COLUNISTAS

05/09/2025

Operação da GAECO do Ministério Público cumpre mandados em Lagoa Vermelha
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) deflagrou na sexta-feira, 29 de agosto, a Operação Bom Negócio, visando aprofundar investigações sobre uma facção criminosa envolvida na lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e em falsos sorteios de veículos na região de São Gabriel. 
A ofensiva mobilizou cerca de 100 agentes e ocorreu também em Cruz Alta, Ijuí e Lagoa Vermelha, com apoio da Brigada Militar e da Polícia Penal. Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, além de sete medidas cautelares que resultaram no bloqueio de bens e ativos superiores a R$ 5,5 milhões.
Coordenada pelos promotores João Afonso Beltrame e Rogério Meirelles Caldas, a operação atingiu residências, revendas de veículos e até o presídio de São Gabriel. Entre os bens identificados, 44 automóveis faziam parte do esquema, sendo que 24 deles já foram alvo de apreensão judicial. Segundo os investigadores, os crimes tinham como objetivo fortalecer a organização criminosa e ampliar seu domínio sobre o tráfico de drogas na região.
As apurações iniciaram a partir de informações repassadas pela Brigada Militar, que apontavam movimentações financeiras suspeitas. Com base nisso, o GAECO descobriu uma rede estruturada, com divisão de tarefas, uso de empresas de fachada e contas bancárias em nome de laranjas para ocultar recursos ilícitos. O grupo utilizava revendas de automóveis, incluindo veículos de luxo, além de falsos sorteios digitais como mecanismos de dissimulação.
No total, sete pessoas são investigadas, entre elas um traficante preso com pena de 37 anos, sua mãe e dois filhos, além de empresários ligados ao ramo de veículos no Norte e Noroeste do Estado. Os crimes apurados incluem tráfico de drogas, lavagem de capitais, estelionato, organização criminosa e crime contra a economia popular. Os sorteios fraudulentos eram promovidos por plataformas digitais, com pagamento via PIX, mas os carros nunca eram entregues, permanecendo nas revendas ligadas ao esquema.
 
Empresa flagrada poluindo o meio ambiente
Brigada Militar, através da PATRAM, em atendimento a denúncia de descarte irregular de resíduos, realizou fiscalização em fábrica de móveis no município de Lagoa Vermelha, segunda-feira (01/09).
No local os policiais constataram o depósito e descarte irregular de resíduos sólidos recicláveis como: rejeitos da indústria moveleira "retalhos de compensado, madeira", pneus velhos, eletrônicos, isopor, lixa, eletrodomésticos, espumas, vidro, rejeitos da construção civil, entre outros. 
Os materiais relacionados estavam atingindo a vegetação arbórea nativa, sendo feito o levantamento ambiental e fotográfico. Todo o serviço era realizado em desacordo com a licença de operação e legislação ambiental vigente. 
Foi identificado o proprietário da área e confeccionado Termo Circunstanciado pelo crime tipificado pelo Art. 60 da Lei 9605/98 e notificado o mesmo a realizar a destinação correta dos materiais relacionados.
 
Casal preso por tráfico de drogas em Vacaria
Na madrugada de domingo (31/08) a Brigada Militar prendeu um homem e uma mulher por tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico, no bairro Mauá, em Vacaria.
Durante patrulhamento da Força Tática, os policiais avistaram um indivíduo que tentou fugir ao notar a presença da guarnição. Na abordagem, foram apreendidas 62 porções de crack fracionadas para venda (5,6 g), uma porção maior de crack (22,8 g), três porções de cocaína (4,3 g), além de dinheiro e um celular.
Na sequência, os agentes identificaram a residência associada ao caso, onde também foi presa uma mulher, já mencionada em registros anteriores relacionados ao tráfico.
 
Brigada Militar participa de ato da Semana da Pátria
Na manhã de segunda-feira (1º/09), a Brigada Militar, por meio do 10º Batalhão de Polícia Militar, participou do ato solene em homenagem à Semana da Pátria na Escola Ângelo Granzoto, em Sananduva.
A cerimônia contou com o hasteamento das bandeiras e a presença de autoridades locais, entre elas o prefeito e secretários municipais. Os alunos da escola também realizaram apresentações alusivas à data, valorizando os símbolos nacionais e reforçando o espírito cívico junto à comunidade escolar. A Brigada Militar destacou que segue presente e integrada às ações da comunidade, fortalecendo os valores de civismo e proximidade com a sociedade.
 
Polícia Ambiental flagra crime contra a flora em Caseiros
Terça-feira, 02/09, a Brigada Militar, através da PATRAM de Lagoa Vermelha, deslocou-se até a Capela Cristo Rei, interior do município de Caseiros, onde constatou destruição de floresta nativa em estágio inicial e médio de regeneração, dano a vegetação arbórea nativa, atingiu uma área total de 0,11 hectares.
Todo o serviço foi realizado fora de área de preservação permanente, atingindo espécies como Camboatá, Angico, Canela, Vassorão, entre outras. 
A degradação foi realizada através de destoca mecanizada, sem licença do órgão ambiental competente. Diante aos fatos foi efetuada a comunicação de ocorrência policial para o proprietário da área pelos crimes ambientais tipificados.
 
Prisão em flagrante por tráfico de drogas 
Na tarde de sexta-feira, 29 de agosto, a Polícia Civil de Lagoa Vermelha prendeu, em flagrante, um homem de 21 anos, já com antecedentes por roubo e tráfico de drogas. O suspeito foi localizado nas proximidades de um ponto de venda de entorpecentes, no bairro Operário - mesmo local em que havia sido preso em dezembro de 2024 pelo mesmo crime. Ao perceber a tentativa de abordagem, o indivíduo empreendeu fuga, correndo por diversas ruas. Durante a perseguição, tentou se desfazer de um invólucro, arremessando-o sobre o telhado de uma residência. Após ser alcançado, resistiu à prisão, mas foi contido e algemado. O material dispensado foi recuperado e, em seu interior, encontradas 140 pedras de crack.
Conduzido à Delegacia de Polícia o preso foi autuado em flagrante e, após os trâmites legais, encaminhado ao presídio estadual de Lagoa Vermelha. A Polícia Civil reforça que a comunidade pode colaborar com informações por meio do telefone/WhatsApp (54) 8414-2700, com garantia de absoluto sigilo e anonimato.
 
Duas pessoas ficam feridas em capotamento em São José do Ouro
Duas pessoas ficaram feridas em acidente de trânsito registrado no início da tarde de sábado (30/08), em São José do Ouro. O sinistro ocorreu por volta das 12h40amin, na ERS-343, no trecho que passa pela comunidade Cerro Azul.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Voluntários, o veículo trafegava no sentido Barracão–São José do Ouro quando o motorista perdeu o controle, saiu da pista e acabou capotando. As causas do acidente ainda são desconhecidas.
Uma passageira do automóvel foi socorrida por populares e levada para atendimento médico antes da chegada da equipe de resgate. Já o condutor recebeu os primeiros atendimentos dos bombeiros voluntários e foi encaminhado ao hospital. A ocorrência também contou com o apoio da Brigada Militar.
 
PATRAM encontra grande derrubada de pinheiros em Ibiraiaras
A PATRAM de Lagoa Vermelha, em atendimento a denúncia anônima, constatou o corte irregular de 20 pinheiros brasileiros (Araucária Angustifólia) e uso irregular do fogo, em propriedade rural localizada em Capela São Pio X, interior do município de Ibiraiaras. 
No local também foram encontradas 13 toras de pinheiro brasileiro, totalizando 11,42 metros cúbicos de madeira, sendo apreendidas conforme Termo de Apreensão e Fiel Depositário. 
Todo o serviço foi realizado sem licença do órgão ambiental e em desacordo com a legislação vigente. Diante aos fatos foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial aos responsáveis.

Outras colunas deste Autor