COLUNISTAS
11/04/2025
Lagoa Esporte Clube estreia com vitória na Taça Farroupilha Norte
O Lagoa Esporte Clube iniciou com vitória sua trajetória na Taça Farroupilha Norte 2025. Jogando fora de casa, no Ginásio Maurílio Rodrigues, em Casca, a equipe de Lagoa Vermelha superou o Sercca por 3 a 1 na noite de sexta-feira (4), em partida válida pela segunda rodada da competição. O duelo reeditou a final da edição de 2024, vencida também pelo Lagoa.
Os visitantes mostraram superioridade e definiram o placar com gols de Matheus Negão, Dener e Neytan. O Sercca chegou a reagir com Gilbert, mas não conseguiu impedir a derrota diante de sua torcida. Foi a estreia do Lagoa no torneio, após a conquista da Supertaça Farroupilha, que garantiu confiança extra para a equipe comandada por Lagoa Vermelha.
Com o resultado, o Lagoa começa bem a busca por mais um título regional, enquanto o Sercca segue em busca de recuperação após o revés em casa. As duas equipes seguem firmes na disputa por uma vaga na fase decisiva da competição promovida pela Liga Gaúcha de Futsal.
Jogo contra a AMF, será nesta sexta-feira, 11, em Lagoa Vermelha
A direção do Lagoa Esporte Clube confirmou a modificação da data do seu próximo jogo pela Taça Farroupilha. À exemplo do que aconteceu na semana passada, o jogo em Lagoa Vermelha também será na sexta-feira. Neste dia 11, o time do Lagoa Esporte Clube fará a sua estreia, em casa, em competições oficiais desta temporada.
Será a primeira oportunidade do torcedor ver de perto o time campeão da Supercopa Santo Ângelo e da Supertaça Farroupilha. O jogo, contra a AMF de Marau, pode ser considerado fundamental para a briga pela classificação.
Mesmo sendo apenas a segunda partida do Lagoa Esporte Clube, este já será o terceiro jogo do adversário, que perdeu na estreia e empatou o segundo jogo, em casa. Isto significa dizer que o Lagoa Futsal poderá abrir uma vantagem gigantesca de umas das equipes que estariam naturalmente entre as candidatas à uma das vagas na semifinal.
Ibira Futsal busca empate em Marau, e lidera a competição
O time de Ibiraiaras está construindo uma grande arrancada na Taça Farroupilha deste ano. Por ser uma das equipes de Série B, na disputa da competição, olhar a tabela de classificação e ver a equipe de Ibiraiaras na liderança isolada, mesmo com apenas dois jogos, não deixa de ser surpreendente.
Logo no primeiro jogo da competição, a vitória sobre o Sercca, de Casca, atual vice campeão da competição, já demonstrava que o Ibira Futsal está com uma postura e pensamento de projeto diferente para esta temporada.
Com a equipe praticamente tida reformulada, eu não havia visto o time jogar, ou treinar, até o último final de semana. O jogo do último sábado, em Marau, contra a AMF, foi a primeira vez que pude ver o time de perto.
Depois de um primeiro tempo com o domínio dos donos da casa, o time de Ibiraiaras cresceu muito, no segundo tempo e foi em busca do resultado. Já no último minuto de partida, o Ibira buscou o empate em 4 a 4.
E ainda mais, se manteve contundente, com outras oportunidades de virar o jogo, nos últimos segundos. O Ibira chegou a ter uma bola na trave, no último lance da partida e não saiu de Marau com três pontos por um detalhe muito pequeno.
No final das contas, a AMF escapou de uma derrota, enquanto o time de Ibiraiaras ficou com a sensação de podia, e certamente ainda pode muito mais durante esta competição.
Com a liderança na Taça Farroupilha Norte, o jogo contra a AGE, de Guaporé, também passa a ser muito importante na briga pela classificação. Em caso de vitória, o Ibira Futsal pula para sete pontos, e se mantém na liderança da competição, se candidatando definitivamente à uma das vagas na semifinal.
Muita coisa ainda precisa acontecer até os playoffs. Além disso, vale mais uma vez lembrar que a competição conta com cinco clubes de Série A, e apenas o Ibira e o Tapejara da Série B.
Pensando em um futuro não tão distante, o torcedor já começa a ficar empolgado com o que o time pode apresentar no Gauchão, que tem início previsto para o mês de maio.
Série Ouro da Federação inicia neste final de semana
Entre disputas e divisões no futsal do Rio Grande do Sul, a Federação Gaúcha de Futebol de Salão - FGFS, começa neste final de semana a Série Ouro. Este não é o campeonato que o Lagoa Futsal disputa, já que o time de Lagoa Vermelha segue nas competições organizadas pela Liga Gaúcha de Futsal.
O detalhe da competição é que o certame mantém a presença de ACBF, de Carlos Barbosa, e do Atlântico, de Erechim. A Assoeva, de Venâncio Aires, fechou suas portas e não participa de nenhuma competição neste ano.
Apesar da presença das principais forças do futsal do estado, a Série Ouro não tem o mesmo nível técnico do Gauchão de Futsal, organizado pela LGF. A tendência é de que ACBF ou Atlântico não enfrentem muitas dificuldades para chegar em condições de disputar o título. Mesmo assim, não é uma competição de se “jogar fora”, e alguns clubes da Liga Gaúcha já manifestaram interesse em disputar as competições da Federação.
Neste ano, o Passo Fundo Futsal, que disputa o Brasileirão de Futsal, voltou á disputar as competições das Federação.
A equipe está na Série Prata, junto com o Cerro Largo Futsal, que já demonstrou ter pretensões de disputar alguma competição nacional, e que também disputará as competições da Liga Gaúcha.
Estas disputas e divisões acabam atrasando a evolução do futsal no estado, especialmente na busca por melhores estruturas de quadras e ginásios. A grande maioria das praças esportivas de futsal no estado foram construídas na década de 70 ou 80, nos tempos em que as exigências eram muito diferentes.
Sigo na esperança de que a modalidade possa evoluir significativamente nos próximos anos.