COLUNISTAS
07/11/2025
Polícia Civil de Lagoa Vermelha prende traficante
Na sexta-feira, 31 de outubro, a Polícia Civil de Lagoa Vermelha prendeu, em flagrante, um homem de 23 anos, durante ação realizada no bairro Suzana.
No momento das diligências, o suspeito, ao perceber a aproximação da equipe, tentou se desfazer de entorpecentes, arremessando-os em uma área de vegetação.
Os policiais civis localizaram e apreenderam aproximadamente 88 gramas de cocaína, parte dela já fracionada e embalada para a comercialização, além de cerca de 14,5 gramas de crack, igualmente divididas em porções prontas para a venda. Também foram apreendidas quatro balanças de precisão, materiais utilizados para embalar drogas e o aparelho celular do investigado.
Durante a abordagem, o homem - que possui antecedentes por tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, homicídio qualificado, ocultação de cadáver e estupro de vulnerável - reagiu e tentou alcançar um facão, sendo rapidamente contido pelos agentes.
O total da droga apreendida poderia render aproximadamente R$ 19 mil. Após os procedimentos legais na DPPA, o preso foi encaminhado ao presídio local, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da comunidade e mantém à disposição o número (54) 98414-2700 (fone/WhatsApp) para o recebimento de informações, garantindo sigilo absoluto.
Brigada Militar habilita policiais em curso de drone
O 3º Pelotão de Vacaria e 2º GPA de Lagoa Vermelha realizaram curso de Aeronave Remotamente Pilotada (Drone) em Caxias do Sul, ministrado pelo Batalhão de Aviação (BAV), com o objetivo de capacitar efetivos para operações de monitoramento, busca e salvamento, fiscalização ambiental e apoio às ações policiais.
O curso contou com instrução teórica e prática, abordando temas como legislação e regulamentação para operação de RPAS, planejamento de voo, técnicas de captação de imagem e vídeo, manutenção preventiva, segurança operacional e emprego tático das aeronaves em missões reais. Participaram 9 policiais militares do Comando Ambiental e Policiamento Ostensivo, que ao final receberam certificação de conclusão expedida pela coordenação do treinamento.
A qualificação em tecnologia de aeronaves remotamente pilotadas amplia significativamente a capacidade de atuar com rapidez e precisão em distintas ocorrências, além de reforçar a segurança da população e a eficiência nas ações ambientais e de inteligência.
Prisão por tráfico de
entorpecentes em Caseiros
entorpecentes em Caseiros
Na noite de terça-feira (04/11), a Brigada Militar prendeu um homem de 38 anos por tráfico de entorpecentes no bairro Nossa Senhora de Fátima em Caseiros.
Durante a operação policial do Plano Tático Operacional da Brigada Militar, uma equipe da Força Tática realizou a abordagem do homem. Em sua revista pessoal foram encontradas 30 porções (27 g) de cocaína já fracionadas e prontas para venda, 01 balança de precisão e um telefone celular.
Diante do fato, foi dada voz de prisão ao homem, que foi conduzido à DPPA de Lagoa Vermelha para a lavratura do auto de prisão em flagrante; após, foi encaminhado ao presídio estadual de Lagoa Vermelha.
Professor de David Canabarro condenado
a 14 anos de reclusão por estuprar alunas
a 14 anos de reclusão por estuprar alunas
A DP de David Canabarro efetuou a prisão de professor condenado à pena definitiva de 14 anos de reclusão por crimes de estupro de vulnerável e Importunação sexual, sendo todas as vítimas suas alunas.
A Delegacia de David Canabarro coordenada pelo Delegado Mário Pezzi, com apoio da DPCA de Passo Fundo, já havia prendido o professor no ano de 2019, em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Comarca de Casca. O homem identificado pelas iniciais C.P.Z., tinha 56 anos na época.
A representação teve por base as investigações originadas dos 20 inquéritos policiais instaurados na Delegacia de Polícia local, em que foram apurados e constatados os crimes de estupro de vulnerável. Professor de uma escola pública estadual da cidade de David Canabarro, o preso se valia de tal condição para as práticas delituosas contra suas alunas, todas menores de idade à época dos fatos.
O primeiro caso relatado pelas vítimas aconteceu no ano de 2012, perpetuando-se até 2019, ocasião em que, a partir do primeiro registro policial, as demais vítimas procuraram a Polícia Civil e relataram a prática reiterada do professor.
PATRAM registra crime ambiental em Lagoa Vermelha
No dia 1º de novembro compareceu na PATRAM de Lagoa Vermelha, o proprietário rural de uma área de terras, onde foi constatada a destruição de floresta nativa, que atingiu uma área de 1,01 hectare.
Com o desmatamento foram arrancadas espécies como Camboatá, Angico, Canela, Chimbuveira, entre outras. A degradação foi realizada através de destoca mecanizada, sem licença do órgão ambiental competente.
Diante aos fatos foi efetuada a comunicação de ocorrência policial para o proprietário da área pelos crimes ambientais tipificados.
Encontrado crânio
humano em terreno baldio
humano em terreno baldio
Um crânio humano foi encontrado, em Vacaria, em um terreno baldio localizado na rua Campos Sales, nas proximidades da rotatória do Arroio Carazinho.
Conforme o comissário de polícia Ronaldo Pires, o crânio não apresentava sinais de lesões aparentes. No entanto, até o momento, não foi possível identificar o sexo da vítima, apenas que se trata de uma pessoa adulta.
O material foi recolhido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O Instituto-Geral de Perícias (IGP) será responsável pela análise que poderá ajudar na identificação da pessoa. As circunstâncias do achado estão sendo apuradas pela Polícia Civil.
Agricultora de 54 anos morre em acidente com plantadeira
Uma agricultora de 54 anos morreu, na sexta-feira (31), em acidente de trabalho, no interior de Tapejara. Elisabete Canali estava sobre uma plantadeira durante o plantio de soja e caiu do equipamento agrícola. O fato aconteceu por volta das 13h30min, em uma lavoura na comunidade de Vila Campos, distante cerca de um quilômetro da ERS-467. O marido da vítima conduzia o trator e não viu o momento da queda. Elisabete foi arrastada por cerca de 25 metros e morreu no local. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Tapejara também atendeu à ocorrência.
BM realiza Operação do Plano Tático em Caseiros e Ibiraiaras
A Brigada Militar, por meio da 3ª Cia Independente - Nova Prata, desenvolveu a operação do Plano Tático Operacional com atividades de polícia ostensiva e preservação da ordem pública para prevenção e repressão à criminalidade. As ações ocorreram nos municípios da região de Nova Prata. Na operação policial foram realizadas 6 barreiras de trânsito, sendo averiguados e fiscalizados 171 veículos e identificadas 208 pessoas.
Em atividade de polícia de proximidade, os militares realizaram 10 visitas em estabelecimentos comerciais, fortalecendo, com sua presença, a percepção de segurança da comunidade, além de aferir as necessidades de cada visitado. Ao término foram contabilizados 3 termos circunstanciados, 4 comunicações de ocorrência policial e 11 boletins de atendimentos. Nas fiscalizações foram lavrados 20 autos de infração de trânsito e 1 veículo foi removido.
Ações como esta demonstram a constância ativa da Brigada Militar junto à sua comunidade, trabalhando para a preservação da ordem e o bem-estar social.
Polícia Ambiental registra crime contra a flora
Na tarde terça-feira (04/11) compareceu junto na PATRAM o proprietário de uma área rural em Lagoa Vermelha, onde foi constatado a destruição de floresta nativa, que abrangeu uma área de 1,48 hectares, atingindo espécies como: Camboatá, Angico, Canela, Chimbuveira, entre outras.
A degradação foi realizada através do sistema de desenraizamento mecanizado, sem licença do órgão ambiental competente. Diante aos fatos foi efetuada a comunicação de ocorrência policial para o proprietário da área pelos crimes ambientais tipificados.


Radar ON-LINE: