COLUNISTAS
A CPI do INSS 29/08/2025
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre as fraudes no INSS finalmente foi instalada durante a semana. Este escândalo, que estourou durante o terceiro mandato de Lula, e que precipitou inclusive a queda do ministro da Previdência, é dos mais rumorosos e envolve bilhões de reais. Até agora ninguém foi punido, e quase nada foi investigado pela Justiça.
A CPI será controlada por políticos da oposição, de tal sorte que não será uma “CPI chapa branca” e que fingirá investigar alguma coisa. Nota-se que há um desejo genuíno de esclarecimento dos fatos, tanto que o período a ser investigado será a partir do desastroso segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff. De Dilma até este igualmente desastroso terceiro mandato do Lula.
Há muito a ser aprofundado, pois o país precisa entender como milhões de aposentados tiveram parte de suas aposentadorias drenadas por algumas associações. É um dos maiores escândalos de corrupção da história brasileira, e merece uma atenção especial. Mereceria, inclusive, uma atenção maior por parte do STF, mas parece que por lá as investigações não avançaram sobre esse assunto.
Projeta-se, por fim, que a CPI será um ponto de desgaste para o governo Lula, não estando descartada a investigação em relação a uma associação de aposentados do irmão do presidente. O trabalho está apenas no começo e a sujeira deve ser retirada debaixo do tapete para que todos nós saibamos quem permitiu e quem executou o roubo e por tanto tempo aos aposentados brasileiros.