COLUNISTAS
11/04/2025
Lagoenses presos em Chapecó
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 55,9 kg de maconha e uma espingarda calibre 12 na quarta-feira (02/04) em Chapecó/SC. A droga e a arma estavam escondidas em compartimentos ocultos de uma caminhonete e foram descobertas graças ao uso de um scanner veicular.
O veículo foi abordado na BR-282 devido a irregularidades em uma lanterna traseira queimada e modificações na suspensão. Durante a inspeção inicial, os policiais rodoviários sentiram forte odor de maconha e decidiram submeter o veículo ao equipamento tecnológico que funciona como uma “visão de raio X” permitindo observar a estrutura interna dos veículos identificando fundos falsos e compartimentos adaptados.
Com a suspeita confirmada os agentes desmontaram as laterais da carroceria e localizaram tabletes de maconha. A arma irregular, sem número de série, estava escondida dentro da porta do passageiro.
O motorista, de 46 anos, natural de Lagoa Vermelha e a caroneira, de 27, foram presos em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Ambos foram encaminhados à Polícia Civil da região para os procedimentos legais.
Violência doméstica acaba em prisão
Na quinta-feira (03/04) policiais civis da Delegacia de Polícia de Lagoa Vermelha efetuaram a prisão de um homem de 44 anos contra o qual havia mandado de prisão preventiva expedido pelo Juizado da Violência Doméstica da Comarca de Passo Fundo.
O indivíduo foi localizado no centro da cidade e preso em razão do reiterado descumprimento das medidas protetivas de urgência deferidas, judicialmente, em favor de sua ex-companheira. Após a captura, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais e, posteriormente, encaminhado ao Presídio Estadual de Lagoa Vermelha.
A Polícia Civil reforça seu compromisso no enfrentamento à violência doméstica e coloca à disposição da comunidade o canal de denúncias anônimas pelo telefone/WhatsApp (54) 98414-2700.
Operação Cerco Fechado: prisão por tráfico e posse ilegal de arma se repete
Na tarde da segunda-feira (07/04), por volta das 16h, a Brigada Militar realizou duas prisões em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no bairro Gaúcha, em Lagoa Vermelha, durante ações da Operação Cerco Fechado.
Inicialmente a guarnição avistou um homem em atitude suspeita, que ao perceber a aproximação da viatura, fugiu para uma área de mata, abandonando um material que estava em sua posse.
Os policiais apreenderam três tijolos de maconha, pesando 1.538 kg, três armas de fogo (duas delas revólveres cal. 38 e uma arma artesanal), munições, uma balança de precisão, rádio comunicador e outros objetos.
Na sequência, outro homem é avistado tentando fugir, sendo este capturado e preso, ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o flagrante.
Portadores de cocaína e crack acabam na DP
A Brigada Militar realizou na noite de terça- feira (08/04) prisão em flagrante por tráfico de drogas e associação criminosa, durante a Operação Cerco Fechado, em Lagoa Vermelha.
A abordagem ocorreu por volta das 19h40min, na BR-470, bairro Monte Belo. A ação teve início após informações de que um veículo Fiat Palio se deslocava para buscar entorpecentes destinados à comercialização em Barracão.
Durante a abordagem foram localizadas 52 gramas de crack e 51 gramas de cocaína escondidas no porta-malas do veículo.
O condutor, com antecedentes por roubo, tráfico e outros delitos, foi preso em flagrante. Um menor de idade, com histórico criminal, também foi apreendido.
Foram recolhidos dois celulares, uma faca, dinheiro, um cartão de crédito em nome de terceiros e o veículo utilizado no transporte da droga.
A ocorrência foi registrada na DPPA, o menor foi entregue a um familiar e o maior foi preso em flagrante.
Apesar de prisões traficância segue intensa em Vacaria
No final da tarde de domingo (06/04), por volta das 17h15min, a Brigada Militar, através do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), prendeu dois homens, de 33 e 25 anos, por tráfico de drogas no bairro Borges, em Vacaria/RS. Durante patrulhamento, as equipes da Força Tática abordaram um veículo GM/Montana, de cor prata, estacionado em frente a uma residência. Com o condutor, foram localizadas quatro porções de cocaína, uma porção de maconha pesando 6,5 gramas, quatro munições calibre .38 e uma nota de 2000 guaranis paraguaios.
O outro homem, que estava em frente à residência, também foi revistado e com ele foram encontradas quatro porções de cocaína, totalizando 32 gramas da droga.
Além dos entorpecentes e munições, foram apreendidos o veículo GM/Montana, dois aparelhos celulares e uma câmera de videomonitoramento.
Diante dos fatos, os dois indivíduos receberam voz de prisão e foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Vacaria, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.
Assassinato dentro de uma colheitadeira
Na noite de sábado (05/04), por volta das 21h40min, um homem de 49 anos foi morto a tiros enquanto trabalhava em uma lavoura no assentamento Dom Orlando Dotti, zona rural do município de Esmeralda. A vítima foi identificada como Euclides Lacourt, natural de Passo Fundo.
A Brigada Militar, através do 10º BPM, foi acionada após relatos de que um homem teria sido baleado enquanto operava uma colheitadeira. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram Euclides já sem vida no interior da máquina agrícola, atingido por disparos de arma de fogo.
A BM isolou a área e acionou os demais órgãos de segurança para a investigação do crime. Conforme o Delegado Regional Carlos Alberto Defaveri, a vítima estava sozinha no momento do ataque e foi localizada pela companheira, que estranhou sua demora para retornar para casa e foi até a lavoura procurá-la.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames de necropsia. A Polícia Civil investiga o caso e ainda não divulgou informações sobre suspeitos ou motivação para o crime. A família de Euclides Lacourt é moradora de Passo Fundo.
PATRAM inicia Programa Patrulheiro Ambiental Mirim em Ibiraiaras
Segunda-feira (07/04) a Brigada Militar, através da PATRAM de Lagoa Vermelha, deu início às atividades do Programa Patrulheiro Ambiental Mirim, na Escola João Dal Piva, em Ibiraiaras.
Esteve presente no início da aula, a secretária de educação do município Ivete Zamarki Luchese, que reafirmou o compromisso assumido pela administração e falou do privilégio que os alunos estão tendo com a realização do programa no município. Também destacou a importância que se deve dar para o Meio Ambiente. Participaram da atividade 40 alunos do 5º ano. A lição desenvolvida tratou sobre o Solo. Os alunos receberam instrução sobre o conceito, para que serve e cuidados que devemos ter com o solo, bem como exemplificaram as ações do seu cotidiano que contribuem para a preservação e correta utilização do solo. O curso ainda terá mais 9 aulas, atividades de campo e formatura.
Homem é morto e outro ferido por disparos de arma de fogo
A ocorrência foi atendida inicialmente pela Brigada Militar no início da noite de sábado (05/04), no bairro São José, em Vacaria. Por volta das 18h50min vários disparos de arma de fogo foram ouvidos em via pública. Ao chegarem no local os policiais encontraram dois homens baleados.
A polícia identificou João Vitor Brasil de Andrade, 22 anos, ferido por um disparo no peito e outro homem ferido com 2 disparos nas pernas. O SAMU foi acionado para atender as vítimas. João Vitor já estava em óbito e o outro homem, de 25 anos, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao hospital Nossa Senhora da Oliveira.
Moradores próximos informaram que os dois homens chegaram no local, desferiram diversos disparos e fugiram em seguida. A Polícia Civil realizou o levantamento fotográfico e iniciou as investigações para identificar os dois suspeitos.