COLUNISTAS

A conta chegou 18/04/2025

Uma recente pesquisa nacional do instituto Datafolha mostrou que a inflação, produzida pela incúria fiscal do governo Lula, está arrebentando com a vida dos brasileiros, e em particular dos mais pobres. Segundo os números, 58% dos entrevistados no país disseram que estão comprando menos alimentos do que costumavam - já entre os de menor renda essa situação cresce para 67%. Trata-se do impacto direto da inflação que campeia o Brasil.
A percepção é também a de que o presidente é o culpado pela subida do preço dos alimentos. Os brasileiros que avaliam que Lula possui “muita responsabilidade” atingem 54%, sendo que para 29% o petista tem “um pouco de culpa”. Assim, para 83% dos entrevistados Lula é o culpado. Lula e as teses econômicas retrógradas do PT, diga-se de passagem.
A pesquisa Datafolha também diagnosticou que as famílias estão alterando seus padrões de consumo e atividades em função do descontrole inflacionário. Mais de 60% já estão deixando de comer fora, 50% estão buscando reduzir o consumo de energia elétrica e água, 49% estão reduzindo o gasto com bebidas e 36% estão comprando menos remédios. 
O cenário é de carestia e de pessimismo econômico no país. Muita gente avisou que isso iria acontecer, sobretudo pela gastança promovida pelo governo desde o início do terceiro mandato de Lula, assim como pela sanha arrecadatória do governo. Eu próprio, nesta coluna, alertei para a hecatombe que estava vindo, e para o longo inverno de crise econômica que iríamos ter que atravessar. A conta, infelizmente, chegou, e a fatura continuará sendo endereçada aos brasileiros enquanto Lula, Janja e seus aliados vivem uma vida boa, com viagens e gastos muitas vezes sigilosos que nem temos conhecimento.

Outras colunas deste Autor