COLUNISTAS

Feira do Livro deixa marcas profundas e positivas 07/11/2025

Pois, meus amigos, estive durante a semana que estamos concluindo na Feira do Livro de Porto Alegre, a de número 71. Sem dúvida alguma, um evento cultural e social que deixa marcas profundas e positivas. De maneira muito especial nas crianças e jovens. 
A Feira do Livro de Porto Alegre movimenta com grandes e pequenos. Os organizadores estão com a boca nas orelhas. O público que tem comparecido está bem acima da média de feiras anteriores. Acreditam que mais de 1 milhão e 500 mil pessoas vão comparecer ao evento para, à sombra das paineiras e ipês floridos, dar um passeio, bater um papo sobre cultura e comprar um livro.
Achei de muita profundidade uma medida da secretaria de Educação. Destinou recursos específicos para a compra de livros. E, mais, concedeu um vale compra no valor de 60 reais a todos os estudantes de 1º e 2ºano do ensino fundamental para compra de livros, durante a Feira do Livro e só vale para as editoras e bancas instaladas dentro da Feira do Livro. 
Os vales compra foram entregues para 7.297 estudantes, através dos professores de cada escola do município. Sem dúvida uma forma prática e objetiva para estimular a leitura, incentivando a compra de livros de autores locais.
Conversei com vários escritores que ficaram emocionados com a medida. Gostei tanto que vou conversar com o nosso secretário Carlos Bombassaro, sempre aberto à novas ideias em favor da educação e da cultura de nossa Lagoa Vermelha, para que adote medida semelhante, dando condições a todos os estudantes de adquirir um dois ou mais livros dentro da Feira,
Pessoalmente, levarei a sugestão em meu nome e em nome dos poetas e escritores de nossa terra. Estes, sempre a espera de alguma medida que lhes oportunize a publicação de suas obras culturais. Como neste mundo pouco ou nada se cria e, muito se copia, levo a sugestão, esperando que os nossos estudantes, pelo menos nas Feiras do Livro ou em outros eventos culturais semelhantes, recebam do Poder Público Municipal, algum incentivo econômico para compra de livros. Mesmo porque os livros têm custo elevado e sem auxílio financeiro fica muito difícil publicar uma obra literária.
Na sexta e no sábado participei de tardes de autógrafos de duas Coletâneas da Editora Alternativa com circulação nacional. O Cartão de Compra de Livros para estudantes e minhas tardes de autógrafos foram fatos marcantes nesta Feira do Livro de Porto Alegre.     
 
 
 
 
PIRES NA MÃO EM BRASÍLIA. Todo o ano a cena se repete. Prefeitos, vices e vereadores, literalmente, de pires na mão, percorrem gabinetes de parlamentares e de Ministros em Brasília.
 
COM UM SÓ OBJETIVO. Buscar recursos para as diversas áreas de atuação em seus municípios. E quem não vai ou se omite, fica fora até do pires.
 
VICE E DOIS VEREADORES DA LAGOA VERMELHA. Alessandro Muliterno, vice-prefeito, Maninho Marques e Viego Santos, cumprem muito bem sua missão na capital federal, percorrendo Gabinetes de Senadores, Deputados Federais e Ministros em busca de verbas.
 
É A RASPA DO TACHO. De tudo o que sobrou de dinheiro que ajuda muitos os combalidos cofres municipais para o fim do ano e próximo exercício de 2026.
 
A PREFEITA DO CAPÃO BONITO Marizete, igualmente, foi a Ilha da Fantasia (Brasília), em busca de verbas, emendas e recursos para o nosso Capão Bonito do Sul.
 
O VICE GUADAGNIN assumiu a Chefia do Executivo, dando sequência aos trabalhos e ações programadas para este início de plantio de safra de verão e colheita da safra de inverno.
SEGUNDO A EMATER estamos colhendo boas lavouras de trigo, cevada e aveia, com rendimentos dentro do esperado, na média ou até acima um pouco disto.
 
FALTA OS PREÇOS AJUDAREM para que o setor agrícola ganhe fôlego novo e recupere as finanças debilitadas em função de secas e outros fatores climáticos severos.
 
PREPARATIVOS PARA MUITA FESTA NO CAPÃO. A Feira de Ovinos, Churrasco de Cordeiro Mamão e inauguração do asfalto da RS 461 do Pinheiro Rachado até a sede, com excelente sinalização e asfalto de alta qualidade.
 
PRESENÇA DO GOVERNADOR DO ESTADO está confirmada para dia 16, na inauguração da estrada e no churrasco de cordeiro mamão, acompanhado de grande comitiva de políticos.
 
JUVIR COSTELLA, DOS TRANSPORTES, estará presente e com certeza fará alguma promessa com relação a ponte do Lajeado, que está destoando com a estrada.
 
UMA PONTE NOVA É A PROMESSA que, certamente, ouviremos. Aí será uma outra luta comunitária e regional. Mas, tudo tem que ter um início e um projeto. Tomara que pelo menos ocorra a autorização do projeto.
 
A PARTIR DE ENTÃO PODEREMOS PEDIR RECURSOS tanto na esfera federal quanto na estadual. Como teremos um ano eleitoral, em 2026, muitas promessas serão feitas. Como acredito nelas, que venham e sejam realizadas um dia.
 
O VICE GOVERNADOR TAMBÉM está sendo aguardado nestes eventos festivos do Capão Bonito do Sul. Tem relações de amizade e considerações com a família da prefeita Marizete, do MDB.
 
O EX-PREFEITO PIPO VAI COMPARECER na inauguração do asfalto e no churrasco tradicional. Pipo, como é conhecido, confidenciou a mim que vai mesmo concorrer a deputado federal pelo PDT.
 
ACREDITA QUE EXISTE UM ESPAÇO VAGO já que a deputado estadual tem um número excessivo de concorrentes, na região, desde Bom Jesus até Marcelino Ramos, passando por Erechim.
 
SUAS CHANCES A CÂMARA FEDERAL aumentam na medida que seu partido o PDT deve reeleger apenas e tão somente 2 deputados federais e, então, sobra boa margem para renovação e uma boa votação, sem brigas regionais.
 
RECORDA QUE ELOY LENZI, então vereador de Lagoa Vermelha, fez dobradinha com Vacaria e se elegeu a deputado federal, por duas legislaturas. Vai nessa esteira e pode surpreender pela inovação.
 
MAIS UM TRATOR AGRÍCOLA CHEGOU para a Secretaria de Agricultura de Lagoa Vermelha. Novo alento para auxilio a este importante setor do município.
 
SEMINÁRIO DE TURISMO RURAL NO SINDICATO ocorreu de segunda a quarta-feira no Sindicato Rural importante evento ligado ao Turismo Rural em nosso Município. O evento promovido pelo Senar em convênio com a Prefeitura contou com um número expressivo de participantes.
 
TURISMO RURAL é uma das boas alternativas que está se viabilizando para aumentar a renda e diversificar atividades no meio rural. Turismo é rural é a indústria sem chaminé no campo.
 
FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE. Participei dela. Um clima de euforia com a presença de público, especialmente de estudantes e jovens. Participei de um dia de autógrafos em duas coletâneas com circulação nacional através da Editora Alternativa.

Outras colunas deste Autor