COLUNISTAS

18/04/2025

DADA LARGADA
Sim, foi dada largada para instalação das primeiras empresas no novo Distrito Industrial de Lagoa Vermelha. Na segunda-feira, três empresas receberam as escrituras para providenciarem a instalação. As empresas são todas de Lagoa Vermelha e que buscam se expandir. Prefeito Eloir Morona manifesta sua alegria. Ao todo, 23 empresas se habilitaram a se instalarem no novo Distrito Industrial num primeiro momento. Terão um prazo de dois anos para se organizarem nesse sentido. 
 
RAMOS DISTINTOS
Perguntamos ao prefeito Morona sobre as primeiras empresas a se instalarem no novo Distrito Industrial 
- Uma empresa de metal mecânica (Mecânica do Gordo), uma empresa da área de entretenimento (Provin Eventos) e uma empresa do ramo moveleiro (Zandoná Móveis). Três empresas de ramos diferentes. A terraplanagem já foi realizada.  As obras iniciam, em seguida - salientou prefeito. 
 
OS SAPOS
Prefeito Eloir Morona, em uma de suas entrevistas ao repórter, afirmou que um de seus objetivos era desenterrar três sapos: pavimentação da avenida Valmor Bonotto, na Área Industrial I; instalação de um elevador no Lar do Idoso; e o problema de alagamento em três pontos da cidade. 
Dois deles estão sendo desenterrados. Teve início a obra de pavimentação da avenida Valmor Bonotto, demanda de dezenas de anos. O outro, elevador no Lar do Idoso, também está sendo solucionado. O terceiro - alagamentos na rua Tiradentes, no bairro Rodrigues e no bairro Medianeira - se apresenta mais complexo. Ali o furo é mais embaixo. Esse está sem perspectiva no momento.
 
ENCRUADA
Assim se apresentava a questão do elevador no Lar do Idoso, segundo o prefeito Eloir Morona. Arrastava-se por um bom tempo.
- Esse elevador foi adquirido há muito tempo. Há dois ou três anos. Havia se transformado numa novela. A empresa entrega, não entregava. Vinha, não vinha. Agora, acabou chegando. Está em vias de ser instalado. Houve todo um imbróglio para o recebimento desse elevador. Foi só eu falar em sapo enterrado, acabou acontecendo. 
 
OBRA PARADA
Indagamos prefeito Morona sobre o Ginásio de Esportes próximo à sede da Associação dos Motoristas. 
- Está parada a obra. Estamos fazendo uma captação de recursos para que possamos tocá-la. A intenção é licitar a obra no total para que seja concluída, diferentemente do que vinha sendo feito. Ou seja, por etapas, esperando destinação de uma ou outra emenda parlamentar. Diante disso, havia muita dificuldade em se conseguir empresas que viessem assumir essas licitações. Houve três tentativas de licitações, com volume menor de recursos, e que acabaram desertas. 
- O que estaria faltando? - perguntamos. 
- Ele hoje está levantado e coberto. Tem um contra piso e parte das arquibancadas realizados. Falta fechar o entorno e fazer a quadra -  mencionou.
 
RECURSO JÁ DEPOSITADO
E a instalação do serviço de hemodiálise em Lagoa Vermelha? Estado já depositou 1 milhão e 800 mil reais para a obra. Pelo que se sabe, Fundação Araucária entendeu em realizar licitação para contratação da empresa que fará o serviço. Apenas para a mão de obra. O próprio Hospital São Paulo fará aquisição do material. Fundação Araucária optou pela licitação para dar uma maior transparência a todo o processo. 
 
NA EXPECTATIVA
Secretária da Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, anunciou, em sua estada em Lagoa Vermelha, em fevereiro, recursos para ampliação e compra de novos equipamentos para o bloco cirúrgico do Hospital São Paulo.  No momento, a expectativa quanto a liberação dos recursos. 
 
E O AMBULATÓRIO DE UROLOGIA?
Secretária da Saúde do Estado, Arita Bergmann, anunciou também a instalação em Lagoa Vermelha de um ambulatório de Urologia. Como é que está a situação? 
- Está em andamento esse processo de construção do ambulatório de Urologia. Paralelo a isso, conversei com o pessoal do hospital na semana passada. Eles estão buscando também o ambulatório de Endocrinologia. É bem provável que a gente consiga esses dois ambulatórios. Com isso, Lagoa Vermelha passará a ser referência para mais de 20 municípios nessas duas especialidades, da mesma forma como ocorre hoje com a Oftalmologia.   Esses ambulatórios serão construídos junto ao hospital. Será utilizada a estrutura do hospital - informou prefeito Eloir Morona. 
 
TRANSFORMAÇÃO
Foi concluída a pavimentação asfáltica da avenida Benjamin Constant na ligação com a BR 285. Falta agora a sinalização. Além disso, houve a troca da iluminação. Foram implantadas luminárias de led. Será ainda construído passeio no lado direito da via para quem se dirige à BR 285. Existe a possibilidade de instalação de um playground para as crianças nesse mesmo lado.  
 
BURACO N’AGUA
Na semana passada, uma comitiva de Lagoa Vermelha, formada pelo vice-prefeito Alessandro Muliterno; secretário do Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota; secretário da Assistência Social e Habitação, Ivan Barreto; e o vereador Viego Santos (PL), participou de uma reunião, no Instituto-Geral de Perícias (IGP), em Porto Alegre, para tratar sobre fortalecimento dos serviços prestados à população de Lagoa Vermelha, especialmente na emissão de carteiras de identidade. Mais um servidor e novos equipamentos foram reivindicados. A comitiva lagoense foi recebida pelo diretor-geral Adjunto do IGP, Paulo da Cruz Barragan. Estado não tem como atender esses pleitos. Foi comentado que essa precarização do serviço do posto do IGP de Lagoa Vermelha é a mesma realidade de outros postos do IGP. E que, talvez, a médio prazo esse serviço passará a ser digital. Ou seja, através de um aplicativo.
 
MAIS UMA OBRA
- Lendo, na sua coluna, sobre as importantes obras construídas em Lagoa Vermelha no governo de Euclides Triches, estranhei não ver citado o aeroporto municipal, que foi inaugurado em 27/09/1958 por ele. 
É a mensagem que recebi de uma figura ilustre de Lagoa Vermelha, Pércio de Morais Branco. 
 
JUSTA HOMENAGEM
Parque Municipal de Rodeios de Ibiaçá  receberá o nome do músico tradicionalista Rico Baschera. A proposta foi apresentada pelo vereador Vilmar Inácio Pellin ainda no mês passado, tendo sido apreciada pelos demais parlamentares na sessão ordinária de segunda-feira (14).
Natural de Ibiaçá, Ari Silvestre Baschera morreu em outubro de 2022, vítima de um câncer. Ele era cantor e compositor de música regionalista gaúcha e foi um dos fundadores do Grupo Manotaço. Durante anos, Rico Baschera apresentou o Programa Prosa e Mate, todos os finais de tarde, na programação da Rádio Lagoa FM.
O autor do projeto argumenta que o artista teve prestígio regional, com apresentações no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, e representava o município de Ibiaçá. O vereador ainda destacou que a iniciativa é uma “homenagem e reconhecimento” ao cantor.
 
DEVEDÔMETRO
Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) lançou uma ferramenta denominada ‘Devedômetro’, para monitorar e divulgar semanalmente os municípios onde médicos estão com suas remunerações atrasadas. Sindicato está atuando para resolver a situação. Todas as segundas-feiras haverá atualização, segundo o presidente do Simers, Marcelo Matias.

Outras colunas deste Autor