COLUNISTAS
03/10/2025
PATRAM registra crimes ambientais
Na sexta-feira 26/09, a Brigada Militar através da PATRAM de Lagoa Vermelha, constatou nova intervenção em área de preservação permanente, nascentes e curso de água, em área rural no município de Ibiraiaras.
No local foi apurada a construção de um chiqueiro, não respeitando a área de preservação no entorno de nascentes e a menos de trinta metros de um córrego. O responsável mantém confinados oito suínos e 73 galinhas.
Ao lado desta primeira constatação, existe um galpão também em área de preservação permanente, onde estão confinados 13 ovinos, um suíno e sete bovinos.
Em ação conjunta, em todos os locais, os animais geram lodo característico, com presença de urina, fezes, resíduos alimentares e outros, com emissão de forte cheiro característico e proliferação de moscas. Os resíduos, com presença de chuva, estão escoando para dentro dos corpos hídricos, causando poluição das águas e do solo, totalmente em desacordo com a legislação vigente.
O local de regeneração natural prevista em projeto teve a vegetação típica destruída. Diante da situação não há regeneração natural objetivo do respectivo PRAD. As situações caracterizam crimes ambientais tipificados nos artigos 48 e 60 da lei 9605/98.
Prisões de traficantes no bairro Boa Vista
Na noite de quarta-feira (1º/10), a Brigada Militar prendeu três indivíduos por tráfico de drogas no bairro Boa Vista, em Lagoa Vermelha. Durante patrulhamento, os policiais avistaram uma mulher tentando repassar uma sacola plástica a outro indivíduo. Na abordagem, foram identificados três suspeitos, e no local foram localizadas porções de maconha, cocaína e crack.
Foram apreendidos 61,7 gramas de maconha, 0,7 gramas de cocaína, 3,2 gramas de crack, além de três aparelhos celulares, os detidos receberam voz de prisão em flagrante e foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, à Delegacia de Polícia para as devidas providências legais.
PATRAM de São José do Ouro flagra crime ambiental em Tupanci do Sul
O Grupamento de Polícia Ambiental de São José do Ouro atendeu ocorrência de crime contra a flora no interior do município de Tupanci do Sul. A ação aconteceu após denúncia anônima sobre o corte e beneficiamento de árvores nativas. Conforme a PATRAM, no local foi realizado levantamento ambiental, sendo constatado o corte raso e seletivo de 70 araucárias e 5 árvores folhosas nativas.
Ainda segundo a PATRAM de São José do Ouro, em um galpão da propriedade foi encontrada madeira já beneficiada em tábuas, oriunda de espécies nativas como canela, angico e cedro, somando 9,975 m³. A guarnição também constatou vestígios de que uma serraria móvel havia sido instalada próximo ao galpão e ao curso d’água, utilizada para o beneficiamento de madeira, sendo que parte dela já havia sido retirada do local.
Toda a madeira encontrada na propriedade foi apreendida e ficará à disposição da Justiça.
Durante a abordagem, o autor do fato foi identificado e admitiu não possuir licença ou qualquer documento que autorizasse o corte, o beneficiamento ou o transporte da madeira. Ele responderá por crime contra a flora, de acordo com a legislação ambiental vigente.
Polícia Civil prende condenado por estupro de vulnerável
Na sexta-feira (26.09), policiais civis da Delegacia de Polícia de Lagoa Vermelha cumpriram mandado de prisão contra um homem de 27 anos, condenado definitivamente a 8 anos e 10 meses de reclusão pelo crime de estupro de vulnerável. O indivíduo, que se encontrava foragido, foi localizado no bairro Boa Vista. Após os trâmites legais na DPPA foi encaminhado ao presídio estadual de Lagoa Vermelha.
Incêndio em apartamento: instalação mal feita causa vazamento e explosão de gás
Foi confirmada na noite da quarta-feira (24/09) a morte de Alice Visentin, de 18 anos, natural de Vacaria. A jovem estava em Passo Fundo para iniciar os estudos quando sofreu graves queimaduras em uma explosão registrada no apartamento em que passaria a morar. O acidente ocorreu em 2 de agosto e também vitimou o namorado de Alice, que faleceu ainda no final de semana do fato. A jovem permaneceu 50 dias internada no Hospital de Pronto-Socorro, em Porto Alegre, referência no tratamento de queimados, mas não resistiu aos ferimentos.
A investigação está sob responsabilidade da delegada Carolina Goulart, da 2ª Delegacia de Polícia de Passo Fundo. Segundo ela, um suspeito admitiu ter realizado horas antes do acidente a instalação do sistema de gás no fogão do apartamento, sem possuir formação técnica para o serviço. De acordo com a investigação, esse trabalho foi feito de forma precária e, muito provavelmente, ocasionou a explosão. O indivíduo será indiciado por dois homicídios culposos e por explosão culposa, previstos no Código Penal.
O inquérito policial está em fase final, aguardando apenas o resultado de uma perícia complementar e da necropsia oficial. A delegada ressaltou ainda a necessidade de cuidados em serviços que envolvam gás e eletricidade. Essa tragédia serve de alerta. É fundamental que as pessoas contratem profissionais habilitados para evitar que situações como essa se repitam, destacaram os policiais.
Brigada Militar prende dupla por tráfico de drogas em Ibiraiaras
Na noite de sábado (27/9), a Brigada Militar, por meio da 3ª Cia Independente - Nova Prata, prendeu dois homens (30 e 18 anos) por tráfico de drogas no centro da cidade de Ibiraiaras.
Durante operação de combate ao tráfico de drogas, uma equipe da Força Tática intensificou o policiamento na região, vindo a abordar o veículo GM/Astra de cor vermelha ocupado por dois homens.
Em revista veicular, foram encontradas seis porções (260 gramas) de maconha, uma balança de precisão e R$20,00. O veículo utilizado e dois celulares também foram apreendidos.
A dupla foi presa e conduzida à DPPA de Lagoa Vermelha para lavratura do auto de prisão em flagrante; posteriormente foram encaminhados ao sistema prisional.
Polícia Civil prende suspeito por violência doméstica
Na tarde de segunda-feira, 29/09, a Polícia Civil de Lagoa Vermelha cumpriu mandado de prisão preventiva contra um homem de 21 anos.
O investigado possui antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, desobediência, resistência e ameaça.
Conforme apurado, ele teria realizado reiteradas ameaças contra a ex-companheira, o que motivou a concessão de medidas protetivas pelo Poder Judiciário. Entretanto, o suspeito descumpriu as determinações judiciais, levando a autoridade policial a representar por sua prisão preventiva, a qual foi deferida.
Após os trâmites legais, o preso foi encaminhado ao presídio local.
A Polícia Civil disponibiliza o telefone/WhatsApp (54) 98414-2700 para o recebimento de informações, assegurando o anonimato dos denunciantes.
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável
A Polícia Civil de Barracão prendeu preventivamente, dia 30 de setembro, um homem de 44 anos investigado pela prática do crime de estupro de vulnerável contra a própria enteada, então com 12 anos de idade.
Segundo as investigações, o autor ameaçou a vítima para que não revelasse os abusos e, após a repercussão do caso, tentou oferecer dinheiro a familiares da adolescente com o objetivo de dificultar o andamento do inquérito. O investigado apresentou-se espontaneamente na Delegacia de Polícia, acompanhado de advogado, e, após os trâmites legais, foi encaminhado ao presídio estadual de Lagoa Vermelha.
Polícia Civil de São José do Ouro prende suspeito de furtos
Polícia Civil de São José do Ouro prendeu, preventivamente, um homem de 27 anos, investigado pela prática de diversos furtos recentemente registrados no município.
O indivíduo, que possui antecedentes policiais por ameaça, dano, posse de drogas e furto, foi encaminhado ao presídio estadual de Lagoa Vermelha, após a conclusão dos trâmites legais.
A prisão ocorreu na última terça-feira, primeiro de outubro.
Veículo é furtado no estacionamento de supermercado
No final da tarde de sexta-feira (26/09) foi registrado furto de um veículo no estacionamento do supermercado Compre Mais. Trata-se de um Chevrolet Corsa sedan, de cor cinza, placas IJW 7364, de Lagoa Vermelha.
Segundo a vítima, Hélio Oliveira, através de imagens das câmeras de monitoramento do mercado, foi possível registrar o momento em que o autor pratica o furto. Era um homem alto, magro e bem- vestido. Após furtar o carro, ele desceu pela rua Alexandre Pato em direção a Delegacia de Polícia.
Ainda na noite de sexta-feira o veículo foi localizado. Ele estava abandonado na estrada rural de acesso à região de Quebra Dente. O veículo foi periciado e recolhido para posterior devolução à vítima. A polícia segue investigando com a finalidade de identificar a autoria do crime.


Radar ON-LINE: