COLUNISTAS
O mundo tonto com o tarifaço do Trump 04/04/2025
Pois, meus amigos, confesso que fiquei também meio tonto sem entender muito bem os efeitos práticos para o mundo e para nós brasileiros, do tarifaço do Trump.
Podem ter certeza que não é uma questão simples para ser definida nem entendida. As implicações sociais e econômicas vão se estender para mais de 150 países que mantêm relações comerciais com os Estados Unidos. Seja importando ou exportando produtos agrícolas, carne, ou industrializados, além de matérias primas, como aço e alumínio.
As nossas relações comerciais, o nosso comércio de troca, compra e venda vem de há muito tempo. E os tarifaços de hoje representam um duro golpe e um desafio nas relações comerciais entre as duas nações. Vi o Congresso Nacional se reunir e se unir num projeto de lei estabelecendo normas para regular o comércio bilateral.
O projeto prevê uma reciprocidade de taxas. Se os Estados Unidos cobrarem 10% de taxa, o Brasil também pode e deve cobrar 10%. As normas entraram em vigor dia 2 de abril, no chamado dia da libertação em favor da indústria norte americana. Só Trump está otimista. O mundo está pessimista e todos acreditam em aumento de inflação e de preços. Tarifas fazem mal e às vezes, muito mal. O Brasil ficou nos 10% para lá e para cá.
Vamos aguardar para ver o que acontece nos Estados Unidos, mais isolado do mundo e com o Brasil que ficou nos 10%. Quem viver verá. Tenho dúvidas e medo do tarifaço.
JATINHO OU TECO TECO? Pois o Rio Grande não é para fracos. Sai de uma entra noutra. Três anos consecutivos de seca, prejuízos vultosos, a maior de todas as enchentes. A capital semi-submersa.
E ASSIM MESMO DE CABEÇA ERGUIDA. O Estado se levantou com auxílio de fora, sim, mas grande parte pelo mérito dos gaúchos, do povo que aqui, mora, que aqui nasceu e se criou, os gaúchos destemidos e teimosos.
OS PELO DURO QUE SE JUNTARAM AOS GRINGOS. E fizeram e fazem o progresso e o desenvolvimento do Estado. O governador, com seus problemas, conseguiu manter acesa a chama do gauchismo e do bairrismo sadio.
COM AS CONTAS EM DIA E INVESTIMENTOS em infraestrutura e estradas para todo o lado o Rio Grande não é mais o mesmo Estado quebrado e pedinte que não tinha dinheiro para pagar nem o funcionalismo.
OS AVANÇOS NAS ESTRADAS, NA SAÚDE E NA INFRAESTRUTURA estão aí para todos verem. Agora a polêmica da compra do avião a jato para o transporte de órgãos doados para transplante e para transporte do governador.
O MOMENTO, TALVEZ NÃO SEJA O MELHOR. Mas que temos que evoluir, com toda a certeza. Os saudosos tempos do “teco-teco” chegando com os governadores ao campo de aviação de Lagoa Vermelha não existem mais, há um bom tempo.
VIVEMOS HOJE A ERA DO JATINHO das comunicações instantâneas, de um planeta globalizado. Se temos condições de comprar o avião financiado e ele vai nos ajudar, façamos isso. Tenho certeza que o governador e a Assembleia encontrarão o melhor caminho.
CAMINHAR PARA TRÁS, SÓ CARANGUEJO. Temos que pensar grande e agir na mesma direção. O RS se levanta e precisa avançar ainda mais na saúde, na educação e na infraestrutura.
SE O AVIÃO VAI NOS AJUDAR, QUE VENHA O AVIÃO. Que venham as pontes, que venham as estradas, que venham os novos portos navegáveis, que venham os trens e assim por diante. Temos que caminhar para frente. Pé por pé... Chegaremos lá!
PRIORIDADES LOCAIS. Aumento da área do Parque de Rodeios, que já está pequeno para a dimensão da festa e a Rua Coberta estão ainda sem uma definição oficial, mas com preferência manifesta para a praça Frei Mateus Dolzan.
O PREFEITO ANALISA E DECIDE. Conforme seu pensamento e as condições analisadas no local, o ginásio de esportes, a praça, os banheiros e a infraestrutura ali indicam que deve ser mesmo na praça Frei Mateus.
AS MENORES IMPLICAÇÕES envolvendo comércio e outras estruturas seria ali mesmo. Então que venha a tão esperada Rua Coberta para receber eventos a qualquer hora e a qualquer tempo.
ESCRITOR LAGOENSE VAI ASSUMIR DIRETORIA DA ACADEMIA DE LETRAS. O escritor lagoense José Antônio de Andrade, membro da Academia Brasileira de Letras RS, esteve na capital do Estado durante a semana passada.
ENTRE AS AUDIÊNCIAS QUE MANTEVE uma foi com o Dr. Milton José Pantaleão, presidente da Academia Brasileira de Letras do Brasil, secção RS. Na ocasião, Dr. Milton Pantaleão fez o convite formal ao escritor lagoense, José Andrade para em maio assumir uma das Diretorias da Academia.
DEVERÁ SER DIRETOR DE EXPANSÃO DA REGIÃO NORDESTE devendo manter contatos com prefeitos, vereadores e lideranças do setor educacional e cultural buscando ampliar as ações da Academia junto às comunidades do interior.
PROMESSA DE APOIO A NOSSA ASSOCIAÇÃO. Foi deixado expresso por parte do presidente da Academia a criação da nossa Associação dos Poetas e Escritores, assim como de todas as iniciativas culturais, incluindo coletânea a ser escrita e Feira do Livro.
RETOMADAS AS OBRAS NO LAJEADO para conclusão do asfaltamento do trecho que falta. Menos de 500 metros, às margens do Lajeado dos Ivo. A prefeita Marizete tem sido incansável nas tratativas junto ao DAER e Secretaria de Transportes, buscando a conclusão da obra.
EMBORA EM MARCHA LENTA as obras foram retomadas e todos esperam que não demore até chegar o inverno para ser concluída. Asfalto Já... Gritam os Quero Quero no Morro da Apolinária.