COLUNISTAS
Caiu de “maduro” ou apodreceu? 09/01/2026
Pois, meus amigos, confesso que tenho dificuldades para dar uma resposta direta a pergunta:
O ditador da Venezuela, Maduro, caiu de maduro mesmo, ou apodreceu? Ao que parece, apodreceu mesmo. Contaminou, acabou com as liberdades, com a honra do povo, terminou com as garantias individuais e com a democracia. Virou imperador supremo, acima das leis e da própria constituição. Se mantinha no governo às custas de atos de autoritarismo, perseguição aos opositores. Mantinha fortes laços com cartéis especializados na produção e exportação de drogas, especialmente para os Estados Unidos.
A maior riqueza, com imensas jazidas de petróleo, foi insuficiente para melhorar a qualidade de vida do povo. Pelo contrário, milhares de venezuelanos fugiram para a Colômbia, Bolívia e Brasil, em busca de abrigo, trabalho e sobrevivência. Deixaram para trás suas famílias perseguidas por maduro e um rastro de sangue e corrupção. O presidente norte americano Donald Trump avisou que iria usar as leis contra os traficantes da Venezuela. Poucos acreditaram nele. Chamou navios de guerra, submarinos e milhares de soldados, da CIA, pessoal altamente treinado para invasões e ações táticas.
No primeiro fim de semana de 2026, o Palácio de Villa Flores, em Caracas, foi bombardeado, os esconderijos militares vasculhados e o ditador Maduro e sua mulher, presos e levados mais tarde para os Estados Unidos onde enfrentam pesados julgamentos, podendo pegar até prisão perpétua, sob acusações de tráfego de droga para os Estados Unidos.
O mundo berrou, líderes protestam. A ONU condenou a ação. Lula esbravejou contra a prisão de seu amigo. Nada disso está adiantando. Maduro atrás das grades sendo julgado. E tem mais, novas ameaças do Trump contra a Bolívia, Colômbia e quer parte da Groenlândia, no extremo norte onde tem muito petróleo e terras raras.
O Lula está de zóio aceso e com a pulga atrás da orelha. Os traficantes da Venezuela que podem estar fugindo para o Brasil e os próprios comparsas daqui, podem se dar mal. Não esqueçam que vivemos num verdadeiro Big Brother, com a turma do Trump vendo todas as ações dos traficantes. Quem garante que o homem não resolva mandar invadir por aqui e fazer uma faxina?
Quando vemos a barba do Maduro arder precisamos ficar de olho aberto e meter nossa barba de molho. Uma faxina nos traficantes seria uma coisa boa por aqui também?
KRAMER, UMA POSIÇÃO DE RESPEITO. Com certeza, quem chega quatro vezes a presidente do Legislativo de sua terra merece admiração e respeito da comunidade que serve
É O RARO CASO DE ALGUÉM QUE CHEGOU LÁ. Com sete legislaturas nas costas, muitas campanhas pesadas, tropeços, derrotas do seu partido, vitórias sofridas e frouxas, como as últimas, fazem do médico Dr. Kramer um vereador médico vitorioso.
FAZ TANTO TEMPO QUE ESTÁ VEREADOR na Lagoa Vermelha que quase é mais conhecido como vereador do que como médico, embora, vitorioso e respeitado em ambas as situações.
NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA significa respaldo aos projetos e encaminhamentos do Poder Executivo, juntamente com a base de sustentação que leva para a Mesa Diretora Piva e seu colega do PL.
BOAS CAMPANHAS DE DOAÇÃO DE SANGUE. Tem sido altamente positivas as campanhas de doação de sangue com apoio da Secretaria de Saúde. Doar sangue é um gesto de humanidade.
MULITERNO NO COMANDO DO EXECUTIVO. Alessandro Muliterno, vice-prefeito está no comando do Executivo pelo período de férias do prefeito Eloir Morona. Período de continuidade sem solavancos.
É MUITO BOM O ENTENDIMENTO PREFEITO/VICE. Desde a campanha ambos mantêm um excelente entendimento, fator positivo para o sucesso de uma administração.
LEITURA ITINERANTE. Muito positiva a iniciativa do secretário Bombassaro de levar livros itinerantes aos estudantes como forma de incentivo o a leitura. Ações concretas valem por mil palavras. Parabéns.
NOTA FISCAL ELETRÔNICA ADIADA. Prevista para entrar em vigor no início deste mês, a Nota Fiscal Eletrônica, preocupação para produtores rurais foi adiada para abril. Portaria neste sentido foi publicada pela Secretaria da Fazenda do Governo do Estado.
DÚVIDAS, OS PRODUTORES PODERÃO TIRAR NOS SINDICATOS. Cada município mantém este núcleo de orientação e informações, especialmente aos produtores rurais, acostumados com as notas dos Blocos Modelo XV.
EM QUALQUER SITUAÇÃO podem utilizar as formas tradicionais de notas físicas para venda ou transferência de produtos agrícolas. Esta dor de cabeça fica para mais adiante.
ESTÃO FECHANDO O CERCO. Logo, logo, uma dúzia de ovos precisa de Nota Fiscal Eletrônica. Tarrafa nos peixes pequenos. Os tubarões, só o Trump para lidar com eles. Maduro que o diga.


Radar ON-LINE: