COLUNISTAS
Feira Regional do Livro e decoração natalina 24/10/2025
FEIRA REGIONAL DO LIVRO E CULTURA NA PRAÇA - Os municípios de Capão Bonito do Sul, Muliterno e Caseiros juntaram-se a Lagoa Vermelha na organização e participação do evento. Apesar do tempo chuvoso nos dois últimos dias, a feira foi um sucesso. Organizadores informaram que havia mais de mil cadeiras na área coberta e todos os dias elas estavam lotadas pelos estudantes e pelo público em geral, que assistiam apresentações de teatros, corais, música, formatura, dança, cantoria, shows nacionais e, claro, muita literatura. Autores lançavam seus livros, cantores lançavam sua voz. Foi uma grande feira.
GASTRONOMIA, BRINQUEDOS E EXPOSITORES - O setor da alimentação foi uma atração à parte: inúmeros tipos de lanches foram oferecidos, desde pipoca a pizza, onde estudantes e participantes podiam degustar enquanto se faziam presente na Praça Frei Mateus Dolzan. Os brinquedos oferecidos para o público infantil também foram além das expectativas. Os expositores que se instalaram no Ginásio Adolfo Stela não deixaram a desejar: mais de dez livrarias ofereciam seus produtos com todos os tipos de preços. Havia livros por R$ 5,00 a valores que ultrapassavam R$ 200,00. Tinha para todos os gostos e bolsos.
OAB PRESENTE NA FEIRA DO LIVRO - Pela primeira vez, a Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Lagoa Vermelha, foi convidada a se fazer presente. O objetivo de advogados e advogadas se dirigirem até o estande da OAB foi no intuito de orientar e informar sobre os projetos sociais que a entidade desenvolve. A Comissão da Mulher Advogada orientava sobre o importante tema que é a violência doméstica, entregando folder e informando acerca dos tipos de violências, além de falar sobre o Projeto Mais Marias que é liderado por essa comissão. A Comissão de Direitos Humanos instruía, principalmente, sobre bullying e o Projeto OAB vai à escola e, a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, orientava sobre a legislação através da entrega de material informativo sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Foi também um momento de entretenimento, de boa conversa e trocas de informações entre os profissionais da área da advocacia.
BANHEIROS - Tem coisas que merecem um pouco mais de destaque. Os banheiros do Ginásio Adolfo Stella foi um comentário a parte. Não tinha quem não falasse. Em que pese o grande público, entre crianças e adultos, os banheiros estavam limpíssimos e muito higiênicos. Algo raro de acontecer em se tratando de eventos desse porte. Parabéns aos organizadores e ao pessoal da limpeza.
LUZES NA PRAÇA - Esse assunto merecia uma coluna inteira. Nunca se viu, em toda a história de Lagoa Vermelha, uma praça tão linda como a desse ano. A opinião é unânime: os enfeites natalinos estão maravilhosos. Quem ainda não passeou pelo centro da cidade, ao anoitecer, que assim o faça. Com certeza entrarão da magia do Natal. E, diga-se de passagem, esse ano - muito acertadamente - a decoração foi oferecida cedo, na primeira quinzena do mês de outubro, para que os munícipes contemplem por mais tempo essa ornamentação fantástica que foi feita, principalmente com materiais recicláveis recolhidos pelas escolas municipais. À Secretaria de Educação, através da professora Rejane Girardi Cunha, responsável por liderar todo esse trabalho, nosso reconhecimento.


Radar ON-LINE: