COLUNISTAS
28/03/2025
“LAGOA DO SEU DEMÉTRIO”
Lembram da “Lagoa do seu Demétrio”? Foi assim que se tornou conhecida. Marcou época em Lagoa Vermelha. Um local lindo, acolhedor, gramado ao redor de uma lagoa. Contato direto com a natureza. Escolas realizavam piquenique naquele lugar. Muitos eram os frequentadores: crianças, adolescentes e adultos. E isso ocorria diariamente. Ou para nadar, ou para pescar lambaris (havia muito), ou para desfrutar daquela dádiva da natureza. Todos conheciam como a “Lagoa do seu Demétrio”. Proprietário da área era o historiador Demétrio Dias de Morais. Um lugar histórico de Lagoa Vermelha.
ABANDONO
A “Lagoa do seu Demétrio” viveu o seu auge na década de 60. Pouco a pouco, porém, foi perdendo seu encanto e a sua essência. Principalmente, em função de uma tragédia, onde um jovem morreu afogado numa tarde de domingo. O local - antes praticamente deserto - foi se tornando habitado com a construção de muitas casas. Abandonada, a lagoa foi morrendo aos poucos, se transformando num lodaçal, tomado por um “matagal”. Virou até mesmo num depósito de esgoto e lixo. Deixou de existir, engolida que foi pelo crescimento da cidade e pelo abandono. Muitos, ao passarem por lá, olhavam com uma ponta de nostalgia. Apenas recordações.
REVITALIZAÇÃO
Pois, a “Lagoa do seu Demétrio” está ressurgindo. Eu diria, “ressuscitando”. Está emergindo de um lodaçal, coberto por capoeiras, para uma futura pracinha. Prefeito Eloir Morona entendeu em resgatar aquele local histórico. Decidiu dar vida novamente àquele lugar. Teve início a sua revitalização. Sexta, sábado e domingo passados, máquina e caminhões trabalharam ininterruptamente na limpeza do lugar. A lagoa será restabelecida, adornada por tudo o que uma praça tem. Será um novo cartão postal da cidade. Com certeza, uma das obras que marcará indelevelmente a Administração de Eloir Morona.
DE UMA HORA PARA OUTRA
Por ocasião da visita do deputado federal Covatti Filho ao Hospital São Paulo na sexta-feira passada, questionamos o superintendente da Fundação Araucária, Ademir Perinetto, sobre a construção das instalações da hemodiálise. Informou que está para sair o lançamento do edital.
SURTIU EFEITO
Prefeito de Lagoa Vermelha, Eloir Morona, era um homem feliz na sexta-feira passada quando da visita do deputado federal Covatti Filho. Sorriso de orelha à orelha. Covatti anunciou 1 milhão de reais para Lagoa Vermelha. “É uma ótima notícia. Começamos a colher os resultados de nossa ida à Brasília”, afirmou prefeito Morona. A quase totalidade desses recursos será aplicada na área da saúde. “Nossa prioridade é a saúde”, frisou Morona.
TALENTO PURO
O talento e a arte de Leandro Silveira, nosso artista plástico, extrapolou os limites de Lagoa Vermelha. Construiu a imagem de Nossa Senhora do Caravággio, de Paim Filho. Agora, foi a vez de Santo Expedito do Sul que contratou nosso escultor para realizar a imagem de Santo Expedito. Referido município realiza a tradicional Romaria em honra a Santo Expedito no mês de abril. Reconhecimento ao talento de Leandro.
Em Lagoa Vermelha, Leandro Silveira já havia realizado belíssimos monumentos junto ao pórtico da cidade e no acesso ao Restaurante Fattoria. Verdadeiros cartões postais.
UMA BOA IDEIA
Pelo que chegou ao nosso conhecimento, prefeito Eloir Morona cogita construir um monumento de São Paulo Apóstolo, padroeiro do município. Uma ideia a ser trabalhada.
Algo que defendemos há algum tempo seria a construção de um monumento do fundador de Lagoa Vermelha, José Ferreira Bueno. Quem sabe, no Parque da Lagoa (lagoa que deu origem ao nome do município).
SAPO ENTERRADO
Aquele velho passarinho assoprou que no dia 7 de abril começam as obras de pavimentação da avenida Valmor Bonotto, Área Industrial I. Que os anjos digam amém. Prefeito Morona falou, em entrevista ao repórter, em desenterrar o sapo que existe naquele lugar.
DE VENTO EM POPA
Assim vão as duas agências da Sicredi, de Lagoa Vermelha. Na assembleia geral de prestação de contas aos associados, sexta-feira passada, foi informado que o crescimento no exercício encerrado em 31 de dezembro de 2024 foi de 18,5%. E olha que foi o ano da maior enchente de toda história que castigou o Rio Grande do Sul. O crescimento do número de associados foi de 8,5%. A meta é bater nos 9 mil em 2025.
Merece registro também o grau de satisfação dos associados com relação às agências da Sicredi Ibiraiaras RS/MG do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Chegou a 80,4%.
DESAFORO
É assim que está sendo considerada a atitude de um produtor no interior de Lagoa Vermelha. Município realizou alargamento da estrada. O que fora retirado, o tal produtor jogou novamente na estrada. Já foi notificado pelo município. Não retirando o que jogou na estrada, será multado. Produtor seria de Passo Fundo, mas que tem propriedade no interior de Lagoa Vermelha.
RECAPEAMENTO
Secretário municipal de Obras e Viação, Admilson Ferreira da Silva, informa que está previsto recapeamento asfáltico de algumas vias urbanas de Lagoa Vermelha em que as condições deixam muito a desejar. Citou as ruas Antônio Formigheri Lângaro, Victor de Morais Branco, Adelino Argenta (hoje é paralelepípedo irregular) e a própria avenida Nívio Castellano. Estão no cronograma de obras.
- Estava programado também para a Valêncio Ferreira da Silva e José Ferreira Bueno, onde acabamos fazendo uma operação tapa buraco um pouco diferente para resolver o problema - mencionou Admilson.
MEXIDA NO TABULEIRO
Covatti Filho, que é presidente do PP do Rio Grande do Sul, aproveitou sua estada em Lagoa Vermelha para informar que está sendo arquitetada mudança no tabuleiro das eleições do ano que vem. Silvana Covatti, que é mãe de Covatti Filho, não concorre mais à Assembleia Legislativa. Abre espaço para seu irmão Sandro Francescatto, assessor de Covatti Filho. Silvana fica na espreita de uma candidatura ou a vice- governadora ou até mesmo à governadora pelo PP. O partido alimenta a ideia de candidatura própria ao governo do Estado.
- O senhor, que é um nome forte, não cogita uma candidatura ao governo do Estado? - perguntamos a Covatti Filho.
- Quem tá na chuva é para se molhar. Hoje, a gente está à disposição do partido - respondeu.
COPA RIOGRANDENSE DE FUTEBOL
Secretário do Esporte, do governo do Estado, Juliano Franczak, mais conhecido como Gaúcho da Geral, manifestou, em encontro com o vice-prefeito, Alessandro Muliterno, a intenção de promover a Copa Rio-grandense de Futebol em Lagoa Vermelha. Não foi especificada a categoria. Envolveria equipes de todo o Estado. O evento seria bancado pelo governo do Estado (arbitragem, premiação etc.). Projeto está sendo montado. Lagoa Vermelha poderia participar com duas ou três equipes. Informação do próprio vice-prefeito Alessandro Muliterno.
CONFIDÊNCIA
Foi o que fez Lindomar do Carmo Morais, da Agricultura e Meio Ambiente.
- O que a gente ouve de desaforo! É preciso muito autocontrole para não perder as estribeiras. Não é fácil lidar com o povo.