COLUNISTAS

02/01/2026

NOVO JUIZ DE DIREITO
Já está definido quem assumirá no lugar do juiz de Direito, Diogo Vale da Silva, na Vara Criminal da Comarca de Lagoa Vermelha. Será o juiz Gleison Sartori, que trabalhava na Vara da Infância e da Juventude em Caxias do Sul. Não é definitivo e sim temporário a exemplo de Diogo Vale da Silva. 
- De repente, pode ocorrer de vir alguém, nesse meio tempo, em definitivo. Gleison Sartori vai assumir a Vara e dar seguimento ao trabalho que vinha sendo realizado. Já saíram os editais. Sabíamos o nome do novo juiz, mas não tínhamos ainda a situação dos editais. Isso fica a cargo do judiciário. Mas já tem essa definição.  Acredito que o novo juiz assuma no mês de fevereiro - comentou Aldemar Braghirolli, presidente da OAB, subseção de Lagoa Vermelha. 
 
VALEU A PENA
A propósito, valeu a pena a especialização da Vara Criminal da Comarca de Lagoa Vermelha. Agilizou o andamento dos processos. Como foi dito pelo juiz Diogo Vale da Silva, está longe do ideal, mas é verdade que dinamizou o andamento dos processos.
- Juiz Diogo Vale da Silva assumiu a vara criminal em agosto.  De agosto até dezembro, ele já deu uma acelerada nos processos, demonstrando que é possível uma maior agilidade - disse presidente da OAB.
 
MAIOR AUTONOMIA
Vereador Ranyeri Bozza sobre atuação da Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha.
- A gente observa que a Câmara poderia ter um papel um pouco mais autônomo em relação ao Executivo. Não se percebe essa autonomia. A bancada de oposição é menor.  A dificuldade de trabalhar é maior, o que obviamente cria uma facilidade tremenda para o Poder Executivo fazer absolutamente tudo aquilo que julgar necessário. Ações boas, positivas e ações que, às vezes, não fazem parte das prioridades da nossa população. Foram votadas algumas pautas esse ano que não são bem vistas pela população. Passaram com tranquilidade.
 
QUAIS ESSAS PAUTAS?
Perguntamos ao vereador Ranyeri Bozza.
- Vale refeição para secretários municipais que tem salários acima de 10 mil reais, 13º salário para os agentes políticos (prefeito, vice e secretários municipais), criação de mais cargos CCs, proibição de chapéu no recinto da Câmara de Vereadores. Matérias inúteis - respondeu. 
 
PEQUENAS CASTAS
Ranyeri alfineta:
- Observarmos esses e outros privilégios sendo criados para pequenas castas, enquanto aqueles que, efetivamente, estão trabalhando no dia-a-dia não estão recebendo aquilo que lhes é devido como um direito expresso em lei. Então, criam essas discrepâncias. O vereador Ariovaldo trabalha muito com a pauta dos neurodivergentes. A gente observa que há uma carência muito grande de investimento, de serviço, de exames. Isso nos deixa triste quando se vê esses outros investimentos - aliás, não são investimentos, são gastos - muito mal empreendidos. 
 
60 MILHÕES?
Vereador Ranyeri falou também do que definiu como empréstimos recorrentes, inclusive para custeio. Disse não ter dados precisos porque o Executivo Municipal não tem repassado, embora pedidos tenham sido feitos. Calcula que os vários empréstimos estejam na casa dos 60 milhões de reais. Questiona os juros.
 
NOVA ÁREA INDUSTRIAL
Em entrevista que realizamos com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota, questionamos sobre a nova Área Industrial do município.
-  Já foram habilitadas 23 novas empresas. Temos hoje três empresas instaladas. As 23 empresas foram habilitadas junto ao edital. Algumas estão em organização de documentação junto ao planejamento, ou seja, aprovação de projeto para construção. Outras já estão fazendo terraplanagem.
- Quais as três empresas que estão instaladas? - perguntamos.
- Temos a Nutriz que já está operando com uma câmara fria, uma empresa metalúrgica e uma empresa moveleira que está em processo de expansão. Temos lá empresas voltadas à questão de construção daquelas placas pré-moldadas para as obras. Estão buscando regularização junto à FEPAM, o órgão ambiental do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Há um processo de encaminhamento - respondeu Lucas.
 
PAVIMENTAÇÃO
Lucas Mota acentua.
- A Prefeitura está fazendo o tema de casa. Alguém até poderia dizer assim: “Mas, está demorando!”. Está. Poderia ser mais célere em algumas situações que vão ser superadas agora com o financiamento que o município encaminhou. Parte desse dinheiro vai atender a questão da pavimentação do novo distrito industrial. O distrito já está em situação regular. Já temos acesso à água, à luz e à drenagem. 
 
E O TERRENO DA ANTIGA CORLAC?
- Esse terreno foi disponibilizado para uma empresa que trabalha com instalações elétricas. Presta serviços para uma concessionária de energia, ou seja, para a RGE. Essa empresa está instalada nesse local da antiga Corlac. Ao passarmos por ali, veremos uma melhoria da infraestrutura, conserto da tela, a casa que tem lá, já tem as suas benfeitorias - informou Lucas Mota. 
 
NOVA EMPRESA?
Secretário do Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota, acenou com a possibilidade de uma empresa de concretagem se instalar em Lagoa Vermelha. Seria nas proximidades do posto de combustíveis da BR 470. Trabalho de terraplanagem já teria sido feito.
- O empresário que nos procurou à época sinalizou que com certeza estaria vindo, inclusive iniciou a terraplanagem, aquisição da área e adaptação para a instalação - frisou Lucas. 
Alguém comentou ter sido um “balão de ensaio” de uma empresa do ramo, localizada em um município vizinho. Teria ameaçado vir para Lagoa Vermelha se não tivesse um pleito seu atendido. Pelo que se sabe, esse pleito foi atendido.  
 
PAVILHÃO
Surgiram comentários de que poderia ser construído um novo posto de combustíveis naquela mesma área em que serão construídas canchas para a prática do padel (ao lado da Atolini Vidros). 
Pelo que informou Lucas Mota, além das quadras de padel, será construído um grande pavilhão para locação para qualquer ramo de negócio.
 
O DOBRO
Ariovaldo da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas indústrias da Construção e do Mobiliário - Sintracom - comemora o acordo com o Sicom com relação ao índice de reajuste: 8%. 
- Não é fácil você fechar acima da inflação. A inflação hoje, o IPCA, está em torno de 4,4%. E nós fechamos com 8%. Praticamente o dobro. É ganho real do trabalhador. Participei de um evento de fechamento de ano da nossa federação, estabelecida em Porto Alegre, que representa 300 mil trabalhadores. E o presidente fez uma explanação, dizendo que dificilmente algum outro sindicato supere esse nosso índice. Ao longo dos anos a gente vem conseguindo isso - comentou.
 
MORREU JOÃO BATISTA
João Batista dos Santos presidiu o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário - Sintracom - de Lagoa Vermelha por mais de 30 anos. No dia de Natal, faleceu em Passo Fundo. Havia sido internado para um transplante de rim. Chegou a realizar o procedimento. Infelizmente se verificaram intercorrências que foram fatais. 
João Batista fez parte do governo do ex-prefeito Getulio Cerioli. Começou a trabalhar aos 16 anos de idade na Integral no ramo da construção. Depois se licenciou para ser secretário do sindicato, vindo, posteriormente, a presidi-lo.  Atuou junto a diversos conselhos e entidades.

Outras colunas deste Autor