COLUNISTAS

Dr. Cilon, cadê o nosso calendário? 19/12/2025

Pois, meus amigos, quando vemos um amigo ir embora e temos que nos despedir dele, ficamos com a sensação de que estamos nos despedindo um pouco de nós mesmos. Um amigo que se vai é como um balão, um balão que o vento levou e não volta mais.
Nosso amigo Dr. Cilon Lima nos deixou no último dia 12, depois de enfrentar longa e grave enfermidade. Em seus últimos tempos, convivemos em todas as segundas-feiras. Decidimos, de livre e espontânea vontade, nos reunir para prosear, recordar pedaços de nossas vidas. Recordamos estórias vividas desde os bancos escolares no Capão Bonito. Recordamos vitórias marcantes e derrotas acachapantes que tivemos que viver e sobreviver. Lembramos a mocidade, os bailes, namoros, noivado, casamento, nascimento e criação dos filhos. Lembramos da vida adulta, da política que nos uniu e nos afastou, mas nunca rompeu uma amizade construída ao longo dos tempos. A franqueza e lealdade mútua nos fizeram amigos para sempre.
Poucos dias antes de sua viagem final, estive com meu amigo Cilon, no quarto 309 do nosso Hospital São Paulo. Estava sereno, tranquilo, preparado para o embarque final. Ouvi dele alguns pedidos e recomendações. Alguns destes pedidos e recomendações foram atendidas durante seu velório na Câmara de Vereadores, onde esteve antes como vereador. Falou para o seu povo e, agora ali, em silêncio sepulcral deixou que seus amigos lhe prestassem as últimas e merecidas homenagens. 
Foram os gaiteiros, tocando, seus amigos da sauna, rezando e discursando, seus companheiros da APELV, Associação dos Poetas e Escritores Lagoenses, que coordenaram as homenagens, culminando com uma poesia de Augusto Melo. A despedida do cidadão, e advogado Cilon Lima foi marcante pelo grande número de presentes e, principalmente, pelo sentimento de afeto e amizade demonstrados. 
Ficou nos devendo o calendário de Natal e Ano Novo com a fotografia de seu gado Galoey. Nos acostumamos a receber o calendário de suas mãos como se estivesse nos dando um pedaço dele mesmo. Vai em paz nosso amigo e que lá na Estância Celestial você continue com seu sorriso, fazendo novos amigos, cantando e contando causos aos teus netos, familiares e amigos. Seu legado de paz e amizade jamais será esquecido.
 
 
A RETA FINAL PARA O NATAL. Entramos na semana do Natal. Até parece que o tempo passa mais rápido porque tudo indica intensos preparativos para a grande festa.
 
UNS TRABALHAM MAIS, OUTROS MENOS. Funcionários da Prefeitura, por exemplo, tem expediente único, pela manhã. A tarde podem dispor, livremente, para compras ou lazer.
 
AS EMPRESAS E O COMÉRCIO trabalham, normalmente. Buscam entregar encomendas e o comércio estende o horário à espera dos compradores que são muitos.
 
OS PRESENTES DE TODOS OS VALORES para que todos possam dar alguma coisa e, também receber o seu mimo, seja o que for. Como crianças que somos, não podemos ficar sem o nosso. Seja um brinquedo, um perfume, uma roupa.
 
OU SÓ UM ABRAÇO, MESMO. O que vale é o sentimento. Dar e receber. Gestos humanos e solidários, condizentes com os tempos de Natal. Festa em família. Do tamanho que seja, ou mesmo que você esteja sozinho, comemore, compartilhe o espírito do Natal.
 
SOLIDARIEDADE, AMOR E RENASCIMENTO. Sentimentos expostos de todas as formas. Em grandes festas, comemorações ou até mesmo, em momentos de perda e tristeza, pela ausência definitiva de alguém que amamos.
 
AUMENTO DE GOLPES também ocorrem nesta época. E a polícia tem trabalho dobrado. Em várias áreas. Os malandros dando prejuízo a quem trabalha
 
MÁQUINAS AGRÍCOLAS DESVIADAS por criminosos sofisticados que simulavam compras, através de consórcios e financiamentos, usando laranjas para desviar equipamentos agrícolas valiosos.
 
MÁQUINAS DE LAGOA VERMELHA NO MATO GROSSO onde foram apreendidas, juntamente com veículos de luxo pertencentes a quadrilha do crime organizado. No desmonte de veículos, também outra operação pesada.
 
POLÍCIA EM AÇÃO, FIRME CONTRA O CRIME combatendo-o em suas diferentes modalidades. Do furto, roubo e estelionato, além do abigeato no interior. Com tudo isto, todo o cuidado é pouco.
 
TROCA DE COMANDO. Na agência Regional do FGTAS, FGTS e SINE de Lagoa Vermelha, que estava acéfala de chefia há tempos, o ex-prefeito do Barracão, Aldir Zanela da Silva.
 
COVATTI PASSOU O TRATOR por cima do Sossella, secretário do PDT que não conseguiu emplacar o chefe. Covatti, do PP, fez valer o peso do carvão de pedra. Indicou e levou.
 
PP MAIS PESO NO GOVERNO DO ESTADO E, nestas indicações, faz valer a força e sua importância dentro do Governo do Estado. E, contra a força, não há resistência.
 
PRESENÇA POPULAR CRESCE para as atividades programadas nas celebrações natalinas. As praças e avenidas enfeitadas e luminosas se enchem de gente. As famílias estão saindo de casa e levam seus filhos. clima festivo de Natal na Lagoa Vermelha.

Outras colunas deste Autor