COLUNISTAS
19/12/2025
FRUTOS DE UMA VIAGEM
Vereadora Paula Castilhos e Gentil Paz Bueno (PT) estiveram em Brasília na semana passada. Visitaram ministérios do governo e gabinetes de deputados. A avaliação que ambos fazem é de que o giro pela Capital Federal foi altamente produtivo para Lagoa Vermelha. Rendeu excelentes frutos, principalmente com relação à instalação do Instituto Federal em Lagoa Vermelha.
SINAL VERDE
Segundo a vereadora Paula Castilhos, Ministério da Educação e Cultura deu sinal verde para a instalação do Instituto Federal em Lagoa Vermelha.
- Agora, temos que alinhar outras coisas com a Administração Municipal. Já foi autorizado que o reitor venha fazer uma visita aos possíveis locais que a Administração Municipal apontou para ver quais adaptações tem que ser feitas e promover uma reunião com os prefeitos da região. A ideia é fazer uma audiência pública com a população também. Então, não demos somente um passo na questão do Instituto Federal. Subimos dois ou três degraus.
DEPENDE DE NÓS
Paula Castilhos é pragmática.
- Voltamos de Brasília com a esperança real de que se nos unirmos com a administração municipal, se tivermos a parceria também dos prefeitos da região, temos, sim, a possibilidade real de ter educação de nível superior gratuita em Lagoa Vermelha. Só depende de nós. Temos que fazer a nossa parte. Ficamos de encaminhar material (diagnóstico da região, vídeos etc.) para Brasília para robustecer nosso pleito. Em seguida, será alinhada a visita do pessoal de Brasília.
ALIADO IMPORTANTE
Paula Castilhos relata.
- Deputado federal Dionilso Marcon foi cirúrgico na reunião que tivemos no Ministério da Educação e Cultura. Ele é uma pessoa muito direta, muito sincera. Falou da realidade da nossa região, olhou para o Marcelo Bagagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica (MEC) e disse: “É uma região que precisa muito”. Lagoa Vermelha está no meio. Passo Fundo tem, Vacaria tem e são vários municípios que ficaram sem.
Paula acrescentou: deputado Marcon foi muito pontual. E o Marcelo foi claro: “Existem chances reais, sim”. Não é algo para janeiro ou fevereiro do ano que vem até porque será um ano eleitoral, mas a questão está muito bem encaminhada.
Quem também está auxiliando bastante na viabilização desse pleito é Charles Okama de Souza, diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do MEC.
MULHERES MIL
Outra boa notícia transmitida pela vereadora Paula Castilhos. Município de Lagoa Vermelha foi contemplado com o Programa Mulheres Mil.
- Esse curso de extensão me emociona muito, porque eu não conhecia. O que é isso? É capacitação profissional para mulheres vulneráveis, mulheres vítimas de violência, mulheres que são o público de CRAS com bolsas de estudo.
Já tínhamos conversado sobre essa perspectiva. Reuniões em Porto Alegre e em Vacaria. E nós voltamos de lá, não com assinatura, mas com a garantia do Marcelo Bagagnoli de que Lagoa Vermelha será contemplado com o Mulheres Mil.
Já tínhamos sentado com o secretário Lucas Mota, com o secretário Ivan Barreto e agora a gente vai montar o projeto para o próximo ano. Mulheres em vulnerabilidade irão receber uma bolsa de estudo para concluírem esse curso. Os índices são de que a maioria das mulheres que participam desse curso, não param.
VERBA CONFIRMADA
Na questão de recursos para Lagoa Vermelha, outra boa notícia trazida pela vereadora Paula Castilhos.
-Tivemos a confirmação - e estamos falando de emendas parlamentares de 2025 - de uma emenda para o Hospital São Paulo no montante de 283 mil reais, através da deputada federal Maria do Rosário. Essa emenda já havia sido comunicada, mas faltava a confirmação. Repito: é emenda deste ano ainda e não das encaminhadas para o ano que vem. Esse recurso já foi encaminhado para o Estado.
Já existe um projeto de reforma e ampliação da ala de saúde mental do hospital. A gente sabe o quanto é importante. Hoje está no meio do hospital, está ali junto com os outros quartos.
OUTROS RECURSOS
- Também voltamos de Brasília com a emenda de 250 mil reais para a Coopingo, que já havíamos anunciado. Já foi paga. A emenda já está na cooperativa. Essa veio diretamente para a cooperativa. Está empenhada e que é o último passo.
Também já estão empenhados R$ 200 mil para a Ação Social do município. Foi algo que pedi para o secretário Ivan Barreto que destinasse para aquisição de poste, reforma de telhados e para assoalhos - informou vereadora Paula Castilhos.
ATÉ QUE ENFIM
Demorou, demorou até que surgiu o novo coordenador do SINE (Sistema Nacional de Emprego) de Lagoa Vermelha. Desde abril deste ano, o cargo estava vago. Vários nomes foram cogitados, mas que esbarraram numa ou noutra circunstância. Finalmente foi definido um nome. É o de Aldir Zanella da Silva, de Barracão.
Aldir é do MDB. Foi vereador e depois prefeito por dois mandatos consecutivos em Barracão. Deverá vir uma ou duas vezes por semana para atender no SINE.
A MORTE DE UMa LENDA
Perdemos um grande amigo. Lagoa Vermelha perdeu uma lenda. Morreu Cilon Tadeu de Freitas Lima que se constituiu numa verdadeira lenda de Lagoa Vermelha. Cidadão ímpar. Homem simples, linguajar do autêntico caboclo da nossa terra, bonachão, autêntico, verdadeiro. Homem sem firulas. Pessoa folclórica que tinha o carinho e admiração de todos. Um jeito peculiar de ser e de se comunicar. Alegrava todo e qualquer ambiente. Figura emblemática. Deixa um enorme vazio e um rastro de saudade imensurável. Lagoa Vermelha ficou mais triste.
CARAVANA NATALINA
Lagoa Vermelha receberá a Caravana Natalina que é um dos programas do Sul Te Espera. Leva a música por destinos com fluxo turístico e com potencial a desenvolver o turismo. A ideia para Lagoa Vermelha é promover um Natal com a participação da Apae, Samlave e Lar da Menina. Essa iniciativa foi viabilizada pelo secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini. Será neste domingo, dia 21, a partir das 18 horas.
LAGOENSES QUE FAZEM SUCESSO
A construção do Píer Oporto em Itapema, Santa Catarina, está agitando o Sul do Brasil. É o maior da América Latina, com inauguração prevista para dia 22 dezembro de 2025. Uma mega obra. Um complexo turístico e gastronômico inovador na divisa com Porto Belo, que contará com o primeiro Hard Rock Café sobre a água, lojas, restaurantes, roda-gigante, e atracadouro para barcos, prometendo ser um novo ícone na região da Costa Esmeralda. Um marco turístico e de engenharia que utiliza estacas metálicas e concreto para criar uma estrutura sobre o mar para turismo e navegação. Essa obra foi realizada por uma empresa de lagoenses: Altemir Marini e seu filho Maycol Marini. Ambos trabalhavam na Vidraçaria Lagoense. Mais tarde surgiu Atolini Vidros. Acabaram se transferindo para Itapema, criando a Vidrofort e, posteriormente, fundaram a MayBelly Incorporadora. Em dezembro de 2023, a MayBelly Incorporadora, em parceria com outras três empresas, assumiu a responsabilidade executiva e financeira da obra do Píer Oporto.


Radar ON-LINE: