COLUNISTAS
Polêmica à vista: trabalhar ou não no domingo? 12/09/2025
Pois, meus amigos, eu morro e não vejo tudo. Todos os dias tem gente e mais gente falando mal deste e daquele governo do Estado ou federal, sempre os culpados pelas crises, por você viver apertado, por não ter um carro bom, uma casa linda e não poder viajar ao Rio de Janeiro, ao nordeste no verão.
Com certeza, você, meu amigo, que está lendo esta coluna, também já ouviu este tipo de choro e lamentação. É sempre muito fácil colocar a culpa pelo nosso fracasso nos outros e, mais fácil ainda nos governos.
Sem adentrar no mérito e na pele de cada um, me permitam algumas reflexões para depois vocês fazerem seus julgamentos. Quando me candidatei a vereador, pela primeira vez, em Lagoa Vermelha, nos anos 80, existia uma lei que não permitia às oficinas mecânicas e similares, incluindo revendas de máquinas agrícolas a trabalhar nos fins de semana. Pois bem. Me candidatei a vereador e ouvi a gritaria dos donos de oficina e revendas de máquinas as que desejavam trabalhar no sábado e domingo. Entendi como algo necessário e que só traria renda e benefício a todos. Foi uma das tantas boas bandeiras de minha campanha.
Eleito vereador costurei um projeto de lei, neste sentido, e está valendo até hoje para alegria dos proprietários de oficinas mecânicas e revendas agrícolas e, porque não dizer para aumentar a renda de tantos profissionais do setor, proprietários ou empregados. Todos aumentaram sua renda, levaram mais renda à suas famílias e o município se tornou um polo agrícola.
Está aí um exemplo que pode ser comparado à polêmica de agora quando um lojista quer vir para cá e abrir aos domingos como o Stok Center, para vender seus produtos, prestar serviços à comunidade e dar melhores condições a grandes e pequenos.
Se Lagoa Vermelha deseja ser uma cidade turística tem que se adaptar às condições inerentes. Sem trabalho nos fins de semana em Gramado, Canela e tantas outras cidades, não funciona o turismo. . Então é definir qual a vocação atual e aonde se quer chegar. Mas, não esqueçam: - polos turísticos, - trabalham sim nos fins de semana e as famílias ficam bem felizes, ou não?
A polêmica continua e vocês podem fazer suas opções. Funcionários da loja e patrão que se acertem para o bem geral e felicidade da Lagoa.
TRADIÇÕES GAÚCHAS EM ALTA. Nem bem terminou a Semana da Pátria brasileira começam os preparativos para a Semana Farroupilha, muito mais presente na memória dos gaúchos.
DESTE SÁBADO ATÉ 20 DE SETEMBRO nada é mais importante do que lustrar as botas, passar a camisa, a bombacha e o lenço colorado ou branco para os festejos farroupilhas.
GRANDES E PEQUENOS DE PASSO CERTO no mesmo tranco pelo culto as mais caras tradições gaúchas, quer nos CTGs, escolas ou em outras entidades, afora acampamentos como ocorre em Porto Alegre.
NA LAGOA TEM COSTELAÇO E RECITAL AO PÉ DO FOGO. Um fim de semana para estar pilchado e com a voz e o paladar afiados. No sábado 1º Recital ao Pé do Fogo, junto ao Adolfo Stella. Muita música e poesia com declamadores, gaiteiros e músicos presentes das 14h às 18 horas, com erva boa para o chimarrão.
A PROMOÇÃO ABRE OS FESTEJOS FARROUPILHAS numa iniciativa dos Poetas e Escritores de Lagoa Vermelha, com apoio da Administração Municipal, em especial do prefeito Eloir Morona e de Natalia Biazus, da área de Turismo.
UM EXPRESSIVO NUMERO DE DECLAMADORES de Lagoa Vermelha e região estará declamando, cantando e tocando para todos os que forem a Praça Frei Mateus Dolzan, neste sábado à tarde.
NO DOMINGO TEM CONCURSO DE ASSADORES. Também na Frei Mateus. Tem brasa, falta levar a carne e ganha um avental quem participar. Boa iniciativa para quem se diz a Capital do Churrasco.
SECRETÁRIO LUCAS QUER AMPLIAR as funções tradicionais dos CTGs, transformando-os em centros de formação e oportunidades para os jovens. O Secretário, que é do meio, destaca o importante papel desenvolvido pelos CTGs e diz que se fosse dirigente do MTG ampliaria esta ação.
FEIRA DO LIVRO DE 15 À 18 DE OUTUBRO. A movimentação cultural e festiva de Lagoa Vermelha vai para bem além da Semana Farroupilha. De 15 a 18 de outubro teremos a Feira Regional do Livro, com extensa programação cultural, lançamento de livros, conversa entre autores e grandes shows musicais para encantar a comunidade regional.
A PRAÇA COBERTA VAI ESTAR LOTADA com as atrações programadas, incluindo apresentações musicais, palestras e a palavra do Paraninfo, Duca Redeker, de Porto Alegre. O secretário Bombassaro está muito otimista com o evento que vem monopolizando as atenções da comunidade.
APELV - ASSOCIAÇÃO DOS POETAS E ESCRITORES DE LAGOA VERMELHA está integrada ao espírito cultural da Feira do Livro e vai lançar uma coletânea contendo Crônicas, Contos e Poesias de 28 escritores lagoenses.
SEMANA DA MATERNIDADE E PATERNIDADE ATÍPICA. O evento vem de ser aprovado no legislativo lagoense graças a iniciativa do vereador Charuto que busca a valorização das mães e pais com a semana a ser comemorada no mês de maio de cada ano.
MAPEAR DESCARTE DE LIXO. Boa a iniciativa do Vereador Raniery Bozza sugerindo que o Executivo coloque câmaras especiais para flagrar eventuais descartes de lixo em locais impróprios. Multa e outras penalidades aos infratores. O brasileiro só sente dor no bolso. (kkk)
MAIS ASFALTO PARA A RODRIGUES. É o que pede o vereador Viego Silva com asfaltamento na rua Olinto Pimentel, da Afonso Pena a Otávio Andrade.
FIM DA NOVELA DO LAJEADO? Acredito que sim. A empresa vencedora, finalmente está tomando as últimas providências para asfaltar os restantes 500 metros da RS 461, próximo ao Morro da Tia Polinária, às margens do Lajeado dos Ivo. Já era tempo, poxa....
MAS ANTES TARDE DO QUE NUNCA. E, muito bem-vindo o asfalto na ligação ao progressista Capão Bonito que espera agora mais empresas, investidores para gerar emprego e renda.
FALANDO EM EMPREGO E RENDA dá gosto de ver tantos lagoenses, muitos que até foram contra a emancipação do Capão Bonito, agora, empregados da Prefeitura (mamando na teta da barrosa) fazendo filas de manhã para ir ao Capão e à tardinha voltando prá Lagoa.
É CLARO, TODOS CONCURSADOS E DILIGENTES FUNCIONÁRIOS que merecem uma estradinha bem asfaltada e sinalizada, como está ficando a nossa RS 461. A sorte é para quem merece, não para quem quer. (kkk)
ÚNICA RECOMENDAÇÃO. É para que os funcionários, motoristas ao irem e voltarem do trabalho, o façam com calma, sem altas velocidades, pondo em risco a própria vida e de seus colegas. Só um alerta. Calma que tem para todos!


Radar ON-LINE: