COLUNISTAS

31/10/2025

Incêndio destrói residência em Lagoa Vermelha
Incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência na tarde de sexta-feira (24/10), na rua Brasiliano Costa e Silva, no bairro Cohab, em Lagoa Vermelha. O sinistro foi registrado por volta das 14h17 e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU.
A casa, de aproximadamente 100 metros quadrados, teve perda total. A moradora, uma mulher de 42 anos, conseguiu sair do imóvel a tempo e retirou também o seu cão de estimação. Apesar de não ter sofrido ferimentos, ela inalou fumaça e foi encaminhada consciente e lúcida ao hospital para avaliação médica, apresentando sinais vitais estáveis.
De acordo com informações repassadas pela própria proprietária aos bombeiros, o fogo teria começado no forro da residência. Ela relatou que percebeu as chamas se alastrando rapidamente e não soube identificar a causa exata, mas suspeita que um curto-circuito em uma tomada possa ter dado início ao incêndio. Os bombeiros atuaram no combate às chamas e no rescaldo para evitar a propagação do fogo a casas vizinhas. Todos os utensílios e móveis foram consumidos pelas chamas. As causas do incêndio serão apuradas.
 
Adolescentes são detidos por tráfico de drogas 
Na manhã de segunda-feira (27/10) a Brigada Militar, durante a Operação Cerco Fechado, realizou a apreensão de dois menores por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas, no bairro São Cristóvão, em Lagoa Vermelha. 
Durante patrulhamento, os policiais avistaram dois indivíduos em atitude suspeita, momento em que ocorreu a abordagem. Foram identificados os adolescentes e foram apreendidas 60 porções de crack, dinheiro, um celular e uma motocicleta com irregularidades na identificação. Os menores foram encaminhados à Delegacia de Polícia para registro da ocorrência.
 
Prisão por descumprimento de medidas protetivas 
Um homem de 37 anos foi preso em Lagoa Vermelha, numa ação da Polícia Civil realizada quarta- feira, dia 29 de outubro. Segundo informações policiais, o investigado descumpriu medidas protetivas de urgência, com perseguição à vítima. Diante aos fatos, houve desobediência à determinação judicial e acabou sendo preso. O indiciado foi detido e o registro realizado junto a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento - DPPA.
 
Prisões por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo 
Na noite de segunda-feira (27/10), às 21h, a Brigada Militar prendeu três homens de 24, 21 e 20 anos por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo no bairro Retiro, em Nova Prata.
Equipes da Força Tática reforçaram suas atividades na localidade, onde abordaram um veículo VW/Gol que saiu de uma residência, e com o condutor foi encontrada uma pistola calibre 9mm carregada com 12 munições, drogas fracionadas e um aparelho celular. 
Diante do flagrante, foram realizadas diligências no endereço, onde estavam os outros dois homens. Em revista pessoal com um deles, foi encontrado 1 revólver calibre 38 carregado com 6 munições, além de porções de cocaína; com o outro foram encontradas diversas porções de maconha. 
Ao total foram contabilizadas 294 porções de cocaína (372 g), uma porção (115 g) de cocaína a granel, 29 porções (161 g) de maconha, 10 comprimidos de ecstasy e balança de precisão. Também foram apreendidos mais dois carregadores de pistola, 31 munições no calibre 9mm, quatro munições no calibre 38, R$ 6.207 em espécie, quatro câmeras de videomonitoramento, uma balaclava, além de materiais para fracionamento da droga. O veículo e todo material foram apreendidos.
Os três homens foram presos e conduzidos à DPPA de Lagoa Vermelha para a lavratura do auto de prisão em flagrante, após encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da justiça.
 
PATRAM constata crime ambiental em Ibiraiaras
 Na sexta-feira 24/10 a PATRAM de Lagoa Vermelha registrou para o proprietário rural de uma área no interior do município de Ibiraiaras ocorrência de crime contra o meio ambiente. 
No local, em atendimento ao alerta de desmatamento da plataforma MapBiomas, foi constatada a destruição de floresta nativa. O dano à vegetação nativa atingiu uma área total de 0,66 hectares, equivalente a 6,600 metros quadrados, fora de área de preservação permanente, atingindo espécies como camboatá, angico, bugre, canela, chimbuveira, entre outras. 
A degradação foi realizada através de destoca mecanizada, sem licença do órgão ambiental competente.  Foi efetuada a comunicação de ocorrência policial para o proprietário da área pelos crimes ambientais.
 
Flagrante de casal de 
traficantes em Nova Prata 
Na noite de sexta-feira (24/10), a Brigada Militar prendeu um homem (32) e uma mulher (28) por tráfico de drogas no Loteamento Petrella, em Nova Prata. 
Durante a operação Cerco Fechado, uma equipe da Força Tática intensificou suas atividades na localidade, onde abordou o veículo VW/Polo com um casal. 
Em revista veicular foram encontradas 21 porções (31 g) de cocaína, uma porção (71 g) de maconha, duas balanças de precisão e um telefone celular. O veículo utilizado, junto com todo material, foi apreendido. 
O casal foi preso e conduzido à DPPA de Lagoa Vermelha para a lavratura do auto de prisão em flagrante; após, foram encaminhados ao presídio estadual de Nova Prata, onde ficarão à disposição da justiça.
 
Pai e filha morrem em acidente
 de trânsito e ataque de abelhas
Na quarta-feira, 22/10, o Corpo de Bombeiros de Vacaria atendeu acidente ocorrido na estrada que liga as comunidades de São Pedro e Nossa Senhora do Caravaggio, no sexto distrito do município. Por volta das 17h30, Silvana de Fátima Bragança da Luz, de 54 anos, perdeu o controle de uma camionete. O veículo tombou e colidiu com caixas de abelhas, que estavam às margens da estrada. 
Ao chegarem, os bombeiros constataram que Silvana já estava em óbito, apresentando inúmeras picadas de abelha. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Vacaria para investigação da causa da morte (se pelo acidente ou pelo ataque das abelhas).
No momento do acidente, um familiar que reside próximo acionou os pais da vítima. Ao chegarem ao local, o casal, de 79 e 72 anos, também foi atacado pelas abelhas. Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e pelo SAMU e levados ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira. 
A mãe, de 72 anos, recebeu atendimento e foi liberada, enquanto o pai, permaneceu internado na UTI, recebendo cuidados médicos, porém não resistiu e faleceu quinta-feira (23/10). Raul Portela da Luz tinha 79 anos.
 
Colisão entre dois veículos causa uma morte
Grave colisão envolvendo um carro GM Corsa e um caminhão baú resultou em uma morte na manhã de segunda-feira (27/10) na BR 285, em Mato Castelhano. A colisão frontal envolveu os dois veículos que possuem placas de Passo Fundo. Conforme as informações das autoridades o Corsa vinha em direção a Passo Fundo e o caminhão no sentido contrário. Em uma curva ocorreu a colisão. O condutor do caminhão relatou que o carro estava em velocidade baixa, mas subitamente invadiu a pista contrária. O condutor do carro morreu na hora. Ele estava sozinho no veículo. No caminhão ninguém ficou ferido. Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal, de Passo Fundo, atenderam a ocorrência. A vítima foi identificada como Ademar da Silva, 42 anos, morador de Passo Fundo, no bairro Valinhos.

Outras colunas deste Autor