COLUNISTAS

14/11/2025

Força-Tarefa apreende 700 quilos de produtos impróprios para consumo 
A Força-Tarefa Segurança dos Alimentos fiscalizou uma padaria, um mercado e um restaurante em Sananduva. Ao todo, foram apreendidos cerca de 700 quilos de produtos impróprios para consumo. A ação ocorreu quarta-feira (12/11).
Os agentes da FT encontraram alimentos sem procedência, vencidos, sem rotulagem, deteriorados e armazenados em temperatura inadequada. Na padaria, havia péssimas condições de higiene e produtos vencidos há mais de três anos sendo utilizados na produção de tortas e bolos. No restaurante, os temperos e condimentos do bufê, como vinagre e catchup, estavam vencidos há dois anos. Todos os estabelecimentos foram autuados.
Entre os produtos apreendidos estão carne, queijo e mel colonial, massas caseiras, salgados, conservas, molhos, embutidos, iogurtes, além de unidades de álcool de comercialização proibida em supermercados.
Participaram da operação de fiscalização, os promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Defesa do Consumidor de Porto Alegre, Mauro Rockenbach, da Especializada Criminal de Porto Alegre, e Miguel Germano Podanosche, de Sananduva, além de servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), representantes da Vigilância Sanitária e do Serviço de Inspeção Municipal de Sananduva, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da Delegacia do Consumidor (DECON) e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).
 
Força-Tarefa Desmanche apreende 20 toneladas de sucata
Quarta-feira (12/11), foi realizada, em Caseiros, a Operação 180 da Força-Tarefa Desmanche, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS) e pela Diretoria de Polícia do Interior (DPI). A ação teve como foco o combate a desmanches irregulares de veículos.
Foram três alvos fiscalizados, resultando na apreensão de um veículo com sinais identificadores adulterados, dois motores adulterados e aproximadamente 20 toneladas de sucatas. 
Além disso, foram lavrados termos circunstanciados e autos de infração relacionados a crimes ambientais e irregularidades nos estabelecimentos.
Participaram da operação cerca de 50 servidores da Brigada Militar, da SSP/RS, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, do Detran/RS e do IGP.
As empresas autuadas responderão conforme a Lei Federal nº 12.977/2014 e a Lei Estadual nº 14.787/2015, que tratam da regulamentação e fiscalização de atividades de desmontagem de veículos.
 
Polícia Civil prende traficante vinculado a facção criminosa
Na tarde de sexta-feira, 7/11, durante o cumprimento de mandado de busca no bairro Operário, a Polícia Civil de Lagoa Vermelha, apreendeu expressiva quantidade de entorpecentes, consistindo em mais de 310 gramas de substância com características de cocaína, 94 gramas de maconha e aproximadamente 6 gramas de crack, além de uma balança de precisão, aparelhos celulares e R$ 3.758,50 em dinheiro.
A droga apreendida está avaliada em mais de R$ 33.000,00 (trinta e três mil reais), valor que poderia ser ainda maior em razão da adição de outros insumos utilizados para aumentar o volume de revenda. O material estava sob posse de um homem de 19 anos, sem antecedentes policiais, suspeito de armazenar e distribuir entorpecentes em benefício de facção criminosa atuante na região.
O investigado foi conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais e, posteriormente, encaminhado ao presídio local.
A Polícia Civil reforça a importância da participação da comunidade no combate ao tráfico de drogas, disponibilizando o fone/WhatsApp (54) 98414-2700 para o recebimento de informações, assegurando-se o total sigilo e anonimato dos denunciantes.
 
Caminhão pega fogo na BR-285 em Caseiros
No final da tarde segunda-feira (11/11), um caminhão pegou fogo na BR-285, em Caseiros. O mesmo estava carregado com grãos. Houve a tentativa de extinguir o princípio de incêndio pelo condutor, mas não obteve êxito; diante disse a guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para fazer o combate às chamas.
Foram registrados danos de grande monta no semirreboque dianteiro e média monta no semirreboque traseiro, bem como na unidade tratora (cabine). 
O caminhão possuía aproximadamente 37 mil kg de soja, sendo queimado aproximadamente 18 mil kg.
O trânsito ficou interrompido até a extinção do fogo.
 
Polícia Ambiental constata crimes em Ibiraiaras
A PATRAM de Lagoa Vermelha deslocou-se até o interior do município de Ibiraiaras, onde, em atendimento ao alerta de desmatamento da plataforma MapBiomas, constatou a destruição de floresta nativa. O dano foi registrado em uma área de 0,33 hectares, equivalente a 3.300 metros quadrados, atingindo várias espécies. 
A degradação foi realizada através do sistema de desenraizamento mecanizado, sem licença do órgão ambiental competente. Diante aos fatos foi efetuada a comunicação de ocorrência policial para o proprietário da área pelos crimes ambientais identificados. 
Ainda em Ibiraiaras a PATRAM cumpriu Ordem de Serviço e constatou o corte irregular de três pinheiros. Os troncos já haviam sido tirados, restando no local apenas os tocos, galhadas e grimpas, conforme levantamento, totalizou 7,13 metros cúbico de madeira. 
O serviço foi realizado fora de área de preservação permanente e sem Licença do Órgão Ambiental competente. Diante dos fatos foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial ao responsável.
 
Polícia Federal captura condenado por crime de estupro 
A Polícia Federal capturou um foragido da Justiça. Após investigações e diligências realizadas, os policiais localizaram o homem na cidade de Sananduva. O homem estava com um mandado de prisão em aberto após sentença condenatória transitada em julgado, expedido pela 1ª Vara Judicial de Nova Prata/RS, pelo crime de estupro de vulnerável. O capturado foi recolhido ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
 
Natural de Sananduva piloto agrícola morre no Mato Grosso
Piloto agrícola, natural de Sananduva, morreu em acidente aéreo, na tarde de sábado (08/11), no Mato Grosso. Graciel Toniazzo, de 39 anos, era o único ocupante da aeronave que caiu em uma área rural do município de Campo Novo do Parecis, distante cerca de 300 quilômetros de Cuiabá. 
De acordo com a imprensa da região, o acidente aconteceu por volta das 14h, em uma lavoura de soja. O avião pegou fogo logo após a queda, e a vítima morreu carbonizada.
Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil atenderam à ocorrência. Segundo os bombeiros, a aeronave colidiu com o solo durante um voo de pulverização agrícola. As causas do acidente devem ser apuradas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Graciel trabalhava na Fazenda Jacoboski. Ele deixa a esposa, também natural de Sananduva, e dois filhos pequenos.
 
Polícia Civil aponta crime
 passional na morte de venezuelano
O venezuelano Jahier Lael Cedeno Coronado, de 28 anos, pode ter sido morto por motivos passionais. A hipótese foi confirmada pela delegada Thaís Neetzow, responsável pelas investigações, e aponta que o autor do crime teria atacado a vítima após descobrir uma traição.
O provável agressor já foi identificado. De acordo com a delegada, ele é brasileiro e não reside em Tapejara.
O crime aconteceu na tarde de terça-feira (04/11), no bairro São Paulo. Jahier foi inicialmente atingido por um golpe de faca durante uma discussão. Mesmo ferido, ele conseguiu fugir e pedir socorro em uma residência próxima, mas foi perseguido pelo agressor, que desferiu outros golpes no local onde a vítima buscava ajuda. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros Voluntários e levada ao Hospital Santo Antônio, mas, devido à gravidade dos ferimentos, não resistiu e morreu durante o atendimento médico.
 
Identificado autor do crime
A Polícia Civil de Tapejara prendeu na manhã de terça-feira (12/11) um homem suspeito de envolvimento em um homicídio ocorrido no município. A ação foi coordenada pela delegada Taís Neetzow e cumpriu mandado de prisão preventiva contra o indivíduo de iniciais T.F.A.
O homem é investigado como autor do crime que vitimou o venezuelano Jahier Lael Cedeno Coronado, ocorrido no dia 4 de novembro de 2025. Após os procedimentos legais na delegacia, o preso foi encaminhado ao Presídio de Getúlio Vargas, onde permanece à disposição da Justiça.

Outras colunas deste Autor