COLUNISTAS

19/09/2025

LIMINAR
A partir de um mandado de segurança, requerido pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, a 1ª Vara Cível da Comarca de Lagoa Vermelha concedeu liminar em favor de uma candidata aprovada em concurso público da prefeitura do município, visando garantir a nomeação imediata da candidata ao cargo de professora na Educação Infantil.
         A candidata teve sua posse negada pela administração municipal sob o argumento de que sua formação não seria adequada para as funções do cargo. No entanto, de acordo com a decisão, o edital do concurso não colocava restrições quanto à especialidade da licenciatura exigida, aceitando qualquer licenciatura plena com habilitação para a respectiva classe.
A decisão judicial também destacou o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reconhece a possibilidade de provimento de cargo público por candidatos com formação compatível, ainda que diversa da prevista no edital, desde que não haja proibição expressa.
Com isso, foi determinada a suspensão do ato administrativo que impediu a posse da candidata e ordenou que a sua nomeação e investidura no cargo em até 10 dias. 
Todavia, município de Lagoa Vermelha interpôs agravo de decisão, cassando a liminar que havia sido concedida. Agora, aguarda-se o julgamento do mérito da questão. 
 
COMO É QUE FICOU?
E a polêmica envolvendo o estabelecimento comercial Bristot em Lagoa Vermelha? Empresário Alexandre Bristot divulgou um vídeo, através das redes sociais, externando toda sua indignação. O que motivou essa revolta? O fato de o Sindicato dos Comerciários alegar que o referido estabelecimento comercial não poderia abrir nos finais de semana (sábado à tarde e domingo), conforme desejo do empresário. Foi o assunto da semana passada em Lagoa Vermelha. A repercussão foi enorme pelo que Alexandre Bristot externou. Uma manifestação incisiva, contundente, pesada.  
 
BAIXOU A POEIRA
Na sexta-feira da semana passada, entrevistamos Alexandre Bristot. O cenário já era outro. A poeira havia baixado. Disse, na oportunidade, que as partes haviam se aproximado na busca de um entendimento. Inclusive, teceu elogios à presidente do Sindicato dos Comerciários, Jaciele Klaus. Deu a entender que estariam fumando o “cachimbo da paz”.
 
EPISÓDIO MOMENTÂNEO
Foi assim que definiu Alexandre Bristot
- A gente está começando a fazer uma parceria. Fizemos uma parceria para a abertura da loja aqui nesse final de semana. Na segunda-feira, falei com o pessoal, a gente já vai sentar para continuar e fortalecer a parceria. Sobre esse acontecido, infelizmente, às vezes, acontecem alguns imprevistos. Eu tive o prazer de conhecer a Jaciele, a gente conversou muito. Fizemos uma reunião bem construtiva.
- Voltaram a conversar? - perguntamos.
- Sim, a Jaciele me recebeu, foi muito querida, o pessoal dela todo me recebeu lá.  Estamos alinhando uma conversa muito bacana. Houve, talvez, falta de comunicação no início, mas a gente está ajustando isso. Foi um episódio momentâneo - afirmou Bristot nessa entrevista.
 
FALTOU COMUNICAÇÃO
Bristot procurou esclarecer.
  - Teve falta de comunicação entre nós, mas tivemos uma reunião muito produtiva. O pessoal, inclusive, ficou de nos visitar na loja, prometeu até participar da festa de final de semana. Então, eu acredito que ela também está preocupada com os colaboradores. Fiz questão que viessem todos os sindicatos visitar a loja, nos ajudar, fazer parte também desse momento da gente. Acredito que foi um episódio que aconteceu, a gente está tentando apagar isso com uma coisa boa que vai acontecer de agora em diante.  Eu vou ser bem claro, a Bristot nunca se envolveu com política.
 
SÓ QUE...
Alguém me assoprou que durante essa semana, na segunda-feira, o empresário Alexandre Bristot estava cuspindo fogo novamente. Não publicou vídeo, mas teria desabafado a uma pessoa a sua inconformidade com o Sindicato do Comerciários e mesmo com o poder público de Lagoa Vermelha.  Daí, a razão do questionamento: “Como é que ficou a situação? Houve um acordo ou não?”.
 
NOVO DIRETOR
Rômulo da Silva é o novo diretor do Campus da UPF de Lagoa Vermelha. Comunicação ocorreu pela reitora Bernadete Dalmolin na quarta-feira, no final da tarde. A escolha se deu através de um processo seletivo. Teve cerca de 40 participantes.  Foram candidatos de Lagoa Vermelha e de outros municípios.  Vários critérios foram levados em conta, principalmente no aspecto técnico. Deixou o cargo Adriano Lourensi. Continua somente como professor da UPF.
 
ATÉ O FIM DO ANO
Rômulo da Silva havia assumido, há questão de poucos dias, como diretor do Ceclea. Indagado como ficaria a situação, informou que fica nesse cargo até o final do ano. Depois se dedicará, única e exclusivamente, à UPF.
 
QUEM SABE
Em conversa informal com a reitora da Universidade de Passo Fundo, Bernadete Dalmolin, e o novo diretor do Campus da UPF de Lagoa Vermelha, Rômulo da Silva, foi aventada a ideia de, de repente, agregar o Ceclea à UPF. Segundo a reitora, é uma ideia a ser trabalhada. 
PERSPECTIVA
Pelo que pudemos depreender, a ideia da UPF é dar uma “sacudida” no Campus de Lagoa Vermelha. E aí entra o novo diretor Rômulo da Silva. 
- Temos a perspectiva de ampliar cursos aqui em Lagoa Vermelha. Estamos discutindo a ampliação de cursos, tanto no âmbito da educação superior, pós-graduação, mas também na educação técnica profissional que vai crescer pela falta que temos de mão de obra qualificada no mercado. É cogitada também a oferta de cursos mais rápidos - disse a reitora Bernadete Dalmolin. 
 
É DE SE PENSAR
Durante a semana, tivemos falta de água em Lagoa Vermelha. Pelo que se comentou, atingiu, praticamente todos os pontos da cidade. Num grupo de WhatsApp, li algo que chamou a atenção. 
- Cabe perguntar à Corsan/Aegea: “Há possibilidade de instalar um poço artesiano (poço tubular profundo) para minimizar os períodos recorrentes sem água no município?”. Depois veio argumentação.
- O poço seria acionado quando de estiagem ou problemas de manutenção da barragem. Se responder que um poço não atende, pode fazer um por ano. O poço seria utilizado somente em caso de necessidade, como manutenção ou quebra da adutora.
Posteriormente, um novo questionamento:  “Com relação ao reservatório principal existente, foi ampliado? Ou é o mesmo de 20 anos?”.
São perguntas importantes. Necessário se faz tentar achar uma solução de curto, médio e longo prazo.
  Depois da privatização, piorou com a CorsanAegea - foi arrematado.
 
AUDIÊNCIA CRIOULA
Algo inédito na programação da Semana Farroupilha de Lagoa Vermelha. Nesta sexta-feira, às 19 horas e 30 minutos, uma audiência crioula na casa da prefeitura, no Parque de Rodeios. Juíza de Direito, Lilian Raquel Bozza, o advogado Izaquel Boeno e os envolvidos em um processo estarão devidamente pilchados. O linguajar será gaúcho e haverá gaita e violão. Haverá execução do Hino Riograndense.  
 
BELA EXPERIÊNCIA 
Bombeiros mirins de Lagoa Vermelha estiveram participando de uma Olimpíada no município de São Marcos. Foi no final de semana que passou. Ao todo, foram 11 municípios da Serra que participaram. Mais de 300 crianças. Vários pais estiveram acompanhando. Um evento inédito. Soldado Guedes e soldado Godinho é que informaram.

Outras colunas deste Autor