COLUNISTAS

12/12/2025

NÃO VAI POR BEM...
Vereador Ariovaldo da Silva informou que a bancada de oposição na Câmara de Vereadores, da qual faz parte, acionou o Ministério Público no que concerne ao atendimento, por parte do município de Lagoa Vermelha, aos neurodivergentes.
- Quero dizer que nos entristece estarmos aqui para noticiar que, infelizmente, tivemos que recorrer ao Ministério Público para que o Executivo Municipal, o Prefeito Municipal, forneça atendimento aos neurodivergentes de Lagoa Vermelha. Nossa luta tem sido travada com muito empenho e, até agora, o nosso prefeito municipal parece negligenciar a dor dessas famílias - afirmou.
 
AÇÃO JUDICIAL?
Prosseguiu Ariovaldo.
- Lagoa Vermelha é um dos únicos municípios da região, que não fornece qualquer atendimento às pessoas neurodivergentes. Nós preparamos um documento que foi estudado e elaborado por uma pessoa que tem uma expertise muito grande no assunto em Lagoa Vermelha. Nós tivemos uma primeira conversa, há uns dias, com o promotor Henrique, o qual, na oportunidade, se prontificou a chamar o Executivo para cobrar esses atendimentos e, posteriormente, se não tivesse uma resposta positiva, até ingressar via judicial.
 
EXEMPLO DE CASEIROS
Ariovaldo relata.
- Promotor pediu a elaboração de documento com dados técnicos. Nós conseguimos esse documento. Então, na semana passada, protocolamos no Ministério Público para que seja mais um aliado nosso nessa luta tão nobre para que os neurodivergentes tenham um atendimento em Lagoa Vermelha. 
  Essa é uma luta travada por mim, pelo vereador Ranieri e pela vereadora Paula. Vamos tentar, de todas as formas, sensibilizar o nosso prefeito, que parece que ignora completamente o assunto. Não nos chama para qualquer reunião. Caseiros, por exemplo, um município bem menor em relação ao nosso, destina um valor considerável, na ordem de R$ 600 mil anuais para atendimento dessas famílias daquele município. Lagoa Vermelha, com o orçamento que tem, o prefeito até agora não fez absolutamente nada nesse sentido. 
- O município não destina nada? - perguntamos.               
- Nada. Aqui, em Lagoa Vermelha, nós não temos nada - respondeu.
 
PROCESSO ARQUIVADO
Mais um processo contra a vereadora Charise Bresolin que foi arquivado. Esse agora referente a uma pesquisa antecipada, publicada através das redes sociais, durante a campanha eleitoral do ano passado (eleições municipais). Processo, segundo Charise, foi julgado improcedente e, por conseguinte, arquivado. Foi movido pelo PDT. 
- Na verdade, foram cinco processos. Cinco! Todos eles, foram arquivados e julgados improcedentes - frisou Charise.
-  Então, a gente vê que o esforço para prejudicar candidato A ou B é grande. Porque se é um, se é dois processos, tudo bem. Às vezes, acontece alguma coisa mesmo e a gente tem que estar atenta a isso. No entanto, foram cinco. Mas, graças a Deus, foram todos arquivados - acrescentou.
 
CASSAÇÃO E MULTA
  De acordo com a vereadora Charise Bresolin, foi disseminado, inclusive com entrevista de advogados, de que a mesma teria sua candidatura à Câmara Vereadores cassada e que teria ainda que pagar uma multa de 50 mil reais. 
- Na verdade, não foi uma pesquisa, foi uma escrita de um grupo privado. A Justiça, assim, entendeu que era um grupo privado e que era apenas uma escrita. Não tinha nada, não era pesquisa. Tanto é que ação foi julgada improcedente. Aliás, teve um candidato a vereador que colocou nos grupos de whatsApp que nem adiantava votar em mim porque eu seria cassada e que o voto seria nulo. Isso na semana derradeira da campanha. Esse candidato a vereador acabou tendo que pagar uma multa de 5 mil reais - contou Charise. 
 
PERSEGUIÇÃO
Charise foi além em suas considerações.
- Não quero me vitimizar, mas o que vejo dentro da Câmara de Vereadores é uma perseguição contra mulheres da situação. Sofri diversos ataques. Já houve isso em outras situações com a Ruth Bussoloto que chorou no último dia do ano. Falou das perseguições contra ela. Com a Marina Bussoloto foi a mesma coisa, ela chorou em plenário. Numa das últimas sessões, eles pegaram pesado contra a vereadora Geni em razão de um projeto da causa animal. Eu não estava presente, mas fiquei sabendo.
 
OBRIGADO DE CORAÇÃO
No encerramento do Campeonato da Indústria e Comércio, fui homenageado pelo Departamento Municipal de Esportes, na pessoa de seu coordenador Rodrigo Ticz. 
- “Uma das maiores, senão a maior referência no seu segmento. Muito bem informado, preciso e contundente nas suas opiniões. Vive ao máximo o seu trabalho, com paixão e dedicação. É uma honra hoje, além de poder chamá-lo de amigo, poder homenageá-lo no Campeonato da Indústria e Comércio 2025. Peço uma salva de palmas, para o grande Ademar Fagundes!” - disse Rodrigo Ticz. 
Obrigado do fundo do coração. Isso é combustível para que me empenhe, cada vez mais, para valorizar e divulgar as competições do município
 
É BOM RESGATAR
Essa veio do fundo do baú.  Foi encaminhada pelo Braulio Guedes. É bom trazê-la à tona. 
- O DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - publicou, na última sexta feira, dia 4 (2020), no Diário Oficial da União, o contrato assinado com a empresa Entel - Engenharia e Tecnologia Ltda para a realização do projeto de pavimentação e adequação do trecho de 64 quilômetros da BR-470/RS entre Barretos e Nova Prata. A empresa vencedora apresentou o melhor lance no valor de R$ 1.444.999,0 no certame ocorrido no dia 31 de agosto deste ano. 
Nesta segunda, dia 7 (2020), o DNIT publicou uma portaria que cria a comissão de fiscalização do contrato assinado, cujo objeto é a “Elaboração de Estudos e Projetos Básicos e Executivos de Engenharia para Implantação, Pavimentação, Adequação de Capacidade, Melhoria da Segurança e Eliminação dos Segmentos Críticos na BR-470/RS, km 89,0 ao km 153,5”.
Como presidente da Frente Parlamentar Mista pela Conclusão da BR-470 no RS (Ronaldo Santini), digo que esse é mais um importante passo para a realização dessa obra, que será de extrema importância para nosso estado, atendendo a Região Nordeste e Norte do Rio Grande do Sul. A conclusão da BR-470 é uma luta de décadas, que começou desde a soma de forças em prol da federalização da rodovia. 
 
NÃO ACONTECEU
A notícia acima era para ser comemorada efusivamente. Soltar foguetes. Só que ficou apenas no anúncio. Ou, então, no discurso. Não passou disso. Passaram-se cinco anos e nada aconteceu. Tudo na estaca zero. Braulio Guedes, liderança local, pergunta em que pé está essa questão. 
 
DE MALAS PRONTAS
Sabe quem está de malas prontas, deixando Lagoa Vermelha? O advogado Andre Melecchi Freitas. Vai transferir residência para Porto Alegre. 
-  Nossa família tomou uma decisão difícil, mas necessária. A partir de janeiro de 2026, estaremos novamente morando em Porto Alegre. Questões profissionais e a necessidade de um suporte mais adequado ao nosso filho foram fatores decisivos - foi o teor da mensagem que nos encaminhou.
Andre Melecchi Freitas atuou na assessoria jurídica do ex-prefeito Gustavo Bonotto, fez parte do Rotary Clube, foi comentarista, por um período, da Rádio Lagoa FM. Um incansável batalhador pela causa dos neurodivergentes.  

Outras colunas deste Autor