamento, em área rural do município de Cacique Doble. 
Segundo informações dos policiais, eles foram acionados para atender uma ocorrência de desaparecimento de um indígena, na reserva indígena de Cacique Doble. Chegando no local foram efetuadas buscas, sendo que o homem desaparecido foi encontrado a cerca de 1 km abaixo do leito do rio. 
A vítima, de 58 anos, foi identificada como morador da reserva indígena. Segundo relatos de moradores, ele havia entrado no rio para se banhar, porém em virtude das fortes chuvas, no momento o rio apresentava volume alto e forte correnteza e ele não conseguiu nadar para sair da água e acabou se afogando.
 
Homem é preso após atear fogo na própria residência
A Brigada Militar prendeu um homem em flagrante pelo crime de incêndio doloso, provocado na noite de segunda-feira (05), no município de André da Rocha. 
Os policiais se mobilizaram e na madrugada de terça-feira (06), as guarnições da 3ª Companhia Independente foram despachadas até o município de André da Rocha, onde, no bairro Progresso, um homem de 35 anos teria ateado fogo, de forma dolosa, em sua própria residência. No local, houve resistência por parte do autor, sendo encontrados um carregador de pistola calibre 9mm, um simulacro de arma de fogo, uma espingarda de pressão e uma arma branca.
O autor foi conduzido ao hospital e, posteriormente, à Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o registro da ocorrência.
 
 Abigeato em propriedade rural de Capão Bonito do Sul
A Polícia Civil de Lagoa Vermelha registrou um caso de furto abigeato ocorrido em área rural de Capão Bonito do Sul. O crime foi comunicado na sexta-feira, dia 2 de janeiro, e teria ocorrido na manhã do dia 31 de dezembro de 2025, na localidade da Estrada dos Pacheco, no interior do município.
Conforme o registro policial, duas reses foram abatidas, sendo uma de aproximadamente 500 quilos e outra de cerca de 400 quilos. No local, foram encontradas apenas as vísceras, o couro e as cabeças dos animais, indicando que os criminosos carnearam as reses e levaram toda a carne. Ainda segundo a ocorrência, os autores teriam utilizado rotas alternativas por propriedades vizinhas, cortando cercas, para evitar a identificação. O caso foi registrado como furto abigeato consumado e será investigado pela Polícia Civil.
 
Brigada Militar prende mulher por posse irregular de arma de fogo
Durante patrulhamento ostensivo, a guarnição abordou um adolescente que relatou estar sofrendo ameaças e coação por uma mulher, a qual, segundo ele, mantinha uma arma de fogo em sua residência. A espingarda indicada foi localizada no interior do imóvel, confirmando as informações repassadas.
Diante da situação de vulnerabilidade, o Conselho Tutelar foi acionado e acompanhou os procedimentos. O adolescente foi posteriormente entregue à sua mãe, após os encaminhamentos de praxe. A suspeita foi conduzida à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Vacaria.
Após a análise dos fatos, a autoridade policial de plantão determinou a lavratura do auto de prisão em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
 
Dois homens são presos por furto em estabelecimento comercial 
Na noite deste sábado (03/01), a Brigada Militar, por meio da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, prendeu dois homens por furto a estabelecimento comercial no município de Ibiraiaras.
Em ação rápida, a guarnição prendeu os dois autores, de 27 e 32 anos, pelo furto a um comércio localizado no centro do município. Os indivíduos acessaram o prédio pelo teto e subtraíram mercadorias.
Após o crime, os autores foram localizados e presos. Eles foram encaminhados à DPPA de Lagoa Vermelha, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante, sendo posteriormente conduzidos ao Presídio Estadual, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Outras colunas deste Autor