COLUNISTAS
2025 de ganhos e perdas com esperança para 2026 - 02/01/2026
Pois, meus amigos, mais um ano termina. Cada um de vocês tem a sua avaliação pessoal e particular. Muitos, eufóricos com os expressivos ganhos ocorridos em 2025. Um novo emprego, uma conquista pessoal, uma faculdade que termina, uma mudança de rumo, o casamento que se concretizou, a casa nova que chegou, para outros atingidos pelas enchentes, uma nova moradia sorteada, uma amizade ou um amor reatado, tantas conquistas comuns, mas esperadas, como uma boa colheita, um prêmio que ganhou e assim por diante.
Cada um em particular tem sua avaliação. Calcula o saldo positivo ou negativo. Não pode ser uma regra geral porque as realidades das pessoas são diferentes. As expectativas, igualmente, distintas.
O Natal traz reflexões e oração. Alguns ficam cabisbaixos, reflexivos, com lembranças de coisas e amores perdidos no decorrer deste ano que finda. Enfim, o período do Natal e virada do ano dão o que pensar. Euforia para uns, tédio e saudade para outros tantos.
Ao término de mais um ano, em todos os fins de semana com nossa coluna aqui, na Folha, quero expressar meus sinceros agradecimentos pela preferência e destaque na leitura, assim como pelas observações, pelo retorno recebido, pelos abraços e atenções dos leitores semanais a cada pessoa com quem falo pelas acolhedoras ruas, cada vez mais humanas e felizes da nossa Lagoa Vermelha.
Por derradeiro, deixo minha emoção pela perda do amigo Dr. Cilon, seguindo seu legado de fazer e contar estórias para nossa gente.
Uma das próximas obras literárias que vou publicar tem muito a ver com a lenda viva Cilon Lima.
Desejo a todos Feliz Natal e um venturoso Ano Novo.
ESTAMOS DIANTE DE UMA GRANDE PARADA E REFLEXÃO em termos de serviços públicos municipais por parte da Prefeitura e Câmara de Vereadores, nos dias de Natal e virada do ano.
SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS tanto da Prefeitura quanto do Poder Legislativo, funcionam em turno único e feriado dias 24, 25, 31, dia primeiro e sexta feira dia 2, com horas já compensadas.
DIANTE DISTO, APENAS SERVIÇOS ESSENCIAIS funcionam para atendimento ao público em geral. Setores administrativos voltam mesmo em meados da primeira semana do ano, e, em forma de meio expediente.
UM PERÍODO FOLGADO PARA QUEM é funcionário público municipal em Lagoa Vermelha, tanto da Prefeitura quanto da Câmara de Vereadores. Horas nos pontos facultativos, já compensadas.
UBS REALIZA CAMPANHA DE VACINAÇÃO. A UBS realizou, ainda em dezembro, mais um encontro com grupo de gestantes buscando a vacinação contra bronquiolite.
OBRA DA VALMOR BONOTTO FICOU PARA DEPOIS. Prevista para ser entregue dia 24 de dezembro, a obra de pavimentação na Área Industrial I, foi adiada para a primeira semana do ano que vem.
ENCONTRO DO SECRETARIADO. Sob a coordenação do prefeito Eloir Morona e do vice Alessandro Muliterno aconteceu a última reunião do ano com todo o secretariado municipal.
SEGUNDO O PREFEITO unido e disposto a trabalhar pelo município como no início do ano. Sem alterações maiores, o secretariado deve sofrer algumas alterações lá pelo mês de março, depois do carnaval.
ATÉ LÁ, TUDO COMO ANTES NA TERRA DE ABRANTES. Em outras palavras, tudo fica como está para ver como é que fica na virada do segundo ano da atual gestão do PP no Executivo lagoense.
AGROINDÚSTRIAS GAÚCHAS CRESCEM. O RS atingiu, em 2025, 2 mil agroindústrias voltadas para atividades ligadas ao campo com produção de vinhos, doces caseiros, gerando emprego e renda no campo.
MUITAS MULHERES QUE ESTAVAM NAS CIDADES, oriundas do interior, decidiram voltar às origens produzindo vinhos, espumantes, flores e muitas frutas que geram emprego e renda. O número de agroindústrias dobrou nos últimos anos no Estado.
MAIS LIVROS E MAIS LEITURA. Estudos revelam que a atividade ligada ao setor de livros, teve forte incremento no ano que está terminando. Isto significa que mais gente está lendo.
ENTÃO, ESCRITORES, MÃOS A OBRA. Vamos escrever e mostrar do que somos capazes. Atividades como a Gelateca e outras ligadas a escrita e leitura vão acontecer, em 2026, lideradas pela APELV, Associação dos Poetas e Escritores de Lagoa Vermelha.


Radar ON-LINE: