COLUNISTAS
O ciclone que não aconteceu 28/11/2025
Uma coisa é certa: o clima da terra está mudando e o Rio Grande do Sul passa a sentir a presença desse fenômeno com mais frequência, assustando a todos nós. Mas essa mudança não é de hoje, em 1999 uma notícia de que um ciclone atingiria o Estado causou alvoroço generalizado e muita preocupação na população.
É possível que poucos, muito poucos, lembrem daquela previsão que deixou todo mundo apavorado e emitindo os piores conceitos. A notícia foi tão impactante que muita gente reforçou portas e janelas. Um compadre meu, proprietário de pequena oficina ficou muito impressionado na véspera do sinistro.
Pensando no perigo, que se mostrava iminente, pregou as portas do estabelecimento, amarrou veículos com cabos de aço e reforçou aberturas da casa, que ficava próxima. Nessa hora qualquer prevenção pode ser útil, confessou mais tarde, lembrando que não acreditava em bruxas, mas que elas existem, existem.
A notícia veio do nada, mas tomou proporções quando anunciada na televisão. Certamente ela surgiu em face da proximidade da virada do século, que se aproximava celeremente, com muitas histórias e previsões exóticas sobre o fim do mundo. Enfim, boatos fantasiosos que suscitaram medos e chiliques.
Ocorreu que na data aprazada não aconteceu nada, para alívio geral. O assunto foi superado e logo caiu no esquecimento, entretanto, notícias vazias não podem ocupar espaço na mídia, o povo leigo merece um esclarecimento sobre certos assuntos. Lembrando que se passaram quase trinta anos desse episódio, mas ele foi uma antevisão do que acontece atualmente, porque o clima está mudando de fato.
***
QUANDO A MEMÓRIA FALHA - Ausência de foco, confusão e raciocínio lento são indicadores de enfraquecimento mental, por isso é importante incentivar os idosos a falar, compartilhar histórias, manter a mente sadia e saudável. Com a chegada da velhice a memória enfraquece e se não houver alguma prevenção a perda é total. Segundo estudo comprovado, não há como prevenir, a não ser falar e falar. A estimulação cognitiva é importante para manter o cérebro saudável e ativo, para tanto, existem alguns benefícios que podem ajudar prevenir: manter a mente fresca e ativa; desenvolver novas conexões neuronais; reduzir o estresse e a ansiedade; melhorar a estima e a confiança. Acredito que essas providências podem ajudar, e muito, mas o grande combustível é o afeto dispensado aos mais velhos. Coisa que nem sempre acontece.
***
O SHOW DO KAILON - Na final do ENART foi o coroamento de sua brilhante trajetória até aqui. O cobiçado título alcançado com a dança da chula chega para se somar aos tantos que o talentoso menino do bairro Suzana coleciona. Parabéns para ele e sua família, que presta incansável apoio ao nosso artista. Essa é a notícia boa da semana, porém, a ruim fica por conta do aumento na conta da luz em 20%. Sem comentários. Ainda bem que sobra ânimo para um abraço aos amigos Márcio Barazetti, piloto da Pedrotti - Autopeças e Acessórios, e Sandra/Carlos Ranghetti, respeitados empresários desta terra. É gente que lê a Folha.


Radar ON-LINE: