COLUNISTAS

28/11/2025

PASSAGEM RÁPIDA
Juiz de Direito, Diogo Vale da Silva, que assumiu a Vara Criminal da Comarca de Lagoa Vermelha recentemente, já está de malas prontas para partir. Não esquentou o banco. Assume em janeiro a 2ª Vara Cível da Comarca de Erechim. 
Tomamos conhecimento de que o juiz Diogo Vale da Silva lamenta sair agora de Lagoa Vermelha. Gostou da cidade, identificando-se, de certa forma, com nossa gente. Um juiz que não ficou enclausurado em seu gabinete. Procurou se aproximar da comunidade, marcando presença em vários eventos. Pessoa simples, acessível, atenciosa. 
 
TAMBÉM ASSUME
A juíza de Direito, Adriana Buchmann, esposa do juiz Diogo Vale da Silva, também assumirá na Comarca de Erechim. Será titular da 3ª Vara Cível, especializada em família, sucessões e infância. Será no dia 17 de janeiro. Também gostou bastante de Lagoa Vermelha. Juíza Adriana Buchmann estava em licença maternidade, emendando, posteriormente, com suas férias.   A exemplo de seu esposo, uma pessoa simples, simpática, receptiva. 
Pelo que apuramos, a passagem pela Comarca de Erechim também será temporária. 
 
INDEFINIÇÃO
Com a saída do juiz Diogo Vale da Silva, não se sabe ainda como ficará a Vara Criminal. Conversamos com a juíza Lilian Raquel Bozza, diretora do Fórum.  
- O Diogo assume em Erechim a partir do dia 7 de janeiro. Não sei ainda se vou substitui-lo na Vara Criminal ou se vem outro juiz. A Corregedoria ainda não nos informou como vai ficar. Talvez venha um juiz temporariamente. Mas, não sabemos nada ainda - informou 
 
13º SALÁRIO
Na sessão da Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha de segunda-feira passada, foi votado Projeto de lei, da Mesa Diretora, que estabelece 13º salário para agentes políticos. No caso, prefeito, vice e secretários municipais. A Constituição Federal prevê esse benefício, porém mediante lei municipal. Que, até então, não tinha. Vereador Ariovaldo da Silva fez um apelo, através da Rádio Lagoa FM, para que os vereadores não aprovassem, alegando que o município tem outras prioridades mais urgentes. 
Alertou que como o projeto refere-se a agentes políticos, os vereadores poderiam ser incluídos também. Inclusive, ex-vereadores. Matéria foi aprovada com os três votos contrários dos vereadores da oposição: Ariovaldo da Silva, Ranyeri Bozza e Paula Castilhos. Votação acusou 7 a 3. Vereadores das bancadas de apoio ao Executivo Municipal votaram favoravelmente. Nas redes sociais, pessoal detonou a aprovação desse projeto.
Isso ainda vai dar o que falar.  
 
ALERTA
Vereador Ariovaldo da Silva foi enfático. 
- Há uma previsão constitucional do pagamento. Porém, está expresso - e o STF já se posicionou - que depende de uma lei municipal para instituir o benefício. E que é esse projeto assinado pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores no sentido de regulamentar o 13º salário. No projeto, em nenhum momento fala que é somente para prefeito, vice e secretários municipais. O que consta do projeto são “agentes políticos”. Então, o projeto não é claro. Subentende-se que os vereadores são agentes políticos. E está escrito no projeto que os agentes políticos perceberão, além do subsídio mensal (salário), em dezembro de cada ano, uma gratificação de Natal correspondente ao 13º salário, prevista na Constituição Federal e em lei municipal. No projeto não fala que é somente para prefeito, vice e secretários municipais. 
O município já vinha pagando esse benefício, porém sem uma lei específica. Somente agora é que houve a regulamentação. 
 
NOVA PATROA
Na terça-feira, foi eleita a nova patronagem do Grupo de Arte Nativa Lagoa Vermelha. Ingrid Muliterno Nogueira é a nova patroa. Substitui Rogério Furlan Lima que fez um excelente trabalho. Entendeu em encarar um grande desafio que foi a construção de uma nova sede. Está, praticamente, pronta. O antigo galpão já se apresentava acanhado demais, insuficiente para as exigências do grupo. Foi um verdadeiro “peitaço” a construção da nova sede. O grupo todo e a comunidade abraçaram a causa.  Hoje é uma grande realidade. Grupo de Arte Nativa Lagoa Vermelha precisava e merecia uma nova sede. 
 
MUDA A DIRETORIA
Quem também está de diretoria nova é a Apae de Lagoa Vermelha. Chico Poletto encerra seu mandato. Novo presidente é Nelson Tonon. Já estava tudo alinhavado nesse sentido. Vai para um mandato de 3 anos. Apae é uma das mais importantes entidades do município.  
 
QUE ORGULHO!
O jovem Kailon Jacob Pereira, do CTG Alexandre Pato, deu um verdadeiro show no concurso de chula no ENART, no final de semana que passou. Foi o grande campeão. O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) é um evento em nível estadual, considerado o maior festival de arte amadora da América Latina, descendente do antigo estadual FEMOBRAL (popularmente MOBRAL). É promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), realizado desde 1986, sendo que desde 1997 ocorre no Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul. É considerado a “Copa do Mundo” dos eventos desse gênero. Participam os melhores do Estado. Lagoa Vermelha provou porque é a Capital Nacional da Chula. Kailon cravou a bandeira de Lagoa Vermelha no pódio mais alto do ENART. Um chuleador de raro talento. Quanto orgulho!
 
UM SENHOR EVENTO
O ENART é realizado anualmente, em três etapas: regionais, inter-regionais e final. Envolve competidores de todo o Estado do Rio Grande do Sul, e espectadores de todo o mundo. Estima-se haver mais de dois mil concorrentes por ano, somente na categoria de Danças Tradicionais (entre força A e força B) e mais de 60 mil espectadores na fase final.
 
COISA ANTIGA
Em uma das últimas colunas, publicamos que o Executivo Municipal de Lagoa Vermelha encaminhou Projeto de lei à Câmara de Vereadores concedendo vale-refeição para os conselheiros tutelares. Teve aprovação unânime. Proposta havia sido encaminhada pela bancada do PL, atendendo solicitação do vereador Viego Santos. 
O ex-vereador Braulio Guedes  resgata que, no ano de 2017, já havia solicitado ao Executivo Municipal vale-refeição para os conselheiros tutelares, o que não foi atendido. “Veja como são as coisas, quando a gente é oposição os pedidos são desconsiderados ou ignorados. Agora, uma das bancadas de apoio do prefeito pediu e conseguiu. Tratamentos diferentes. É assim que a coisa funciona”, comentou.
 
QUESTÃO DE COMPETITIVIDADE
Na edição anterior da coluna, publicamos que o Supermercado Cotrijal, de Lagoa Vermelha, estava fechando suas portas. Uma das alegações para essa decisão teria sido a perda do espaço de estacionamento que fez com que diminuísse o movimento daquele estabelecimento comercial. 
Empresário Ivan Trevisol se contrapôs: “Não foi bem assim o motivo do fechamento do Supermercado Cotrijal de Lagoa Vermelha. Na verdade, não consegue competir com os outros supermercados”. Verdade verdadeira.  
Lembro da inauguração do Supermercado Cotrijal. Estava superlotado. Gente saindo pelo ladrão, como se costuma dizer. No dia seguinte, vazio. Os preços não eram nada atrativos. O povo não é bobo. O povo pesquisa preços. 
 
É O CÚMULO!
Dois contêiners para armazenar lixo foram incendiados no bairro Gaúcha. Simplesmente pelo simples prazer de destruir. Isso não é atitude de pessoa normal. Esses desvios de conduta precisam punidos com rigor. 
 

Outras colunas deste Autor