COLUNISTAS
17/10/2025
DESINTERESSE
Impressionante a desmobilização que passou a permear a Consulta Popular do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tivemos mais uma edição. Confesso que em termos locais não vi ninguém falar ou fazer apelo para que a comunidade votasse nesse ou naquele projeto. Chamou a atenção o desinteresse. Trata-se de um processo que esvaziou completamente.
NÃO HAVIA NINGUÉM
Em Lagoa Vermelha sempre houve uma pessoa responsável pela Consulta Popular. Era quem organizava tudo e procurava mobilizar os mais variados setores de atividades. Havia, se não estamos enganados, o Conselho de Desenvolvimento Econômico. Porém, pelo que se sabe não existe mais. Para a edição desse ano, não havia nenhuma pessoa responsável em termos de Lagoa Vermelha. Fácil de imaginar o fracasso em termos de votação.
DESESTIMULADOS
É assim que se sentem os municípios com relação à Consulta Popular. E o governo do Estado é o grande responsável. Há recursos desde 2016 que não foram repassados. A dívida para com o Corede de cada região do Estado é grande. Quem nos passou essa informação foi Ilton Nunes em uma entrevista há questão de pouco tempo. Aliás, na ocasião ameaçou até mesmo de fazer campanha para que as pessoas realmente não comparecessem para votar, tal a sua indignação. Lembro de uma frase sua: “Governo faz de conta que paga e a população faz de conta que vota”. Virou tudo num faz de conta. O processo perdeu a razão de ser.
POR QUE INSISTIR?
Essa é a grande pergunta. Se o governo do Estado não tem como cumprir os pagamentos, se não tem recursos ou os recursos são muito minguados, então que acabe com a Consulta Popular. Continuar insistindo é mesmo que abrir buraco n’agua.
UMA GRANDE NOTÍCIA
Foi o que o padre Lindomar dos Santos, pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, e Ivo Matuella, da comissão da igreja, transmitiram essa semana, em entrevista à Rádio Lagoa FM. Diz respeito à iluminação externa da Igreja Matriz São Paulo Apóstolo. Será algo que vai mudar a cara da área central da cidade. Um projeto arquitetônico, bonito, ousado. E aqui reverenciamos Ivo Matuella, que foi quem lançou a ideia, e o padre Lindomar que encampou a ideia, transformando-a num projeto que vai transformar a Igreja São Paulo Apóstolo num ponto turístico e cultural de referência de Lagoa Vermelha. Será uma iluminação externa permanente, moderna e eficiente.
JÁ PARA ESTE ANO
Padre Lindomar dos Santos assegurou que para o final deste ano já teremos a iluminação externa da Igreja São Paulo Apóstolo. Associada à iluminação natalina do município, avenida Afonso Pena vai se constituir num cartão postal de luxo. População de Lagoa Vermelha merece.
ALGO INOVADOR
A iluminação natalina de Lagoa Vermelha está muito bonita. Um grande trabalho liderado pela Rejane Cunha e Vera Souza. Ambas, comandando uma grande equipe, se atiraram de corpo e alma nesse projeto de iluminação da avenida Afonso Pena. E vou dizer mais: até tirando dinheiro do bolso para uma coisinha aqui e ali para que tudo saísse como o planejado. Um trabalho fantástico! E a grande novidade: as luzes já foram ligadas na terça-feira, coincidindo com a Feira Regional do Livro. Administração municipal resolveu inovar. Já desde outubro, a nossa principal avenida repaginada para as festas de fim de ano. Mais bonita, mais encantadora, mais alegre. Isso mexe com a autoestima da população.
Centro de Arte Sustentável e Administração Municipal de Lagoa Vermelha estão de parabéns.
ESPÍRITO COMUNITÁRIO
Registro que precisa ser feito. Num determinado momento, o Centro de Arte Sustentável ficou sem espaço para guardar o material para a iluminação natalina. Pessoal foi se socorrer a Valdir Scalabrin que possui um pavilhão que não estava sendo utilizado e que fica próximo ao Centro de Arte Sustentável. Valdir Scalabrin não só disponibilizou o local como não quis cobrar absolutamente nada. Um gesto bonito. É o chamado espírito comunitário.
NA CONTA
Há alguns meses, vereadora Paula Castilhos anunciou emendas parlamentares para Lagoa Vermelha que giravam em torno de 1 milhão e 300 mil reais. Partidos adversários “bombardearam” a vereadora Paula, dando a entender que eram apenas promessas. Nada de concreto. “O que vale é dinheiro na conta. Não adianta só fazer promessas”, argumentavam.
Esta semana, vereadora Paula Castilhos informou que dos cerca de 1 milhão e 300 mil reais, 600 mil já estão na conta do município. Destinam-se à área da saúde.
INCONCEBÍVEL
Moradores da rua Atílio Bonotto, no bairro Nunes denunciam o descarte incorreto de lixo em via pública. Segundo relatos, mesmo com contâiners disponíveis a menos de meia quadra de distância, algumas pessoas continuam deixando sacos de lixo diretamente na rua. O problema persiste mesmo após a limpeza feita pela equipe responsável: "Eles limpam hoje e amanhã já está do mesmo jeito", relatou um morador.
Além do lixo doméstico, a situação se agrava em certos dias, quando até móveis quebrados são abandonados no local, contribuindo para a poluição visual e podendo atrair animais e insetos.
Os moradores pedem mais conscientização por parte da comunidade e, se necessário, maior fiscalização por parte do poder público para coibir esse tipo de prática.
VERDADE NUA E CRUA
Sicredi promoveu Work PJ 2025 na terça-feira, no Clube Comercial de Lagoa Vermelha. Presença de um dos maiores palestrantes brasileiros: José Salibi Neto. Bagagem internacional. Em função de nossas atividades na rádio, conseguimos acompanhar somente a parte final da palestra. Foi o suficiente para captarmos algumas mensagens bem interessantes. “Temos que nos reinventar”. Sim, da forma como tudo evolui, se não nos reinventarmos, corremos o sério risco de sermos atropelados pelo avanço de tudo. Uma segunda observação: “O mundo dos medianos está acabando”. Verdade verdadeira. Os mais preparados, os mais evoluídos, os mais competentes acabam engolindo os medianos.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Hoje é uma realidade incontestável. Está aí. Veio para ficar. Porém, é preciso saber utilizá-la. Atrás dela, tem um ser humano que deve estar muito bem preparado para saber manuseá-la. Não basta, pura e simplesmente, termos à nossa frente a inteligência artificial se não soubermos lidar com a mesma. José Salibi Neto discorreu sobre o tema na palestra.
TRISTE REALIDADE
Uma constatação: a geração de hoje, comparativamente às gerações mais antigas, deixa muito a desejar em termos de comprometimento, envolvimento, entrega. Falta engajamento. Claro, com honrosas exceções. Em razão disso, as pessoas de cabelos brancos, mais maduras, mais experientes estão sendo recrutadas para o mercado de trabalho.
Os jovens de hoje são definidos como “Geração Z”. Isto é, as pessoas que nasceram e cresceram com as tecnologias digitais presentes em suas vidas, como videogames, MP3, iPod, etc.
DE OUTROS ESTADOS
Algo que chamou a atenção, em recente entrevista com o coronel Becker, comandante do CRPO Nordeste, ao se referir aos concursos da Brigada Militar. Candidatos de outros estados têm vindo para participarem.
- Cerca de 8 ou 9 candidatos de Sergipe, Ceará, Alagoas, locais distantes do Rio Grande do Sul. Pessoas de outros estados vem buscar uma carreira aqui. Acabam virando “gaúchos”, disse.


Radar ON-LINE: