COLUNISTAS

O tarifaço do Trump e o queijo 29/08/2025

Pois, meus amigos confesso que cheguei à conclusão simplista de que apesar de "Jubilado", 70 primaveras eu não faço mais, mas vou poder escrever muita coisa além desta gostosa coluna semanal aqui na Folha. Vou escrever mais e mais contos, crônicas e frases singelas que sejam, porque minha imaginação e observações continuam a mil. 
Hoje pela manhã, entre um mate e outro, solto ainda ao pé do Borralho, comecei a pensar nos efeitos para nossa gente destas brigas e injunções polítiqueiras que ninguém mais aguenta nos noticiários de Rádio e TV, dia e noite. Eu sei que brasileiro não vive sem rádio, mas tem hora que chega a dar um certo nojo da qualidade dos noticiosos que nos oferecem e, principalmente, no radiojornalismo e telejornais. 
Às vezes fico me vendo diante do rádio jornalismo da Rádio Caxias, em meados de 1974, em plenos tempos de censura à imprensa, recebendo às 11h30min um Tenente do Exército, sediado no Comando de Canhões Automáticos e Antiaéreos, o Tenente Meira, que lia as notícias que seriam divulgadas em seguida e, se encontrasse algo que lhe parecia suspeito ou contra a Revolução, simplesmente fazia uma enorme X com um lápis vermelho, aprendia, recolhia as laudas e levava para o quartel, ali no bairro Rio Branco. E, eu, sem reclamar nem achar ruim, porque precisava do emprego, tinha que escrever outras matérias. Nem nomes ligados a oposição (MDB). Eram as regras do jogo.
As minhas escritas eram espremidas como u m queijo para ver se não tinham expressões ou algum sentido contrário a Revolução. O noticiário como um leite coalhado, era espremido, prensado, dessorado para formar o queijo de cada dia. O noticiário do rádio jornal Madezatti, o mais ouvido da região, alcançando índices assustadores de 90 rádios ligados nele, a cada 100. 
Pois, pensei que o tarifaço do Trump não deixa de ser uma censura. Vem cobrar 50% a mais dos importadores de mercadorias brasileiras levadas aos Estados Unidos. Mas que brincadeira é essa? Que censura burra é essa se os gringos de lá que nos compram vão ter que pagar mais? E a inflação vai explodir, os preços ficarão mais altos em vários setores. Um grande tiro no pé.
O Soro que estará saindo, com este aumento, nos afasta do Tio Sam e nos atira nos braços de outros compradores, famintos, sejam comunistas ou imperialistas. O dinheiro não tem marca e a fome bate em todos. Então, meu amigo Trump, você como o grande Can Can, está dando um tiro no pé e vai beber o Soro que sai do queijo. Nós produtores brasileiros, vamos sofrer um pouco, mas vamos encontrar outros mercados, outras bocas famintas. O Brasil, não tenho dúvidas, vai se sair bem melhor depois da taxação maluca, porque a dor ensina a gemer. 
Vamos nos preparar para vermos a médio prazo o Brasil como uma potência mundial respeitada porque nós produzimos comida a um planeta cada vez mais, "Miley e Trump", malucos, como Eles, só egocêntricos narcisistas que pensam que o Planeta gira ao redor do umbigo de ambos. Quem viver verá, o Brasil e os brasileiros tem um futuro promissor apesar das dificuldades vividas em função do tarifaço e das derrapadas dos governantes atuais.
 
 
 
SANTINI EM AÇÃO É FURACÃO! Podem acreditar o nosso bom Baixinho não bota prá perder. Está sempre atento e não perde uma oportunidade de ajudar o município.
 
PLANTA BEM E DEVE COLHER BONS FRUTOS. Diga-se de passagem, bons e bastante votos em Lagoa Vermelha, independente do partido a que pertença. Santini mostra serviço e se credencia a cada dia mais.
 
MAIS DOBLÔS PARA A SAÚDE. Os dois veículos novos foram repassados ao municipio pelo Tribunal de Justiça atendendo solicitação do deputado Santini. Entrega ocorreu no sábado com a presença do prefeito Morona, vice Alessandro, Santini, vereador Clacir e Alvicio Teles.
 
FALANDO EM ALVÍCIO, é de conhecimento geral, mas é bom destacar o bom trabalho que realiza como Chefe de Gabinete, desempenha papel importante como articulador filtrando os assuntos e dando o correto encaminhamento às reivindicações populares.
 
ATÉ O 'VEIO DA HAVAN” caiu na rede dos bons assadores e pescadores lagoenses. Foi na segunda- feira no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, que o Alvicio Teles fisgou com um bom churrasco da Lagoa, nada menos que "o Véio da Havan” que fez rasgados elogios a equipe lagoense
 
PRESENTES AO EVENTO GASTRONÔMICO E SOCIAL. O Secretário Santini, Vice Alessandro Muliterno, Alvicio Teles, Patrão do CTG Alexandre pato e a experiente equipe de assadores de churrasco. Churrasco da Lagoa divulgado para o mundo. Redes Sociais do Véio da Havan.
 
PROPAGANDA é A ALMA DO NEGÓCIO. E sendo de graça melhor ainda. Pegou muito bem para o município o destaque recebido junto ao Governo do Estado, líderanças presentes ao evento e, principalmente, a divulgação via redes sociais pelo “veio da Havan”.
 
VAI QUE O VEIO SE ENCANTE COM LAGOA e resolve investir por aqui, trazendo uma Loja ou algo parecido.? Sonhar não é pecado e pedir não ofende. Que ele gostou do churrasco e do pessoal da Lagoa, com toda a certeza. Fez rasgados elogios!
 
VEREADOR BOZZA E A LEGALIDADE. Na tribuna do Legislativo o vereador Bozza, do PDT, de Lagoa Vermelha, em sua manifestação, lembrou da Legalidade comandada pelo líder Brizola e sua cadeia de rádio. O vereador destacou vários militares da época que honravam a farda.
 
ENTRE ELES O COMANDANTE DO 3º EXERCITO general Henrique Teixeira Lote e tantos outros que honram a farda e o exército brasileiro, lutando pela legalidade e respeito a Constituição, exigindo a posse do vice Goulart, o que gerou a Legalidade liderada pelo Tio Briza.
 
O VEREADOR DESTACOU ARMINDO RAIMUNDI, que foi delegado de Política em Lagoa Vermelha, pelo PTB e um dos baluartes da Legalidade. O vereador destacou o Grupo dos 11 e as movimentações à época em favor da Legalidade.
 
BOM O TRABALHO DE PODA já concluído, mas que deixou rastros positivos com a poda de árvores à espera das flores e frutos na primavera que se aproxima.
 
SEMANA DA PÁTRIA E FESTEJOS FARROUPILHA. Nem bem termina o agosto e já estamos com o coração e mente voltados para a Semana da Pátria e os Festejos Farroupilha.
 
ESTES, COM CERTEZA SERÃO.MAIS LONGOS porque antes de brasileiros, somos gaúchos brasileiros, e temos muito orgulho dos nossos feitos e de nossas tradições de luta em defesa da querência. Foi assim com a Revolução Farroupilha e continua nos dias atuais.
 
MUNICÍPIOS ORGANIZAM SUAS PROGRAMAÇÕES envolvem do, especialmente as escolas, motivando os jovens para o Amor à Pátria Brasileira e aos valores deixados pelos 10 anos da Revolução Farroupilha.

Outras colunas deste Autor