COLUNISTAS

Perdemos ou ganhamos a guerra? 19/09/2025

Meus amigos, vendo o que vemos a cada ano, a cada Semana Farroupilha, me sinto com coragem para dizer que a Guerra dos Farrapos, que cobriu de sangue nossas coxilhas, de 1835 a 1845, não foi em vão. 
A força do poder do Império e a supremacia nas armas, até nos silenciaram e nos obrigaram a firmar um tratado de paz, no Ponche Verde. Mas, podemos ter certeza hoje, que não foram em vão tantas mortes, tantos sacrifícios, tantos lares enlutados. 
Os ideais Farroupilha estão mais do que nunca vivos em cada gaúcho, em  cada jovem, em cada mulher que naqueles tempos de guerra teve que assumir a fazenda, assumir a casa  os filhos, as lidas no campo e, o fez com  muita galhardia. Sim, as mulheres, milhares de "Anitas" seguiram seus "Giusepe Garibaldi", o som do clarim que as chamava para o dever, para a luta, sem nunca se entregar e continuar lutando pelos ideais de Igualdade, Fraternidade e Humanidade.
Sim, meus amigos, homens e mulheres gaúchas não se renderam e jamais se renderão diante de tiranias, de corrupção, de traições presentes no dia a dia do Brasil, continente que continua lutando para não ouvir nem professar o legado farroupilha.
Vendo crianças, jovens e adultos, cantando, dizendo versos, tocando gaita e violão, revivendo as tradições do Rio Grande, como vi no evento Recital ao Pé do Fogo, dentro da nossa Semana Farroupilha, posso dizer que não perdemos a Guerra dos Farrapos. 
Podemos até ter sido vencidos naquela batalha que durou 10 anos. Vencidos, sim. Derrotados, nunca. Os sentimentos que nortearam nossas lutas, estão mais presentes do que nunca em cada gaúcha, gaúcho, peão e prendas de todas as idades e de todos os rincões de nossa Pátria Gaúcha do Rio Grande do Sul.  
 
 
 
UMA BAITA SEMANA FARROUPILHA, pois não temos como não falar e ressaltar a excelência da programação apresentada à comunidade lagoense, na Semana Farroupilha de 2025. Uma baita semana.
 
PROMOÇÃO E ATRAÇÃO PARA TODOS OS GOSTOS. Tudo começou na sexta-feira da semana anterior com sessão solene da Câmara de Vereadores onde as mais altas autoridades do município, deram o passo inicial para as festividades.
 
PRESENÇA DO EXECUTIVO E LEGISLATIVO JUNTOS demonstrando a identidade nas comemorações e resgate da cultura e mais caras tradições gaúchas, que mobilizam grandes e pequenos.
 
CAFÉ CAMPEIRO NO CTG aconteceu no sábado, dia 13 de setembro, às 8h 30min com o Piquete 35 carregando a Chama Crioula para as festividades que homenageavam Alessandro Muliterno, o vice-prefeito.
 
RECITAL AO PÉ DO FOGO aconteceu a partir das 14 horas, ao lado do Adolfo Stella, numa promoção da APELV. A Chama Crioula foi transportada por cavalarianos da Cabanha da Confiança desde a Câmara de Vereadores até o acampamento festivo.
 
PRESENÇA DE AUTORIDADES E ARTISTAS DE NÍVEL ALTÍSSIMO. Foi assim o 1º Recital ao Pé do Fogo, prefeito, vice, vereadores, público em geral, apreciadores da música e da poesia sendo declamada, com maestria. Mais de 30 números artísticos foram apresentados no evento com sucesso absoluto. 
 
PRESENÇA DE JOVENS ARTISTAS, muitos guris e meninas, peões e prendas, demonstraram todo seu potencial de voz, canto e maestria em gaita ponto e acordeões, gaita tecla e violão. Quem foi lá presenciou um espetáculo de primeira linha. Todos os aplausos aos jovens.
 
AUDIÊNCIA GAUDÉRIA protagonizada pela OAB subsecção local e o Poder Judiciário. Presidente Aldemar Braghirolli e a Dra. Juíza foram protagonistas do importante evento jurídico, tradicionalista. Advogados e estudantes de Direito ao lado de populares estiveram presentes.
 
ALVICIO TELES EM DESTAQUE. No meio tradicionalista pela sua trajetória, serviços prestados, identificação com a cultura, tradições e culinária campeira. Uma exposição no saguão da Prefeitura destacou tudo isto no homenageado Alvicio Teles
 
CHAMA ATENÇÃO A PRESENÇA CONSTANTE E ALEGRE do prefeito Eloir Morona e de seu vice Alessandro Muliterno, dupla incansável no apoio e prestígio de todas as inciativas, tertúlias, gincanas ou quaisquer outras iniciativas voltadas para o culto às tradições, cultura e culinária gaúcha em nosso município. Estão de Parabéns.
 
FEIRA DO LIVRO REGIONAL VAI GANHANDO ESPAÇO E FORÇA. Programada para ocorrer de 15 a 18 de outubro o evento cultural vem monopolizando as atenções de toda a comunidade e, de maneira especial, do público voltado para o aspecto da educação, cultura e espetáculos de lazer.
 
SECRETÁRIO CARLOS BOMBASSARO, e sua competente equipe estão divulgando, desde esta semana, a íntegra da programação da Feira do Livro prevendo grande movimentação, show, bate-papos com autores e palestras de escritores, durante os três dias da Feira do Livro Regional.
  
SELO CONTRA VIOLÊNCIA À MULHER. Por iniciativa da vereadora Charise Bresolin deu entrada no Legislativo indicação ao Executivo para que seja implantado Selo Contra a Violência à Mulher em Lagoa Vermelha.
 
CONVÊNIO ENTRE OAB E MUNICÍPIO. Através da Comissão Mulher Advogada e o município serão expostos selos lilás com a expressão NÃO SE CALE e o número 180, em locais de grande movimentação popular. 180, medidas protetivas às mulheres em Lagoa Vermelha.
 
EMBAIXADORES DA CHULA. Por iniciativa do vereador Clacir Bonatto foi apreciada e aprovada indicação para que sejam designados “Monarcas da Chula” os jovens chuleadores que nos representarem em eventos culturais e turísticos. Lagoa Vermelha é a Capital da Chula. Faz jus.

Outras colunas deste Autor