COLUNISTAS

O carro é bom, mas precisa trocar o piloto 29/08/2025

Amigos que arriscam ler nossos artigos estão preocupados pelo fato de o colunista mostrar tensão constante com a nossa nação e seu futuro. Verdade, afinal ela a nossa casa, é aqui que moramos e morremos. E mais, temos obrigação de deixar tudo em ordem para nossas gerações, que já estão por aí. Mas não é o que está acontecendo.
Veja, um país enorme como o nosso, de extensão continental, bem distribuído de clima e rios, com terras excepcionalmente favoráveis à agricultura e à pecuária, um parque industrial diversificado, extraordinário manancial para a exploração do turismo, em face das belezas naturais que vicejam em todas as regiões, mas não deslancha. 
Com todas essas ferramentas que o Brasil oferece para ser uma potência, a gente fica pensando e se perguntando o seguinte: ora, se o Brasil é toda essa riqueza, essa maravilha, o que é que está acontecendo que não anda, que não vai para frente? Dizem que aqui nada é definitivo, tudo é feito com o momento ou os interesses de alguns. A base é o improviso.
Como muitos brasileiros, entendo que a questão está na forma de administrar o país. Alguma coisa está errada e vem de muito tempo, desde a implantação do regime militar e piorou com a chegada da chamada democracia social, através dos governos Sarney, FHC e Lula III. Seguindo este raciocínio, uma transformação é inevitável.
Alguém tem que ter coragem e, acima de tudo, capacidade para mudar a política administrativa do nosso Brasil. Implementar um novo jeito de governar é a solução. Parece que estamos bem, mas não é verdade, a sociedade ressente-se da ausência de autoridade firme, de comando, de educação, de saúde, de segurança física e econômica. Ninguém pode negar que vivemos em sobressaltos e sem alicerce para o futuro.
 
***
INCRÍVEL - Mas possível. Se você ler 5 minutos por dia, no final de um ano terá lido durante 30 horas. O resultado compensa, porque a leitura é fundamental para o desenvolvimento pessoal e intelectual do indivíduo. Livros partilham sentimentos e pensamentos. Os livros colocam-nos em outros tempos, outros lugares, outras culturas. Os livros colocam-nos em situações e dilemas que nós nunca poderíamos imaginar que encontrássemos. Os livros ajudam-nos a pensar. Além disso, a leitura pode ser fonte de inspiração e motivação, ajudando a desenvolver habilidades e a alcançar objetivos. Faça essa experiência.
 
***
A FRASE - Considerando que o Brasil é dotado de condições excepcionais para se tornar uma potência, o governador de São Paulo, Tracísio de Freitas, em recente entrevista nacional fez uma comparação: “O carro é bom, falta só trocar o piloto”. Pois é, o futuro, que é incerto por ser futuro, ao seu tempo dirá como vai ficar tão aguda situação. Por aqui, o sol volta a brilhar, desfazendo nuvens cinzentas e carrancudas que teimam em persistir. Folias do tempo, que também nos ensina  “que a riqueza não consiste na posse  dos bens, mas no uso que se faz deles”.  No final, um abraço aos amigos Helena/Sergel Webber e Mágda/Evandro Xavier. É gente que lê a Folha.

Outras colunas deste Autor