COLUNISTAS
Novos tempos, novas escolhas 03/10/2025
Domingo (28) aconteceu o Dia Mundial da Notícia, cuja função é destacar a importância do jornalismo na sociedade e trazer o conhecimento, a informação e a novidade. Enfim, trazer fatos dos mais diversos tipos. A data serve também para lembrar a importância do jornalismo na atividade humana.
Através do jornalismo a notícia cumpre a função de acompanhar, aproximar e criar um elo de informação de tudo o que interessa à sociedade. Exatamente por isso o jornalismo é extraordinário veículo de comunicação, mesmo quando muita gente dele tende a se afastar em face das redes sociais.
É certo que o jornalismo é fundamental, de valor relevante para irrigar a informação. Para um melhor entendimento, tomemos como exemplo a seguinte situação: o jornalismo é o trem, e a notícia, a crônica, o comentário, a crítica, a novidade, são os trilhos por onde eles rodam e chegam ao público.
E com as notícias, chegam muitas novidades, que muitas vezes mexem com antigos valores fundamentais. É aqui que estaciono, para comentar um pouquinho sobre a nova forma de relação e formato que ganha força entre os jovens. Trata-se da relação aberta, conhecida pela sigla DADT, cuja tradução significa “não pergunte, não conte”.
Neste caso, o casal tem autorização para ter relacionamentos fora do casamento e opta por manter essa questão de não querer saber o que aconteceu nos encontros. Para a psicóloga e sexóloga Lina Wainber, embora esse formato de relacionamento esteja ganhando força, não é uma novidade, “muitos dos nossos avós tinham esse tipo de relacionamento”.
O tema é longo e controverso, principalmente para quem guarda valores como respeito e família, essenciais para uma construção saudável e duradoura. Porém, trata-se de uma opção pessoal, afinal, novos tempos proporcionam novas escolhas.
***
UM INFARTO - Fulminante tirou a vida da churrasqueira e amiga Clarice Chwartizmann aos 63 anos, dia 14 passado. Uma mulher apaixonada pelo assado, ensinou mais de 3 mil mulheres os segredos do churrasco. A meu convite, em 2017 visitou a Festa Nacional do Churrasco e ficou encantada com tudo o que viu. Mas voltou e em 2022 novamente, agora como curadora do livro “Os Gaúchos e o Churrasco”, juntamente com o jornalista Ricardo Bueno, responsável pelos textos e edição. Aqui tive a oportunidade de acompanhá-los mostrando como é feito o nosso famoso churrasco, complementando com uma visita à Fazenda Marmeleiro, onde conheceram e degustaram o tradicional matambre e a linguiça campeira, que acabaram inseridos na belíssima obra. Tudo isso resultou em 20 páginas ilustradas sobre o churrasco de Lagoa Vermelha, em “uma jornada ao redor do fogo”.
***
GAÚCHO PARANAENSE - Luiz Edson Fachin assume a presidência do desgastado Supremo Tribunal Federal - STF - e nele são depositadas esperanças de calmaria na casa. O novo presidente apresenta um perfil mais discreto, mais focado no processo que nas mídias, virtudes que sinalizam nova postura no órgão máximo do Judiciário, principalmente o diálogo com os demais poderes, como determina a Constituição. Que assim seja! Na vida real, a primavera chegou com ares rebeldes, ainda não se desgarrou de um longo tenebroso inverno. No fim, o abraço da semana dedicado aos amigos Sema/Reonildo Mezzomo. É gente que lê a Folha.


Radar ON-LINE: