COLUNISTAS
26/09/2025
JORNALISTA ALDOIR NEPOMUCENO SERÁ HOMENAGEADO - O diretor do Jornal Folha do Nordeste, Aldoir Nepomuceno, será agraciado com a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul reconhecendo a trajetória do jornalista que soma 63 anos de atuação na imprensa regional, tornando-se uma referência do jornalismo gaúcho pela dedicação e seriedade com que desenvolve sua função. Dr Aldoir também é advogado, inscrito na OAB/RS 17.661. Merecida homenagem. Nossas felicitações.
JORNAL FOLHA DO NORDESTE - Em que pese os desafios enfrentados pela mídia digital, que oferece a notícia com grande velocidade, alcance e abrangência na informação, o jornal impresso ainda tem muito valor e é uma forma de mídia que vale a pena. O papel impresso foca em aprofundamento, contextualização, análise e a experiência sensorial que as mídias digitais não oferecem, sem falar na confiança e credibilidade. Um jornal impresso é visto como um dos meios de informação mais confiáveis e capaz de fortalecer a cidadania e o debate de ideias, além de ter um valor cultural inigualável, uma vez que serve como registro histórico fomentando o desenvolvimento de uma sociedade. Vida longa a essa empresa jornalística fundada em 1986, pelos sócios Aldoir Rodrigues Nepomuceno e sua esposa Ivanilde Hoffmann Nepomuceno, tendo a circulação desse semanário no ano de 1991.
FESTEJOS FARROUPILHA - A programação do dia 20 de setembro desse ano, não deixou nada a desejar: o mês começou com a chegada da chama crioula, encontro de assadores e entrevero cultural na Praça Frei Mateus Dolzan, gincana farroupilha, oficinas temáticas, apresentações artísticas nas escolas, rodeio, gastronomia e audiência crioula na Casa da Prefeitura no parque de rodeios. Também teve missa crioula na Igreja São Paulo, uma bela solenidade, diga-se de passagem, além de uma audiência crioula na Casa da Prefeitura no parque. Homenagens, jantares típicos, tertúlia, mateada, torneio de laço, a chula que não pode faltar e o tradicional desfile do dia 20 que aconteceu antes da chuva, tudo isso para marcar e abrilhantar o mês dos gaúchos. A busca incessante e o incentivo pela transmissão da tradição gaúcha às novas gerações é bonita de se ver, entre os que mais cultuam as nossas tradições.
O COMÉRCIO LAGOENSE DEVE OU NÃO ABRIR AOS DOMINGOS? A polêmica está grande. O comércio só pode abrir aos domingos e feriados mediante autorização em convenção coletiva, com negociação entre sindicatos em que o trabalhador tenha direito a folga ou pagamento em dobro, conforme a legislação trabalhista atual. A nova legislação visa fortalecer a atuação sindical na proteção dos direitos dos trabalhadores. Contudo, não há dúvida que o funcionamento aos domingos flexibiliza o consumo. Abrir o comércio aos domingos é visto como uma forma de atender às necessidades dos consumidores, que tem mais tempo livre para fazer compras e utilizar serviços, nesse dia. A geração de empregos e a atividade econômica também são colocadas em pauta. A abertura aos domingos também pode aumentar a demanda por trabalho e movimentar a economia local. Porém, para que isso aconteça, depende de regulamentação entre autorização sindical, convenção coletiva, lei municipal e o direito do trabalhador.


Radar ON-LINE: