COLUNISTAS

Trabuco com chumbo grosso neles 31/10/2025

Nossa, a trabucada foi das feias. Segundo estão contando mais de 130 mortos e muitos feridos, no Rio de Janeiro.  É guerra? Me perguntam. Não, não, uma escaramuça do Comando Vermelho enfrentando a polícia carioca, na última terça-feira. 
Há muito se fala no avanço do crime organizado tomando espaço nas favelas do Rio de Janeiro. Comanda tudo, transporte, comércio, distribuição de gás, energia elétrica, bebida, comida e, principalmente, jogo do bicho e a distribuição de drogas. 
O Comando do PCC vem de dentro dos presídios e se espalha levando terror e morte para as centenas de favelas da cidade maravilhosa. O crime organizado comanda tudo, sabe tudo, mata quem quer na hora que quiser e enfrenta a polícia que representa os governos Estadual e Federal. 
No mais letal dos confrontos dezenas de mortos e feridos e quatro policiais perderam a vida e um delegado levou um tiro de fuzil na perna e passa mal. 
O Rio de Janeiro parou. Barricadas, tiros, fogo por todos os lados. Uma guerra civil, parecida com aquela de Gaza. Um horror lá longe, mas que preocupa. Quando vemos a barba do vizinho arder, colocamos a nossa de molho. Ou o Brasil, o Rio de Janeiro resolve ocupar os espaços onde está o crime organizado, ou PCC e o crime, através das facções, tomam o poder no Brasil e aí não vão poder dizer que foi tentativa de golpe.  É na cara dura, na bala, no terror. Ou o Brasil vence, acaba com o crime organizado ou os criminosos traficantes e marginais tomam o Brasil. 
 
 
ESCOLA DO SENAI E A FORMATURA. Dia 23 de outubro aconteceu a formatura de 40 alunos da escola do Senai em Lagoa Vermelha, com lindas esperanças renovadas.
 
OS CURSOS TÉCNICOS DO SENAI representam passaporte para boas oportunidades de trabalho no setor da indústria e comércio. Belo exemplo dos jovens.
 
SAÚDE MAIS PERTO DA COMUNIDADE. Uma experiência que deu certo é levar a saúde para mais perto das comunidades, especialmente no interior do município. Seguindo roteiro, dia 3 de novembro o atendimento será em Tupinambá e dia 5 em Santa Luzia.
 
FINADOS É SEMPRE ESPECIAL. Com certeza de todos os dias de recordação e lembranças, Finados é sempre Finados. Um dia especial de reflexão e de muitas recordações de bons momentos em nossas vidas.
 
ACREDITANDO OU NÃO EM TESES RELIGIOSAS, seja da reencarnação, do ressuscitar no dia do julgamento final e assim por diante, de um jeito ou outro, vamos ao cemitério. Muitos vão antes de Finados, limpar os túmulos, pintar, preparar velas para as almas dos mortos.
 
OS MOMENTOS DE REFLEXÃO pertencem a cada um. Suas lembranças boas, suas preces, orações, pedidos a Deus pelo descanso eterno, são feitas em silêncio, do fundo do coração, de forma muito individual.
 
POR ISSO O RESPEITOSO SILÊNCIO que todos fazem questão de respeitar. As pessoas se emocionam, algumas rezam, outras choram e outras refletem em silêncio.
CEMITÉRIO NÃO É LUGAR DE ALEGRIA. E sim de reencontro mental e emocional. Uma constatação de que ali não existe mais pobre, mais rico, mais bonito, todos se igualam diante da morte e uma reflexão de que precisamos muito pouco para viver e da vida não levamos nada além dela mesmo.
 
DIA 7 DE NOVEMBRO NA FREI MATEUS. Mais uma Feira da Saúde, das 9h às 16h, com destaque para os cuidados preventivos, especialmente aos "cabeças brancas, como eu”. 
 
APOIO A OSTOMIZADOS. Numa promoção da Secretaria da Saúde acontece dia 10 de novembro um encontro especial do GAPO - Grupo de Apoio aos Ostomizados. Bela e humana iniciativa.
 
ESTUDANTE   LAGOENSE É DESTAQUE. Luiz Eduardo G. de Oliveira, da escola Lea Beatriz Dolzan, foi destaque em evento ocorrido dia 23 de outubro, em Passo Fundo com o projeto Sanflex Indutive. Classificado na primeira, volta na segunda etapa dia 26 de novembro em PF.
 
CONSULTAS AGENDADAS E DESPERDIÇADAS. Isso mesmo. Desperdiçadas porque os médicos especialistas ficaram esperando os pacientes, que simplesmente não compareceram, prejudicando outros que também precisam de atendimento. Desperdício de tempo e dinheiro.
 
QUEM MARCA CONSULTA TEM QUE IR. Caso contrário, avise com antecedência para que outros pacientes possam receber atendimento especializado. É o mínimo que a pessoa deve fazer.
 
POETAS E ESCRITORES FAZEM ENCONTRO DE AVALIAÇÃO. Na última segunda-feira do mês teve reunião da APELV (Associação de Poetas e Escritores Lagoenses). O encontro desta semana serviu para uma avalição positiva da participação da entidade na Feira Regional do Livro, com seu stand recebendo centenas de visitantes nos dias do evento cultural.
 
LANÇAMENTO DA COLETÂNEA E RODA DE CONVERSA. LETRAS DA NOSSA TERRA. Coletânea com participação qualificada de 28 escritores e participação destes na Roda de Conversa foram pontos destacados na Feira do Livro.
 
OFÍCIO DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO foi recebido com grande alegria pelos poetas e escritores que estão dispostos a continuar o trabalho em prol da cultura, da leitura e do cultivo de nossas mais caras tradições. Os escritores vão agendar audiência com o secretário Bombassaro para apresentarem os seus agradecimentos pelo espaço na Feira do Livro.
 
NOVOS ESCRITORES.  Diante das iniciativas bem-sucedidas da APELV, novos escritores estão se engajando nesta cruzada em favor da cultura. Dr. Lênio, Dra. Sônia Carvalho, Bel. João Cunha estão entre os novos escritores e poetas da APELV. Sejam bem-vindos.
 
CAPÃO BONITO INAUGURA ESTRADA E FAZ FESTA. Marcada para 15 de novembro acontece mais uma Festa do Cordeiro Mamão e na mesma data inauguração do asfalto com a presença do governador Eduardo Leite e assessores. Festa e comemoração para mais de metro no Capão Bonito.

Outras colunas deste Autor