COLUNISTAS
22/08/2025
NÃO TEM DINHEIRO
Vereadores Clacir Bonatto e Cleon Piva estiveram no Dnit em Porto Alegre. Levaram documentos, fotos e vídeos no sentido de inteirar o órgão sobre a situação crítica da BR 470, especialmente no trecho que vai do trevo da BR 285 até a Nutriz. São buracos, crateras, colocando em risco quem por ali transita. Há muito tempo que a Câmara de Vereadores vem reclamando e cobrando providências. Sabe o que os vereadores Clacir e Cleon ouviram? “Não tem dinheiro”.
AÇÕES PALIATIVAS
Dnit informou que o máximo que pode fazer, no momento, é uma operação tapa-buraco. Nada mais do que isso. Ações paliativas de pouca durabilidade. Lamentável sob todos os aspectos.
FOI O QUE RESTOU
Durante a semana, foram tapados os buracos da BR 470 até a Nutriz. Foi o que restou. Vai ter que ser assim. Um dia, quem sabe, o Dnit volta a ter dinheiro e daí possa fazer coisa melhor.
Algo que chama a atenção é que a BR 285, Lagoa a Passo Fundo, seguidamente é restaurada. Por que isso não acontece com a BR 470? Ambas rodovias são federais.
PELADURA BRABA
Se o Dnit não tem dinheiro para manter os equipamentos controladores de velocidade, imagine para o resto. A que ponto a situação chegou. Ainda bem que a Justiça entrou em ação, exigindo a reativação dos controladores de velocidade sob pena de pesadas multas. Senão nos transformaríamos numa terra de ninguém.
QUAL É O SENTIDO?
Estamos diante de uma nova Consulta Popular do governo do Estado. Trata-se de um processo que esvaziou muito. Pudera, o governo do Estado não paga. Só para o Corede Nordeste, o governo do Estado deve 8 milhões de reais. Mas, e daí? Qual o sentido da Consulta Popular? Achei um primor a definição de Ilton Nunes, membro do Corede Nordeste e da Amunor: “Governo do Estado brinca de pagar e nós brincamos de pedir votos para a população”. Na verdade, Consulta Popular se transformou num faz de conta.
VIRANDO EM PÓ
É o que está acontecendo com a Consulta Popular. Está minguando. Povo se desiludiu. Ilton Nunes comentou que já chegamos a 20 mil votos na região. E que há dois anos, esse número caiu para 900 votos. Na do ano passado, teve ainda 2 mil votos em função de que alguns municípios ainda trabalharam na busca de votos.
AMEAÇA
Ilton Nunes é uma referência da Amunor e do Corede Nordeste. Sua paciência, porém, chegou ao limite. Sua indignação é grande. “Se o governo do Estado não pagar o que deve até o dia 26 de setembro, a Consulta Popular vai sair como manda o figurino, mas eu, pessoalmente, estarei, através dos meios de comunicação, conclamando a população da região a não votar”, comentou em entrevista.
VACÂNCIA
É o que ocorre com o cargo de coordenador do SINE (Sistema Nacional de Emprego) de Lagoa Vermelha. Desde a saída de Zilmar Bogoni, no mês de março, o cargo está vago. Pelo que se sabe, o cargo pertence ao MDB.
POLÊMICA À VISTA
Na coluna anterior, informamos que um cidadão presenciou a Polícia Rodoviária Federal tirando fotos de placas de carros estacionados na paralela que dá acesso ao Stock Center. Não poderiam estacionar ali. Inclusive há placa nesse sentido.
Advogado Luis Filipe Zonta nos enviou mensagem: “Dá uma boa peleia. Pelo Código de Trânsito, a faixa de domínio termina quando começa o perímetro urbano”. Zonta expôs uma longa explicação. Ao final sugere que as partes, município de Lagoa Vermelha e Dnit, sentem para chegarem a um acordo para ver de quem é a competência daquele local.
TRANSPARÊNCIA
União das Associações de Bairros de Lagoa Vermelha promoveu jantar/dançante para assinalar seus 36 anos de fundação e o Dia Municipal do Líder Comunitário, comemorado no dia 10 de julho. Sadi Antunes de Souza e Braulio Guedes encaminharam prestação de contas. Tudo o que arrecadaram, tudo o que foi doado e os gastos. Tudo especificado item por item. Lucro foi de R$ 11.945,17. Transparência absoluta.
VANTAGENS DA ESPECIALIZAÇÃO
Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Alberto Delgado Neto, sobre a especialização das varas da Comarca de Lagoa Vermelha.
- Isso permite - não só com o avanço tecnológico que estamos tendo - uma racionalização da demanda, uma qualidade maior da decisão e a especialização dos servidores e magistrados em suas áreas. Com isso, a gente pretende dar uma maior velocidade na entrega da prestação jurisdicional.
MAIS UMA ENTREGA
Ronaldo Santini esteve incorporado à luta pela conquista da especialização das varas da Comarca de Lagoa Vermelha.
- Mais uma entrega. Mais um serviço que vem melhorar a prestação do serviço jurisdicional da Comarca de Lagoa Vermelha. As demandas encaminhadas ao judiciário de Lagoa Vermelha terão uma maior celeridade. Aquilo que falei em meu pronunciamento: a política precisa trazer soluções, resultados, mudanças na vida das pessoas. Em um determinado momento, precisamos sentar, juntar aqueles que têm, muitas vezes, a solução para que possamos entregar à sociedade melhores resultados. Um grande exemplo disso é o serviço de hemodiálise para o município e que vai servir a região.
NÃO DEMOROU
Aldemar Braghirolli, presidente da OAB local.
- Uma conquista que não demorou muito para se concretizar. Em 2023, houve a primeira reunião no Palácio da Justiça. Contamos com as forças vivas do município. Pontuamos, na oportunidade, sobre a necessidade da especialização da Vara Criminal e que acabou sendo atendida pelo Tribunal. Houve certa resistência à mudança. Hoje já temos juiz que veio com a família para Lagoa Vermelha. É sinal que a Vara não vai ficar desassistida.
PRIVILÉGIO
Prefeito Eloir Morona comemorou efusivamente a especialização da Vara Criminal.
- Um dia para ficar na história do município de Lagoa Vermelha. Tenho o privilégio de fazer parte desse dia.
ALMA LAVADA
Presidente da OAB estadual, Leonardo Lamachia.
- Esta conquista é da OAB local. Um trabalho exemplar com dados e com números. Estamos conseguindo hoje a conquista de uma melhoria para a sociedade. A partir do nosso pleito, temos um novo magistrado. Então, Lagoa Vermelha tem hoje uma condição diferenciada em relação a muitas comarcas. A OAB está de alma lavada.
GANHO IMENSURÁVEL
Foi assim que juíza de Direito, Lilian Raquel Bozza, diretora do Fórum, se expressou na tarde de quartafeira.
- Estamos muito felizes. É um ganho imensurável para a Comarca. E é isso que a gente busca - frisou.
REFORMA DO FÓRUM
- Fórum de Lagoa Vermelha está passando por uma ampla reforma. Os quatro andares serão totalmente restaurados, informou a juíza Lilian Bozza.
- Recebemos também computadores de última geração e equipamentos para as salas de audiências. Houve a designação de um juiz-substituto para a Vara Criminal. Isso tudo denota a atenção que Tribunal de Justiça do Estado tem dispensado para Lagoa Vermelha. Estamos radiantes - externou