COLUNISTAS

Efeitos do clima na agricultura 28/11/2025

Pois, meus amigos, estamos vendo coisas terríveis em termos de clima sobre a agricultura. Agricultura é uma grande empresa a céu aberto. Qualquer vendaval, qualquer chuva muito forte, qualquer chuva de granizo como andou ocorrendo em Erechim e Ibiraiaras, determinam vultosos prejuízos ao setor.
Uma expressão muito antiga diz que quando vemos a barba do vizinho arder, colocamos a nossa “barba de molho”. Quando conseguimos, é ótimo, mas em caso da ocorrência de eventos climáticos, praticamente nada podemos fazer, a não ser contabilizar os prejuízos. É o que estão fazendo os produtores rurais atingidos pelos vendavais e chuvas de granizo. 
O clima no Estado tem sido um fator de desiquilíbrio resultando em vultosos prejuízos. Sempre ficamos à mercê da chuva de mais ou de menos. Ou do tempo firme, de mais ou menos sol para ajudar no plantio, no desenvolvimento das plantas ou para a colheita. 
As coisas em excesso, para mais ou para menos, sempre resultam em prejuízos. O brutal endividamento que assola o agronegócio é resultante das variações climáticas. As estiagens dos últimos três anos, que resultaram em redução na produção de grãos, fizeram com que os produtores não pudessem pagar a conta e agora estejam na dependência de renegociações das dívidas.
Muitos até não estão conseguindo plantar, graças às restrições de crédito junto aos bancos. Tudo em função das variações climáticas. Infelizmente, pouco ou nada podemos fazer, a não ser preservar tanto quanto possível, a natureza. Esta, bem preservada, pode ser uma ótima aliada dos produtores rurais. 
 
 
REPERCUTIU MUITO BEM entre a comunidade e os atuais vereadores, repercutiu de forma muito positiva a reedição do Programa Jovem Parlamentar, que contou com expressiva e atuante participação de jovens lagoenses.
 
DESTAQUES FEMININOS. Outro ponto relevante foi a presença de meninas com muita desenvoltura e excelentes ideias nesta legislatura mirim - iniciativas que, inclusive, podem se transformar em projetos de lei e indicações futuras.
 
A BOA PRÁTICA ENSINA. Aprende-se fazendo. Assim também é na política e na democracia. Ao aproximar os jovens da boa política desde cedo, certamente, teremos bons representantes nas próximas legislaturas.
 
RASGADOS ELOGIOS AO PODER LEGISLATIVO. Os elogios se estenderam, de maneira especial, ao vereador Josmar Veloso, conterrâneo do Capão do Cedro, que vem se revelando uma grata surpresa na política local.
 
13º GARANTIDO O PAGAMENTO. O vereador Dr. Kramer, pouco antes da sessão de segunda-feira, demonstrou preocupação com a demora na aprovação do projeto de lei proposto pela Câmara para garantir o 13º salário do prefeito, vice e secretários.
 
POR UM COCHILO, A LEI ANTERIOR NÃO PREVIA. A legislação vigente não contemplava o pagamento, o que gerou certo burburinho entre as bancadas, especialmente da oposição. Porém, o bom senso prevaleceu e o 13º está garantido para prefeito, vice e secretários. Projeto aprovado.
 
E GRANA NO BOLSO PARA O NATAL. O Natal se aproxima rapidamente. Na próxima semana já estaremos em dezembro, e aí é só preparar: ele chega mesmo.
 
FALANDO EM NATAL. Nunca é demais reconhecer um trabalho bem feito, como é o caso da belíssima iluminação da avenida principal e, principalmente, da nossa Igreja Matriz.
 
FICOU DE CINEMA. Não ficamos atrás de ninguém. Parabéns a toda a equipe que se dedicou à iluminação da praça e da Igreja Matriz. O resultado deu um charme especial e encantador ao centro da cidade.
 
CIDADE PAROU PARA APLAUDIR O CHULEADOR Kailon Jacob Pereira - mais um grande Pereira - que se sagrou vencedor na categoria Chula, no Enart realizado em Santa Cruz do Sul, representando o CTG Alexandre Pato. Uma conquista grandiosa e justíssima.
 
OS TRABALHOS FORAM SUSPENSOS. Todos os vereadores desceram ao térreo para aplaudir de perto o campeão, que chegou em um caminhão do Corpo de Bombeiros.
 
É ISSO MESMO, TEM QUE FESTEJAR. Vitórias dessa dimensão reforçam o orgulho dos jovens e dos mais experientes de Lagoa Vermelha, reconhecida como a Capital da Chula. Um exemplo que inspira.
VITÓRIAS SE CONSEGUEM Com esforço, treinamento e dedicação. É preciso foco - e foi assim que Kailon Pereira - venceu seus concorrentes na Chula.
 
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA. O prefeito Eloir Morona e membros da Secretaria de Habitação e Urbanismo cumpriram agenda na Cohab, em Porto Alegre, em busca de subsídios para a regularização de casas e terrenos em Lagoa Vermelha.
 
ESCRITORES E POETAS LAGOENSES EM AÇÃO. Após participarem com destaque da Feira do Livro, nossos escritores e poetas seguem ativos. Nesta segunda-feira, entregaram aos vereadores a coletânea Letras da Nossa Terra.
 
AO AGRADECER A OPORTUNIDADE, os autores falaram sobre seus projetos em favor da cultura, da leitura e das tradições locais. O espaço na Tribuna Livre foi solicitado pelo vereador Maninho.
 
UMA SALA PARA SEDE PRÓPRIA, motivo de celebração entre os escritores e poetas, muito prestigiados e apoiados pelos poderes Executivo e Legislativo. Na sexta-feira, às 10h, no gabinete do prefeito Morona, membros da diretoria da APELV receberam a chave da nova sede.
 
UMA TERRA QUE NÃO ESCREVE SUA HISTÓRIA corre o risco do esquecimento. Escritores e poetas - de ontem e de hoje - registram nossa caminhada para as próximas gerações. Novos talentos estão surgindo. Sejam bem-vindos.

Outras colunas deste Autor