COLUNISTAS

04/04/2025

NÃO, NÃO FOI
Durante a visita à Lagoa Vermelha do governador do Estado, Eduardo Leite, para inauguração da cobertura da cancha do Parque de Rodeios, afirmamos, ao entrevistá-lo, que se tratava do governador que mais havia investido em Lagoa Vermelha. Cerca de 30 milhões de reais em vários projetos. Um cidadão, que conhece bem a história do município, me advertiu.
- Ademar, não foi Eduardo Leite o governador do Estado que mais investiu em Lagoa Vermelha.
- Quem foi? - perguntei. 
- Governador Euclides Triches. Possuía uma afinidade muito grande com a família Comiran - respondeu. 
 
CONQUISTAS DE PESO
Esse cidadão argumentou.
- Deve ser considerada a importância de Euclides Triches para Lagoa Vermelha já na condição de secretário estadual de Obras. Contemplou Lagoa Vermelha com a instalação da rede de abastecimento d'água. Na condição de deputado federal, viabilizou a implantação e asfaltamento da BR 285, de Vacaria a Lagoa Vermelha.
 
NÃO É SÓ ISSO
Referido cidadão acrescentou ainda mais.
Euclides Triches sempre teve um carinho especial por Lagoa Vermelha. Foi quem implantou a Escola Polivalente no município, foi quem realizou a transformação da então   Escola Técnica Rural em Centro Rural de Ensino Supletivo/Ginásio Agrícola com modernização das instalações, iniciou a reconstrução do atual prédio do Banrisul, iniciou as obras do antigo Posto de Saúde e construiu o prédio da 22ª Delegacia de Educação. Só para citar as mais relevantes. Todas obras de porte e de elevada importância para o conjunto do município.
Agradeci imensamente a esse cidadão. Era algo que desconhecíamos.
 
NA TRAVE
Como é bom quando os leitores nos ajudam. Uma outra pessoa, alertou sobre o propalado financiamento que o município de Lagoa Vermelha buscava, junto à Caixa Federal, para três pontos de alagamentos da cidade (rua Tiradentes, bairro Rodrigues e valão do bairro Medianeira). Eram 4 milhões de reais. Isso no ano passado ainda. Deu na trave. Município não conseguiu viabilizar. Vai em busca de alternativa. 
Há pouco manifestamos, em uma das últimas colunas, estranheza pela demora. Bateu em 6 meses. Agora, o caso está esclarecido.  
 
BOM LUCRO
Uma curiosidade que sempre tivemos. Quanto a Corsan arrecadava em Lagoa Vermelha, antes da privatização? Só agora conseguimos apurar que o lucro da Corsan, em Lagoa Vermelha, era de 1 milhão de reais. Apenas o lucro. 
ENXUGOU
Lagoa Vermelha possuía, no tempo da Corsan, ao redor de 15 funcionários. Com a privatização, sabe quantos restaram? Apenas três. E todos eles, estão de laudo no momento. Os demais, ou se aposentaram ou aderiram ao Programa de Demissão Voluntária.
 
MULTA
Informação repassada pelo vereador Ranyeri Bozza. A Corsan/Aegea já sofreu multa por má prestação de serviço em Lagoa Vermelha. A multa foi aplicada pela Agergs, órgão fiscalizador do Estado do serviço prestado por empresas privatizadas.  
 
É NO FERRO
Primeiramente foi Passo Fundo que anunciou multa de 125 mil reais ao dia pela má prestação de serviço pela Corsan/Aegea no fornecimento de água para a comunidade. Sei lá se multou mesmo. Depois foi Santa Maria, prefeito Rodrigo Decimo, anunciou uma multa de quase R$ 1 milhão à Corsan/Aegea pela falta de água e cobranças abusivas de contas. Na terça-feira, recebi um vídeo em que o prefeito de Vacaria, Andrezinho Rokoski, indignado, informava que estava abastecendo alguns bairros da cidade que ficaram sem água. E que no dia seguinte, iria ingressar com uma ação na Justiça, multando a Corsan/Aegea pelo “péssimo serviço” prestado à população de Vacaria. 
 
APENAS 17
De quarta a sábado da semana passada, prefeito de Lagoa Vermelha, Eloir Morona, esteve participando de um curso de gestão pública em São Paulo. 
- Acho que foi um dos melhores cursos que fiz na minha vida. Foi oferecido pela Fundação Francisco Dornelles. Foram selecionados apenas 17 municípios do país. Havia municípios do Sergipe, de Goiás, Minais Gerais, Santa Catarina, Paraná e do Rio Grande do Sul. A maioria era do Rio Grande do Sul. Muito importantes os módulos desenvolvidos. Foram dadas noções básicas, médias e avançadas de gestão.
 
ESSES SAPOS...
Prefeito Eloir Morona, do alto de seu bom humor.
- Desde que Gustavo Bonotto assumiu como prefeito (8 anos), o Internacional não foi mais campeão. Bonotto é gremista. Eu assumi e o Inter voltou a ser campeão. Estamos desenterrando alguns sapos. Um deles, da avenida Valmor Bonotto (pavimentação). Há mais dois sapos para  desenterrarmos: alagamentos da Tiradentes, valão da Medianeira e bairro Rodrigues e a instalação de um elevador no prédio do Lar do Idoso. 
 
PRAZO PARA SE INSTALAR
Já está correndo prazo de 6 meses para as empresas se instalarem no novo Distrito Industrial. São 23 empresas que se habilitaram junto ao município de Lagoa Vermelha. Algumas já estão se instalando.  Segundo a secretária municipal de Planejamento, Maiara Zaparolli, município acaba de instalar automação da rede de água no local.
 
ANTIGA CORLAC
A empresa PHC Instalações Elétricas foi quem se habilitou para se instalar na antiga área da Corlac de Lagoa Vermelha. A informação foi transmitida pelo secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota. A empresa já solicitou a escritura ao município para poder avançar na questão da instalação.
 
ISSO É BOM!
Dado interessante transmitido pelo secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota. Aumentou em 7,5% a empregabilidade em Lagoa Vermelha em 2024 comparativamente ao ano de 2023. O dado é do governo do Estado.
 
MELHORIA DOS ACESSOS
Administração Municipal de Lagoa Vermelha inaugurou o calçamento realizado no bairro Boa Vista, saída para Pizzamiglio. Segundo prefeito Eloir Morona, a ideia é melhorar os principais acessos à cidade. 
- Esse foi o primeiro acesso a ser inaugurado. O próximo será  da Benjamin Constant na ligação com a BR 285 - afirmou.
Detalhe que chamou atenção: não havia nenhum vereador do PL que faz parte da base aliada do Executivo Municipal.
 
MÁ FÉ
No final do mandato da Administração Municipal de Caseiros, em 2024, foi realizado leilão de máquinas, caminhões e carros. Alegação fora de que não apresentavam as melhores condições. Com essa medida, houve uma precarização do parque de máquinas, caminhões e carros. “Até o carro que seria para a prefeita foi vendido. Hoje ela tem que usar seu carro particular”, informou presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Machado. “Pra mim, houve até mesmo má fé”, afirmou.
 
MISTÉRIO
Questionamos o presidente da Câmara de Vereadores de Caseiros, José Carlos Machado, sobre o furto de um trator da marca Massey Ferguson, modelo 4275. Foi furtado de uma propriedade rural na comunidade do Sagrado Coração de Jesus em Caseiros. Trata-se de um trator da Prefeitura Municipal de Caseiros, que realizava serviços em propriedades rurais. Segundo José Machado, não há nenhuma pista para que se possa desvendar esse caso.

Outras colunas deste Autor